sexta-feira, 2 de maio de 2014


Agrava-se a situação em Slaviansk

Hoje, 02 de maio de 2014, de madrugada, conforme avisam no Twitter os jornalistas russos, os moradores da cidade acordaram com sirenes alarmantes, que supostamente significam a realização de uma operação especial em Slaviansk.

Além do aviso, ouvem-se explosões e tiros, veem-se helicópteros e veículos blindados. Por enquanto a luta ocorre na periferia da cidade. Os separatistas preparam-se para repelir os ataques no centro da cidade.

Os sinos das igrejas tocam.

Ihor Strelkov
O oficial russo da Agência Central de Inteligência, que atua na Ukraina, no lado dos separatistas  sob o nome de Ihor Strelkov: "A cidade está bloqueada por todos os lados pela infantaria e veículos blindados. Atacar eles tem medo. Vocês veem por si, como eles querem lutar".

De acordo com o líder da "Informação da Resistência" Dmytro Tymchuk os exércitos ukrainianos assumiram o controle da maior parte de Sloviansk.

Avisam sobre um helicóptero derrubado pelos separatistas.

Às: 7h32min o jornalista russo relata que os separatistas ukrainianos trouxeram o piloto abatido. Ele está ferido. 


Terroristas em Slaviansk confiscam carros dos locais para fugir da cidade. Segundo Tymchuk, entre incluídos pelos separatistas à ação terrorista da pequena criminalidade observam-se estados de pânico. "Elementos criminosos "trabalhando" pelo dinheiro, não concordam correr riscos e confrontar as forças ukrainianas pelas "grandes idéias" de Moscou".

ATO (Ação antiterrorista) continua, a cidade está cercada, o movimento é restringido.

Dentro de Slaviansk 9 postos estão sob controle. Os terroristas abriram fogo contra o lado ukrainiano usando armas pesadas, lançaram granadas e MANPADS (sistemas pesados de lançadores múltiplos). Tem  mortos e feridos dos dois lados, avisou em sua página no Facebook o ministro do Interior Arsen Avakov.
"Há uma verdadeira batalha com mercenários profissionais. Os terroristas escondem-se atrás dos moradores pacíficos e prédios de apartamentos". E pediu aos moradores para que sejam cuidadosos próximo as janelas.

"Nós estamos aqui com o Ministro da Defesa e o comandante da Guarda Nacional. Nossas exigências aos terroristas são simples: libertar os reféns, depor as armas e libertar os edifícios administrativos, restabelecer o funcionamento normal da infra-estrutura urbana," - disse Avakov.

Um piloto de helicóptero morreu, outro foi ferido. Também foi ferido um médico.

Em Slaviansk agem especialistas estrangeiros altamente qualificados, e não os civis pacíficos, que de acordo com a liderança russa possuem armas adquiridas em lojas para caçadores, disse o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina).

Em Slaviansk (Província Donetsk) desapareceu o jornalista americano da edição Buzzfeed, Mike Dzhihlio e a tradutora Olena Hlazunova. Ela escreveu aos amigos do SMS: "Fomos levados pelos separatistas. Eu não sei aonde vamos".

Segundo os separatistas eles não detiveram estas pessoas, e também estão procurando por elas.

Os jornalistas da edição "Novidades de Donbass" Oleksii Matsuka avisou que em Donetsk desapareceram as equipes dos canais da TV SkyNews e CBS.

No leste da Ukraina já registraram 18 casos de apreensão e retenção de profissionais da mídia.
Ainda estão com os separatistas o jornalista do "Diálogo Aberto", desde 16 de abril e Artem Deineha capturado em 18 de abril.

"Às 14h15min o Comandante da Guarda Nacional declarou que Slaviansk está praticamente livre dos terroristas. E, durante a operação não houve mortos nem feridos entre a Guarda Nacional.

A sede de operações antiterroristas dirigiu-se ao grupo terrorista que ocupou Slaviansk com o ultimato de entregar todos os reféns da cidade. No caso da não entrega dos reféns, as autoridades da investigação exigirão aos líderes terroristas prazos máximos de prisão, sem quaisquer atenuantes.
Também ofereceram aos militantes ordinários que se entregarem às forças antiterroristas, e entregarem as armas, aos que não cometeram crimes graves garante-se a segurança e intercessão aos órgãos de investigação e procuradoria.

"Guerra" em Odessa

Aproximadamente mil ativistas com bandeiras ukrainianas reuniram-se na Praça da Catedral. Pretendiam participar os fãs de futebol. Não muito distante pequeno grupo da milícia. Eles exclamam:  "Glória a Ukraina - glória aos heróis! Glória a nação - morte aos inimigos! Leste e Oeste juntos".
Assim que a passeata moveu-se em direção à rua Derybasivska (segundo os participantes das ações pró-ukrainianas lá encontram-se os ativistas pró-russos que defendem a federalização da região) lá ouviram-se explosões de granadas e para o lado dos ativistas ukrainianos voaram bombas de fumaça. Depois voaram pedras. Realiza-se ofensiva. Alguns carros estacionados foram danificados.

Fogo no edifício dos Sindicatos em Odessa
Segundo testemunhas, "algumas centenas de marginais com bastões, correntes e outras armas estão indo procurar os "banderivtsi".

Posteriormente soubesse sobre primeiras vítimas: alguns ativistas com cabeças quebradas. Feridos há dos dois lados.
Os ativistas puseram fogo nas barracas dos terroristas.
Os participantes da manifestação pró-Ukraina extraem as pedras da calçada e quebram em pedaços  menores.

Os separatistas constroem barricadas no centro da cidade.

Devido aos ferimentos morreram 4 pessoas e há 15 feridos entre os separatistas e fãs de futebol. E três milicianos feridos.

Segundo os jornalistas morreram 7 pessoas.

Devido aos tiros o prédio dos sindicatos pegou fogo, mas conseguiram apagar. Do prédio os socorristas evacuaram 20 pessoas pelas escadas, mais 4 carregaram.

O governador de Odessa disse que não havia motivos para tais acontecimentos, mas que eles resultaram do acordo de alguns participantes do governo local para impossibilitar as eleições para presidente da Ukraina em 25 de maio. E que os culpados serão responsabilizados.

Segundo a última notícia, em Odessa morreram 31 pessoas no incêndio do prédio dos Sindicatos e 50 pessoas pediram atendimento médico, deles 10 milicianos.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário