segunda-feira, 19 de maio de 2014

Os problemas na Ukraina continuam

Vysokyi Zamok Castelo alto) 19.05.2014

Patriotas fanáticos irmanam-se cantando o Hino da Ukraina.


Criméia - território de arbitrariedades


O aniversário da deportação (18.05.1944) dos tártaros da Criméia por Stalin, eles relembram, sob ocupação de suas terras pelas tropas russas.
Motivo da deportação: falsa acusação de cooperação com exército alemão.
Somente em dois dias foram deportados 190 mil tártaros, entre os quais 9 mil representantes da nação tártara, que derramaram seu sangue no Exército Vermelho. Durante a deportação, nos vagões para gado, sem comida por vários dias, e no novo local sem assistência médica, das balas dos capangas de Stalin e devido às condições desumanas da detenção morreram 46% dos migrantes.
No auge da Perestroika de Gorbachev os deportados foram reabilitados e parte deles foi autorizada voltar para suas casas. Hoje uma nova onda de repressão contra eles sobreveio após a anexação russa do território ukrainiano.

O vice-presidente do Majlis, professor de história e de direito do Simferopol International School Nariman Celal fala o que seu avô contava: "Nos trouxeram para barracos semi destruídos e disseram que aí iriamos viver. Quando íamos entrar um uzbeque exclamou: "Esperem, ainda não entrem lá!" Ele trouxe veneno e o jogou para dentro. Nós vimos como começaram sair escorpiões venenosos, serpentes, e outros bichos. Depois o uzbeque disse que podíamos entrar.

Para realização das comemorações de luto do dia 18 de maio, os crimeanos precisaram entrar em acordo com os governantes russos. Um dos itens exigidos pelos russos foi o não uso dos símbolos ukrainianos. Então os crimeanos também não quiseram símbolos russos e ficou estabelecido que somente haveria símbolos tártaro-crimeanos.

Nestes dois meses de domínio russo, os crimeanos já sentem discriminação. Especialmente no trabalho nos órgãos governamentais, xenofobia nas escolas e outras instituições, no transporte e em geral no convívio dos cidadãos. Isto traz revolta. Informamos o governo ukrainiano, russo e organizações internacionais, explicou Nariman Celal.

A UE não reconhece a anexação da Criméia e não deixará os tártaros crimeanos na adversidade, informou Stefan Füle, o Comissário Europeu para o Alargamento da Política Européia da Vizinhança. E com o auxílio do Alto Comissário da OSCE para as Minorias Nacionais Astrid Thors da UE pretende trazer o assunto para a Comunidade Internacional.

Por causa dos terroristas em Kramatorsk e Donetsk serão interrompidos os pagamentos do Orçamento do Estado como pensões e pagamentos a funcionários devido ao nível inadequado de segurança.
O ministro do Interior, Arsen Avakov observou que no dia 18 foi capturada a estação de distribuição de gás, linhas de energia danificadas, violados objetos de infra-estrutura incluíndo
o serviço de transporte ferroviário. Também os correios, agências bancárias, ataques aos carros de transporte de valores. 
Os pagamentos serão acumulados até que haja possibilidade de sua transferência à população.

***

Um soldado ukrainiano morreu e três foram feridos em resultado de tiros de morteiro à posição das forças de segurança no morro de Karachun próximo a Slaviansk, onde está a torre de TV.
Não é a primeira vez que os separatistas de Donetsk usam armas pesadas contra membros da Ação Antiterrorista.


Pessoas com olhos vendados, cercadas por combatentes pró-Rússia. Kramatorsk, 18.05.2014
Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário