domingo, 4 de maio de 2014

Rússia cria um anel de tensão em torno da Ukraina
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 04.05.2014

Rússia aumenta consideravelmente seu agrupamento militar na Criméia transferindo para cá não só aviões, como unidades militares, informou um especialista militar da Criméia em condições de anonimato.
"Durante todo o dia de sábado o céu sobre Criméia estava escuro de tantos voos. Seguramente, tal transferência não houve desde a ocupação da Criméia pelos alemães em 1941".

Rússia transferiu várias dezenas de caças da família Mig. Obviamente refere-se a novas aeronaves, possivelmente da quarta geração.
Além disso, testemunhas viram no céu alguns bombardeiros Tu-22.

No aeroporto Belbek em Sevastopol foi observado desembarque de não menos uma dezena de transporte militar IL-76 com tropas e equipamentos a bordo.

O especialista não descarta, que o fortalecimento das tropas russas, em acréscimo às capacidades existentes na Criméia da Frota do Mar Negro testemunha a criação em torno do sudeste da Ukraina "anel armado" de tensão, ameaçando as regiões leste e sul da Ukraina.

***

Em Mariupol a noite queimou o prédio do PrivatBank. Ações próximas à Câmara Municipal não houve, mas ouviram-se tiros durante a noite e queimaram pneus. Destroçaram o escritório do Partido "Pátria" (Partido da Yulia Tymoshenko). Queimaram pneus.

De acordo com funcionários das ambulâncias, quatro pessoas foram feridas, mas ferimentos a bala não foram registrados.

***

Os separatistas de Odessa recapturaram os detidos. No museu históriсo-militar hastearam bandeira russa. 
Em Odessa, algumas centenas de pessoas bloquearam a rua da Transfiguração, tentando impedir a milícia de levar ao tribunal os detidos após os motins do dia 2 de maio.

Às 12:00 horas no Tribunal Distrital de Primorski - Odessa devia começar a sessão de julgamento dos detidos. Seus correligionários e familiares exigiam que fossem libertados sem ordem judicial. Reunidos na entrada do prédio substituíram a bandeira ukrainiana pela russa e exclamavam: "Liberdade aos heróis de Odessa", "Soltem as pessoas, assassinos", "Sangrento 2 de maio não perdoaremos", etc.

Em frente ao prédio da Procuradoria exigindo a libertação dos detidos.
A partir das 16:00 horas os ativistas pró-russos começaram a destruir portas e janelas do Ministério do Interior. Irrados,os ativistas gritavam "Odessa é nossa cidade! Fascismo não vai passar! Liberdade aos heróis! Assassinos!"

Às 16 horas e 25 minutos milícia soltou detidos. Foram 30 os libertados mas as pessoas continuavam protestando porque aos dispensados não foram entregues os documentos. Entre os dispensados está o chefe da Organização "Prymorska" do partido "Rodina" (Rússia) Oleh Muzyka.

Continuaram trazendo os detidos, de 6 em 6.

O deputado Serhii Balaban controlava para que todos fossem dispensados.

Enquanto isso, no campo Kulikovo, onde há um museu histórico-militar, reuniram-se milhares de pessoas.

Na entrada da Casa dos Sindicatos alguém colocou uma grande bandeira russa.

Bandeira russa na entrada da Casa dos Sindicatos.
 (E quem confortará os pais, esposas e filhos dos que morreram , defendendo a soberania da Ukraina, pelas mãos desses meliantes, vendidos à Rússia? Os ukrainianos querem , e tem esse direito, de viver em paz na sua terra, livre e soberana!
Os ukrainianos russificados do leste e sul do país que não esperem bonanças da Rússia, porque não virá. E com esse governo ukrainiano fraco, será milagre se os russos não ocuparem o país inteiro. - OK).

O presidente do Ministério do Interior Arsen Avakov culpou o Procurador Geral que teria proibido a evacuação para Kyiv de 10 provocadores, por cuja culpa morreram 46 pessoas e 160 foram feridas. Todos funcionários da administração do Ministério do Interior de Odessa foram afastados. Novo dirigente, Ivan Katerenchuk já foi designado e enviado para Odessa.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário