quarta-feira, 28 de maio de 2014

As ações terroristas continuam - 28.05.14
Excertos da imprensa ukrainiana

Em Sloviansk os terroristas atiraram na escola e residencias. Há feridos. Eles atiram nos bairros residenciais para desacreditar as forças de segurança ukrainianas atribuindo a elas a violência. Disparam dos morteiros. Na escola Nº 13 destruíram parte do telhado. Por sorte as crianças refugiaram-se no porão. Inclusive o "prefeito" indicado pelos terroristas, está em ação terrorista.

Na terça feira morreram duas pessoas e 8 ficaram feridas.Os moradores estão indignados com os terroristas. Dizem que não vão embora pois não têm para onde ir.

Os médicos avisam que os remédios estão acabando.








***

Nas últimas horas, a operação antiterrorista neutralizou vários postos de tiro dos separatistas em Donetsk. Inclusive com a participação de aeronaves militares.

A partir do meio-dia ouve-se tiroteio do capturado pelos terroristas prédio do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina). E, às 16 horas ouviram-se tiros do lado do aeroporto.

***

SBU deteve em Kharkiv o líder dos militantes de Kramatorsk, Ivan Lysenko. Ele tentava fugir para Rússia. Ele reconheceu que subordinava-se ao cidadão da FR I. Hirkin, (apelido de Strelkov) e ao comandante "Terets" que veio da Criméia.

***

Em Luhansk trava-se batalha por uma unidade militar da Guarda Nacional. Há perdas dos dois lados.
De noite os terroristas dispararam contra postos de controle e áreas residenciais.

***

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a captura pelos terroristas pró-russos, na região de Donetsk, de 4 (quatro) estrangeiros - membros da missão especial da OSCE, declarou numa coletiva o diretor de política de informação do Ministério do Exterior Yevhen Perebyinis. 
(Este é um segundo grupo da OSCE em poder dos terroristas. O primeiro já foi libertado - OK). Fazem parte deste grupo 4 pessoas - cidadãos da Estônia, Suíça, Turquia e Dinamarca.

***

Yatseniuk, primeiro-ministro, acha que é impossível negociar com a Rússia, sem intermediários.
"Com eles, sentar à mesa em dois - obrigatoriamente enganam, e depois dirão que foi mesmo assim, com expressão inteligente e confiável", - acrescentou ele.

Ele também acusou Rússia de roubar da Ukraina 2,2 bilhões de metros cúbicos de gás que Rússia roubou do "Chornomornaftogaz" - no território da Criméia. E isto, não é muito nem pouco, pelo preço do gás russo é 1 (um) bilhão de dólares, - disse Yatseniuk.

Bruxelas - a União Européia propõe a Ukraina, a fim de resolver o conflito do gás com a Rússia, pagar a metade da dívida do gás, determinado pela FR, recusando-se no presente momento da pretensão quanto a indevida apropriação do lado russo de propriedade ukrainiana na Criméia, para garantir o gás para UE e Ukraina nos próximos meses. Sobre isso, no dia de hoje em Bruxelas, declarou o comissário da UE para energia, Günter Oettinger. No entanto o primeiro-ministro da Ukraina Arsenii Yatseniuk declarou que Rússia deve pagar pelo gás que ela roubou do Estado da Ukraina na Criméia, antes de exigir da Ukraina o pagamento da dívida. Os especialistas observam, que a posição de Kyiv é completamente justificada, e a UE se preocupa com a segurança da importação do próprio gás.

***

As autoridades russas vão com urgência resolver a crise na Abkhasia - em 28.05.2014.
A oposição capturou o administração presidencial. 
O presidente da república Oleksandr Ankvab foi forçado a deixar o prédio, concordando com parte das exigências dos capturadores.
A sessão extraordinária do Parlamento da República não se realizou.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário