quinta-feira, 29 de maio de 2014


Agrava-se a situação no leste da Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade ukrainiana), 29.05.2014

Segundo assessoria de imprensa, em 29 de maio, por volta das 12h30min próximo Donetsk, na área da realização da ATO (Ação antiterrorista), após a descarga de alimentos no quarto posto, o helicóptero MI-8 da Guarda Nacional da Ukraina sofreu canhoneio e foi atingido. Morreram 14 pessoas - soldados da Guarda Nacional da Ukraina, incluíndo a tripulação e membros das forças especiais do Ministério do Interior da Ukraina. 
Entre os mortos - o chefe administrativo de treinamento militar e especial da Guarda Nacional, major-general Serhii Kulchytskyi.


A Guarda Nacional afirmou que o grupo de militantes que atingiu o helicóptero MI-8, próximo a Sloviansk (região Donetsk), foi destruído pela operação ATO.




***

No aeroporto de Donetsk encontraram armas de procedência russa. Constatado pelos números de série, anos de emissão, modelos específicos. "Não são nossas armas - importadas da Rússia", - disse Arsen Avakov, ministro do Interior da Ukraina.

***

Os participantes da "República Popular de Donetsk" roubaram a ambulância da Administração Estatal Regional.
O carro foi roubado do pátio de auxílio médico, da rua Shorsa em Donetsk.

***

Entre os mortos durante os combates no aeroporto de Donetsk em 26 de maio, já constataram que 33 pessoas eram provenientes da Rússia. "Todos os mortos reconhecidos. Na quinta-feira nós enviamos 33 corpos para os parentes. Nós temos relacionamento com todos os parentes", - disse o lider Oleksandr Borodai, escreve RIA "Novosti".

***

A direção do ATO está pronta para criar um corredor de saída de moradores pacíficos de Sloviansk, avisa o dirigente do centro de imprensa da ATO Vladislav Seleznev. Devido a possíveis ações de hostilidades, provocações, etc., a direção da operação antiterrorista pede a população pacífica que seja muito cautelosa. Para organização da saída pacífica fornecem o número do telefone para contato.

As pessoas em Sloviansk vivem em caves e adegas escondendo-se dos tiroteios.

***
Segundo declarou o vice-comandante do batalhão "Azov" Yaroslav Honchar numa conferência de imprensa em Kyiv, ao território de Donetsk e Luhansk já entraram ilegalmente 4.500 militantes da Rússia. Honchar classificou estes militantes como escória da antiga União Soviética. E que as fronteiras ukrainianas estão desprotegidas.


***

"Batalhão Donbas", segundo Dmytro Riznechko: É uma divisão da Guarda Nacional. Voluntários recém aceitos acomodam-se na base da milícia. Os milicianos, surpreendentemente, mostram-se amigáveis, apesar de que surpreende vê-los diante de si não te arrastando para prisão, mas convidando para jantar.
O contingente de voluntários - meia idade, meio barrigudos - exteriormente nada heróicos. Novamente à batalha reuniu-se o mesmo tipo que compôs o panteão da "Centena Celeste"
(referência aos que lutaram no Maidan e morreram durante aqueles eventos - OK). Há os vovozinhos de barba grisalha, e há os bem jovens. Há os senhores com camisetas "O rei e o bobo", e os cossacos com esplêndidas dragonas de ouro.
Nem todos esperam passar pela comissão de saúde. Comissão de saúde, ausência de antecedentes criminais graves, patriotismo - eis todas as condições para lutar pela liberdade. Conseguir emprego de funcionário do governo é muito mais difícil.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário