domingo, 25 de maio de 2014

Poroshenko vence as eleições na Ukraina
Domingo, 25 de maio de 2014

Segundo as sondagens, Poroshenko vence no primeiro turno. É o que atestam os resultados do consórcio "National Exit Poll - 2014", que inclui o Fundo "Iniciativas Democráticas", Kyiv Instituto Internacional de Sociologia" e "Centro Razumkov". Poroshenko conta com 55,9% de votos. A amostra é representativa para o todo e para as quatro regiões: Oeste, Central, Leste e Sul. Foram aproximadamente 17.000 respondentes (dependendo do número de participantes). A média dos respondentes por seção foi de 45.




Poroshenko agradeceu aos ukrainianos pelo apoio recebido e disse: "Quero agradecer à nação ukrainiana por esta votação recorde. Ukraina nunca teve tão elevada taxa de participação," - disse ele, e prometeu: "O foco dos nossos primeiros passos, e de toda nossa comanda, será a procura de como acabar a guerra, o caos, a desordem e trazer a paz à terra ukrainiana, unida e independente." E, aos ukrainianos do Donbass, que conseguiram depositar seu voto na urna, ele agradeceu especialmente e anunciou que sua primeira visita será ao Donbass.

As eleições transcorreram na mais perfeita ordem, mesmo nas regiões conturbadas não houve grandes distúrbios. A participação na Ukraina foi recorde, como nas ruas e praças em frente aos consulados no exterior, onde se formaram grandes filas. Até em Moscou votaram quase 900 pessoas.

O presidente da Central Eleitoral explicou que em Luhansk as eleições realizaram-se em 2 das 12 circunscrições, e em Donetsk em 7 das 22.

Para Prefeitura de Kyiv, também segundo sondagens, a previsão da vitória é de 57,4% para Vitali Klychko, o ex-boxeador, do Partido UDAR que significa Aliança Democrática Ukrainiana para Reforma.  Segunda colocada, Lesia Orobets - 10,3%.

Os ukrainianos estavam esperançosos que tudo se resolvesse no 1º turno para que a situação começasse a se estabilizar e por medidas de economia.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário