sexta-feira, 30 de maio de 2014

Destruição e saques na Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 30.05.2014

Saqueado no dia anterior o hipermercado "Metro", próximo ao aeroporto de Donetsk, parece que foi bombardeado. Em toda parte despedaçadas e saqueadas prateleiras, no chão espalhados restos de produtos e garrafas de bebidas alcoólicas quebradas. 
Os terroristas da "República Popular de Donetsk" invadiram e saquearam o hipermercado. Segundo testemunhas, o saque acompanharam muitos moradores locais.


"Naftogaz"pagou ao "Gazprom" 786 milhões de UAH (hryvnia) e está pronto para processar Rússia. 
"Naftogaz" pagou o gás que devia, no valor de 268,5 dólares por mil metros cúbicos, preparando-se assim para a apresentação do pedido de arbitragem de Estocolmo em uma disputa sobre o preço dos fornecimentos.
A próxima rodada de negociações entre Ukraina, FR e UE está prevista para 2 de junho. Yatseniuk, primeiro ministro da Ukraina concluiu, que espera ser a última rodada de negociações, finalizando com assinatura do contrato. Caso contrário, com apresentação do pedido de arbitragem.
Ele concluiu dizendo que Ukraina não vai comprar gás da Rússia pelo preço de quase 500 dólares por mil metros cúbicos.

***

Ukraina avalia os danos pela ocupação da Criméia pela Rússia em centenas de bilhões de dólares e tem a intenção de incluí-los no processo que o país está preparando contra Rússia. O assunto está sendo estudado pelo Ministério de Energia.
"Tudo isso é propriedade ukrainiana - valor da plataforma continental, diversas instalações (telefone, eletricidade...) canal de água", - disse o Ministro da Energia Yurii Prodan.

***

O Comitê de Investigação da FR iniciou processo criminal contra os militares ukrainianos em "utilização de meios e métodos proibidos na guerra". 
A questão criminal é contra pessoas, por enquanto não identificadas, das Forças Armadas da Ukraina, da "Guarda Nacional da Ukraina" e do "Setor Direito", pelo fato de atirar/canhonear as cidades de Sloviansk, Kramatorsk, Donetsk e Mariupol, e outros pontos das proclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk.
Segundo o pensamento da Rússia, o exército ukrainiano tinha o propósito de assassinar cidadãos pacíficos usando armas, artilharia, aviação e veículos blindados.

 "Nós na Rússia não pretendemos nos recusar de um olhar sóbrio para os fatos, incluindo a realidade objetiva da decadência e incapacidade do Estado da Ukraina de proteger os direitos e liberdades dos cidadãos", - declara o Comitê de Instrução.
E, se hoje, não existe no mundo nenhum país, capaz de reconhecer o óbvio, que as ações na Ukraina são criminosas, então o Comitê de Investigação da Rússia pleiteando um processo criminal, assume essa responsabilidade", - diz a declaração. (Rússia não consegue digerir a morte de 34 "voluntários" seus no aeroporto de Donetsk. Muito menos a tentativa ukrainiana de tentar escapar de sua zona de influência. Mas os ukrainianos tem o direito, mais que isto, o dever de proteger seu território, - OK).ssianãoonsegue digerir a Como sabemos, Rússia não cumpriu as condições dos acordos de Genebra e não contribuiu para diminuição do conflito na Ukraina, muito pelo contrário, ela provoca todos os conflitos. 

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário