segunda-feira, 26 de maio de 2014

Notícias pós-eleições na Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 26.05.2014

O prefeito de Donetsk pediu aos cidadãos para não sair de casa a não ser absolutamente necessário, devido aos combates nas ruas. Especialmente abster-se da viagem ao aeroporto e a estação ferroviária. As crianças não deverão ir à escola, mas em casos indispensáveis haverá professores para atender as crianças que comparecerem.

***

Em Donetsk os terroristas foram avisados que devem entregar as armas e se render às forças ATO (Ação Antiterrorista) até às 13 horas.Eles não atenderam. Seriam aproximadamente 200 pessoas, a maior parte de outros países (É gente que vem lutar a favor da Rússia por dinheiro. Ou pelo país que pagar - OK). Como não se renderam, na hora marcada foram iniciadas as ações contra os terroristas, com auxílio da aviação. Os combatentes que estavam dentro do terminal foram destruídos. Infelizmente morreu o atendente do estacionamento..
Num outro ponto de Donbass a LigaBisnInform avisa que foram destruídos mais de 100 combatentes e mercenários russos. Não tem contagem certa, mas não era uma ofensiva em grande escala. O caminhão em que eles viajavam teria sido virado por piloto ukrainiano.


***

Segundo o ministro do Interior, nesta segunda-feira, ainda houve lutas em Mariupol e Slaviansk. "O inimigo apanhou bem, felizmente não houve mortes entre os nossos - e isso é importante", escreveu ele em sua página no Facebook.

*** 

O lider dos terroristas de Donetsk Ihor Strelkov ordenou fuzilar dois comparsas, Dmytro Slavov e Mykola Lukianov por saques, roubo a mão armada, sequestro, abandono de posições militares.

***

O lider dos separatistas de Luhansk declarou que pode receber o recém eleito presidente da Ukraina se ele vier  como convidado e pedir nossa permissão. A direção da república não reconhece as eleições presidenciais na Ukraina.
Por sua vez o chefe dos terroristas de Donetsk Denis Pushylin declarou que o diálogo com Poroshenko é possível nas questões de troca de reféns e retirada das tropas ukrainianas  da República Popular de Donetsk.

***

Na fronteira com a Rússia registraram 40 veículos de carga (KamAz) com combatentes armados, que se encontram em prontidão para cruzar a fronteira da Ukraina.
Rússia apela para liderança da OSCE e à missão especial de monitoramento desta Organização na Ukraina com um pedido de esclarescimento dos eventos que ocorrem no país (Pobre Rússia, ela não sabe e não tem a mínima idéia quem possa estar causando tantos problemas no país vizinho! - OK)
Também Rússia quer saber o que aconteceu entre os terroristas (que ela paga - OK) e o exército, na segunda-feira, e a que medidas recorreram em prol da diminuição da tensão. Também está preocupada com o fechamento do aeroporto de Donetsk, o que complica a remoção dos corpos de Mironov, cidadão russo e do jornalista italiano Rokelli, que morreram em Slaviansk.

***

Poroshenko, presidente eleito, sobre ATO: "Eu apoio a sua continuação, mas exijo mudança no seu formato. A ação antiterrorista deve ser mais eficaz e realizada em menos tempo. Os combatentes ukrainianos devem ter melhores armas e munição", - disse ele.

***

Agora, que tal conhecer melhor a família do novo presidente?

Poroshenko e esposa


Esposa usando blusa bordada conforme a tradição ukrainiana
Além de bordar e costurar ela também gosta de cozinhar

Tradução: O. Kowaltschuk




Nenhum comentário:

Postar um comentário