quinta-feira, 22 de maio de 2014

Queimaremos lenha mas 480 dólares pelo gás russo não pagaremos.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 21.05.2014
Zinovia Voronovych

Governo ukrainiano vai ao litígio com o "Gazprom" e quer, que UE compre gás na fronteira com a Rússia.


Ukraina não pagará o preço escorchante pelo gás, não concorda pagar antecipadamente e prepara um processo de arbitragem em Estocolmo. Até 3 de junho, quando Rússia pode parar de enviar gás a Ukraina já resta pouco tempo, e nenhum acordo foi conseguido. Ukraina insiste no preço de 285 dólares por mil metros cúbicos, Rússia quer 480. O governo constatou um impasse, então é preciso pensar como passar sem o gás russo. Pelo menos temporariamente.

Arsenii Yatseniuk, primeiro-ministro da Ukraina apelou para liderança da Comissão Européia e aos líderes dos estados-membros da UE a um uso compartilhado do GTS (Sistema de Transporte do Gás) e propôs aos europeus comprar o gás do "Gazprom" na fronteira da Ukraina e Rússia. Então, parece que o governo Ukrainiano está moralmente preparado para interrupção do fornecimento do gás da Rússia.

"Ukraina, como membro da Carta Européia de Energia e da Comunidade da Energia declara oficialmente sua posição sobre a necessidade de conjunta modernização e exploração dos sistema de transporte, incluindo instalações de armazenamento subterrâneo do governo ukrainiano com a inclusão dos investidores da UE e EUA. No entanto, mencionamos que a FR não é parte destes instrumentos internacionais que estabelecem regras claras para garantir a segurança energética do continente europeu. Neste contexto propomos a transferência do ponto de recebimento do gás russo para fronteira ukrainiana-russa e assinatura de novos e correspondentes acordos, o que dará possibilidades às companhias de gás européias utilizar as capacidades das instalações ukrainianas subterrâneas livres, no interesse comum de segurança energética.

Tais ações tem lógica. De acordo com os contratos atuais Ukraina não só deve pagar preços draconianos pelo gás russo, mas ainda pelo mesmo preço comprar gás para armazenamento em instalações subterrâneas para garantir o trânsito de gás ininterrupto no inverno. Isto é, Ukraina é obrigada comprar o gás, que na verdade é necessário ao "Gazprom", para que ele possa cumprir acordos com as companhias européias. Agora Rússia quer, que nós paguemos adiantado por tudo isto. Se Europa comprar gás na fronteira da Rússia, Ukraina abastecerá para transporte apenas o gás já adquirido.

Quanto a chance de vitória no Tribunal de Estocolmo contra "Gazprom", segundo especialistas, são diversas. Segundo V. Omelchenko, os precedentes, quando países através da arbitragem de Estocolmo exigiam mudanças em contratos e preços mais baixos, não falta. Já o diretor do Centro Científico e Técnico de Psicologia Gennady Riabtsev acredita que antes de iniciar litígio, precisa pagar a dívida do gás consumido ate 1 de abril (Então o preço era 285 dólares).

Felizmente a UE já deu a resposta hoje, dia 22 de maio. Ela concorda em comprar o gás na fronteira da Rússia e Ukraina, e não na fronteira ocidental da Ukraina com UE como é hoje.

"Alterar o ponto de abastecimento de gás para Ukraina Oriental de companhias européias - é problema comercial. As próprias companhias devem resolver. Mas nós consideramos que isto pode ser e deve haver a possibilidade para realização desta idéia", - disse S. Berger, porta-voz do Comissário da UE para Energia Günther Oettinger.

Pelo esquema atual "Gazprom" vende o gás às companhias européias na fronteira ocidental da Ukraina e paga a Ukraina as taxas de trânsito. Kyiv insiste que as empresas européias comprem o gás na fronteira oriental da Ukraina e elas mesmas paguem as taxas de trânsito a Ukraina.

O presidente da Comissão Européia José M. Barroso, em uma carta ao presidente russo, no início desta semana sublinhou a disponibilidade da UE fornecer a informação sobre o volume de gás que atravessa a fronteira ocidental da Ukraina e UE, mas insistiu para que Ukraina e Rússia também forneçam a informação do volume do gás que cruza a fronteira russo-ukrainiana e é transportado pelo território ukrainiano.

28 amigos do presidente no secreto clube de caça
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana).25.04.2014
Oleksandr Akumenko, Anna Babinets, Natalia Sedletska

No interior do mais secreto clube de caça.


"Nós sobreviveremos, apesar de estarmos fora da lei" - estas linhas da canção, na execução do cantor russo Slava Medianyk parece que foram de tanto agrado aos membros do clube de caça do presidente, que se tornou hino" não-oficial de uma das organizações públicas mais fechadas.

Clube "Kedr" (Cedro) - é um exclusivo clube de caça do ex-presidente. À sua disposição para divertimento centenas de hectares de mata da reserva natural nas margens do reservatório de Kyiv, próximo da residência do ex-presidente, "Myzhyhiria".

Entre as 28 pessoas registradas, estão as mais ricas e as mais influentes do país. A maioria funcionários do governo. Destacamos os nomes de Leonid Kravchuk e Leonid Kuchma, 1º e 2º presidente da Ukraina. 


"Quando os sócios almoçavam no clube, eles traziam seus cozinheiros", - conta o diretor do "Kedr". No prédio tem uma piscina e uma sauna com mesa de mármore para massagens. 

De acordo com documentos encontrados no "Myzhyhiria" (residência de Yanukovych) o aluguel deste objeto, que seria do "Dim Lisnyka" (Casa do vigia da floresta), uma das muitas empresas associadas com Yanukovych, custava aos caçadores umas 500 - 600 mil hryvnias mensalmente. O orçamento crescia ano a ano. Em 2011 era de 9,6 milhões de hryvnias e já em 2013 chegou a 36,4 milhões.
Os sócios contribuíam com as despesas extras, mas em 2010-2012, segundo "Boletim de Compras Estatais", pelo dinheiro dos pagadores de impostos, foi construído um recinto para animais de 12.500 metros lineares no valor de quase 1,9 milhões de hryvnias e 20,8 quilômetros de estradas florestais, na qualidade correspondente a padrões europeus, no valor de 7,3 milhões de hryvnias. (Nos jornais a queixa com a má qualidade das rodovias e, praticamente, diária - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário