sábado, 3 de maio de 2014


Notícias da Ucrânia - 03.-5.2014
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Cresce o número de mortos em Odessa.

Como resultado da colisão e incêndio na Casa dos Sindicatos em Odessa morreram 46 pessoas, mais de 200 pediram ajuda nas instituições médicas, 20 das quais são da milícia. Oito pessoas morreram devido a queda da Casa dos Sindicatos. Sobre isto informou o procurador de Odessa Ihor Borshuliak. Ele pediu a todos os moradores e visitantes para manter a calma e não sucumbir às provocações. "Atualmente a cidade está sob o controle dos órgãos da lei", - assegurou o promotor.

Segundo Borshuliak, a milícia dará avaliação objetiva dos acontecimentos, e todos os culpados serão punidos de acordo com a lei atual, "até a pena vitalícia".
Já foi aberto o processo penal. Foi criado um grupo interdepartamental para investigar os crimes na composição dos representantes do Ministério da Administração Interna da Ukraina, Procuradoria e SBU (Serviço de Segurança da Ukraina.

"Eles investigam a organização dos motins em massa, destruição intencional de propriedade, assassinato de pessoas, captura de edifícios e atos de vandalismo", - precisou o promotor. Segundo suas palavras as vítimas poderiam ter sido evitadas, se a milícia tivesse exercido suas funções de forma mais eficiente e em tempo hábil.

Por este fato o Ministério Público abriu um processo criminal. Ele pediu aos jornalistas e moradores que foram testemunhas diretas do tumulto, ajudar na investigação com informações disponíveis. 

***

Entre os participantes dos distúrbios e mortos em Odessa há estrangeiros, a campanha foi paga pelas forças separatistas e há suspeitas de envolvimento, nos acontecimentos, de alguns milicianos, declarou numa entrevista em Odessa o vice-primeiro-ministro da Ukraina Vitali Yarema - transmite Interfax -Ukraina. Ele não forneceu maiores detalhes devido ao sigilo das investigações.

***

Nos hospitais de Odessa morreram mais três dos hospitalizados. Um morreu em consequência dos ferimentos a bala, o segundo devido a traumas recebidos na queda do prédio e o terceiro devido a queimaduras. 
O vice-ministro da saúde disse que os médicos não viram tantos feridos e mortos desde a guerra, e que eles trabalharam com coragem e abnegação. Ele também agradeceu às clínicas particulares que ajudaram no transporte de feridos e aos cidadãos comuns que doaram sangue e ajudaram com os medicamentos.

***

SBU e Ministério das Relações do Exterior: os russos estão envolvidos em provocações e distúrbios em Odessa.
"Entre aqueles que organizaram as provocações em Odessa, há pelo menos três cidadãos da Federação Russa, informou o Serviço de Segurança da Ukraina. Os documentos correspondentes foram entregues ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ukraina" - declararam no SBU.

Um dos detidos - cidadão da FR Eugene I. Mefedov, nascido em 1983, em Yoshkar-Ola. Segundo suas palavras, seu pai trabalha no MNC-FR (Receita Federal). Mais dois detidos - cidadão da FR Andrey Krasilnikov, nascido em 1966, residente em Nizhny Novgorod e cidadão da FR Alexander Zolotashko, nascido em 1976. "De suas palavras, o paí é funcionário do Ministério das Forças Internas da FR, que serve na cidade de Harp na Província de Tyemen e mora em Nishny Novgorod", disseram no SBU.

Foto do Serviço de Imprensa do SBU




Por sua vez o Ministro das Relações Exteriores declarou: os órgãos de proteção da Ukraina receberam a confirmação quanto a participação dos cidadãos da FR nas provocações em Odessa em 2 de maio, em consequências das quais dezenas de pessoas morreram, centenas - ficaram feridas.

"Existem todos os motivos para afirmar, que a tragédia foi anteriormente planejada e generosamente paga  pelos serviços de inteligência russos, cujo propósito era provocar uma explosão de violência na Ukraina", - declararam no Ministério das Relações Exteriores.

Os detidos cidadãos russos dão depoimentos.

Convencidos, de que a multilateral e objetiva investigação conduzida por agências de aplicação da lei da Ukraina, dará possibilidades para nomear não apenas os autores diretos da tragédia, mas também os seus encenadores e patrocinadores, como na Ukraina, também na Rússia", - disseram no Ministério do Exterior.

Devido aos tumultos em Odessa, em 2 de maio, foram iniciados 10 processos penais, como parte de suas investigações foram detidas 172 pessoas. Posteriormente parte delas foi dispensada sob obrigação pessoal, 127 detidos como ativos participantes nos distúrbios de massa.

***

Em Kramatorsk libertaram dos separatistas o prédio do SBU, o aeroporto e postos de controle.

Os separatistas puseram fogo nos ônibus. E, de acordo com a mídia local, muitos objetos de Kramatorsk não funcionam: mercados, parques, transporte público.

Anteriormente as forças antiterrorismo libertaram a estação de televisão onde abrigavam-se os terroristas. Lá foram encontrados cartuchos de autômatos Kalashnikov, panfletos de conteúdo separatista, alguns livros de orações editados em Moscou e São Petersburgo, bem como notas manuscritas sobre inclusão de TV russa.
No momento, os canais de TV ukrainiana foram restaurados.

***
"Governador do Povo" de Luhansk declarou guerra a Kyiv.

"Exército do Sudeste" declarou guerra aberta e marcha a Kyiv. A informação foi feita pelos representantes do Estado Maior, neste sábado. Além disso eles querem introduzir o toque de recolher na região de Luhansk, das 23 às 6 horas, e começar a mobilização dos homens. 
Como declarou o presidente dos separatistas de Luhansk Valeri Bolotov, foram anunciadas as preparações para "defesa" de cada localidade, anuncia TV Cidadã. Também os separatistas proibiram as atividades de quaisquer partidos ou organizações cidadãs.

Nós vamos até a última gota de sangue defender a nossa terra dos invasores e assassinos neonazistas. Nosso primeiro objetivo - é Kyiv... Eu digo que nós não vamos permanecer na defesa, e esperar para nos cercarem e queimarem. Em elaboração do Estado Maior ofensiva, isto quer dizer que para Kyiv", declarou Bolotov.

Como é de conhecimento, em 29 de abril, às 14 horas expirou o ultimato do assim chamado "governador do povo" de Luhansk, Valeri Bolotov e dos representantes autorizados pelos cidadãos da província ao poder executivo e legislativo da Ukraina. Entre as exigências do ultimato: interrupção da operação antiterrorista, desarmamento das organizações armadas ilegais, anistia das pessoas que encontram-se no SBU, exigências do idioma russo, etc.

Como declarou o porta voz do Estado Maior do exército do sudeste Oleh Desiatnychenko, se o governo não cumpre seu ultimato, então eles passam à fase ativa de suas ações. E, neste mesmo dia eles tomaram o prédio da Administração de Luhansk, Procuradoria e Câmaras Municipais. 
Em 1º de maio a Procuradoria e Câmeras Municipais foram desbloqueadas.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário