sexta-feira, 20 de junho de 2014

Poroshenko vai à zona da ATO (Ação Antiterrorista).
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 20.06.2014

O presidente Petro Poroshenko veio ao acampamento Antiterrorista central da Guarda Nacional.
No local também encontram-se o Ministro do Interior Arsen Avakov, O Secretário de Segurança e Defesa Nacional Andrii Parubii e o comandante da Guarda Nacional Stepan Poltorak.
O presidente afirmou que vai assinar o decreto sobre o cessar-fogo temporário. Isto será feito para que os terroristas possam depor as armas, e, aqueles, que não o fizerem, serão destruídos.
Poroshenko também entregou prêmios e equipamento militar (câmeras infra-vermelhas, binóculos) aos combatentes da Guarda Nacional.


Encontro com os fugitivos de Sloviansk






Encontro com os militares

O plano de Poroshenko compõe-se de 15 etapas e prevê garantias de segurança para todas as partes envolvidas na negociação, isenção da responsabilidade criminal daqueles que se renderem e não cometeram crimes graves, libertação de reféns.
Criação de uma zona tampão de 10 quilômetros na fronteira russo-ukrainiana. 
Retirada de grupos armados ilegais, criando um corredor garantido para saída dos mercenários russos e ukrainianos.
Criação no Ministério do Interior sub-unidades para patrulhas conjuntas.
Edifícios administrativos de Donetsk e Luhansk, mantidos ilegalmente, deverão ser libertados.
Restauração das atividades dos governos locais, renovação de transmissão (rádio e TV) nas províncias de Donetsk e Luhansk.
O plano prevê etapas de descentralização do governo (eleições para comitês executivos, proteção do idioma russo, projeto de mudanças da Constituição.
Candidaturas dos dirigentes das Províncias serão coordenadas com representantes de Donbass.
Realização de eleições parlamentares e locais antecipadas.
Programa de empregos na região com renovação da indústria, comércio e infra-estrutura social.

O cessar-fogo começou hoje, 20 de junho, às 22 horas, e vai até às 10 horas do dia 27 de junho.
Mas, se houver ataque por parte dos terroristas, haverá resposta.

***

O Conselho de Segurança e Defesa Nacional não confirma a informação do Ministério da Defesa sobre o retorno da fronteira do Estado sob o controle total das forças ukrainianas.
O Conselho afirma que ainda há "buracos" na fronteira. Se toda a fronteira fosse controlada por nossas tropas, teríamos dado a notícia, realmente seria uma etapa de vitória e passagem ao plano do Presidente. "Por enquanto isto não existe", - acrescentou o porta-voz, - Chepovyi.

Na sexta-feira pela manhã, o orador Parlamentar Oleksandr Turchynov declarou que as forças ATO atingiram o posto de controle Izvareno. Segundo suas palavras, isto é "de fato conclusão" da cobertura da fronteira.

Mais tarde, o ministro da defesa Mykhailo Koval, relator do Conselho, declarou que, de acordo com os dados operacionais, as forças ATO assumiram o controle da fronteira.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário