quinta-feira, 12 de junho de 2014

 Notícias da Ukraina - 12. 06.2014
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

Putin e Poroshenko conversaram pelo telefone.
Informou o secretário de imprensa de Putin, Dmytri Peskov, avisa "Interfax" russo.
Poroshenko falou sobre seu plano para resolver a situação no sudeste da Ukraina.
Os chefes de Estado discutiram o plano para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Poroshenko cumprimentou Putin com o dia da Rússia.
O serviço de imprensa da "Verdade Ukrainiana" confirmou que a "substancial e prolongada conversa de Poroshenko e Putin realizou-se na quinta-feira à tarde.
A assessoria de Poroshenko confirmou que os presidentes discutiram as medidas a serem tomadas para cessar-fogo e resolver a situação de forma pacífica.
O secretário de imprensa do presidente ukrainiano Svyatoslav Tseholko disse que Poroshenko chamou a situação inaceitável, "quando através da fronteira russo-ukrainiana, ao território de nosso país entram tanques".

***

Rússia reconheceu, oficialmente Poroshenko como presidente da Ukraina.
No site do presidente da Rússia apareceu o comunicado oficial sobre a conversa telefônica de Petro Poroshenko e Vladimir Putin.
Pela primeira vez o governo russo nomeou oficialmente Petro Poroshenko como presidente da Ukraina.

***

BTR - Veículo blindado de transporte de pessoal (VBTP, em inglês APC) é utilizado para transporte de tropas, feridos e equipamentos. É mais leve que o carro de combate, possui menos blindagem e armamento, geralmente uma metralhadora de grande calibre. Outras variantes são equipadas com um canhão sem recuo ou um lança granadas-foguete, pesquisa Internet.

***

Arsen Avakov, Ministro do Interior informou sobre APC, tanques e carros blindados que entram na Ukraina, da Rússia, pelos pontos conquistados na fronteira, pelos terroristas.
"Nesta quinta-feira nós vimos três tanques, que, segundo nossos dados, passaram pela fronteira e pela manhã foram a Snizhne. Depois, dois deles foram para Horlivka.
Eles foram atacados por nossas forças armadas. A batalha transcorre", - disse Avakov.
Anteriormente, Dmytro Tymchuk avisou que os terroristas em Snizhne, província Donetsk, dispõem de tanques. Fotos e vídeos confirmaram esta informação.

***

A penetração de equipamento militar russo na Ukraina encobre a aviação russa, avisa o dirigente da "informação oposicionista" Dmytro Tymchuk. "E a cobertura realizam não apenas os guardas de fronteira russos, também as Forças Armadas da Rússia. Constantemente, no espaço aéreo russo, próximo à fronteira, trabalha um avião russo, cuja tarefa é observar a força aérea ukrainiana, que poderá atrapalhar a operação russa no lançamento de mercenários russos no território da Ukraina", - disse Tymchuk.

***

Tiroteio em Torez, e através de Makiivka move-se uma coluna de tanques com bandeiras da FR. A dois tanques que ilegalmente atravessaram a fronteira à noite, juntou-se um KAMAZ (Os caminhões KAMAZ reforçados são usados pelo exército russo - OK) com militantes.
Na cidade, devido ao congestionamento, não há comunicação celular.


***

Em Snizhne os combatentes, levaram a força, 16 crianças para Rússia. 9 conseguiram escapar. Junto estão dois cuidadores ukrainianos.
Um grupo de homens armados sequestrou o ônibus que levava as crianças de férias para Dnipropetrovsk. Mãe-educadora com duas crianças suas e 7 adotivas se recusou, categoricamente, deixar Ukraina, e agora retorna. Outras crianças, ou menores de 18 anos, à força foram levadas. Agora estão no campo de refugiados em Novoshakhtinsk.
Em Kramatorsk os combatentes armados conseguiram prevenir que fossem levadas 30 crianças, muitas das quais - com deficiências graves.


***

Em Kirov, na região de Donetsk, na noite de quarta para quinta-feira, a uma profundidade de 300 metros houve uma explosão de mistura gasosa. Durante a explosão, na mina, encontravam-se 9 mineiros cujo destino ainda é desconhecido.
Anteriormente a explosão na mina em Makiivka matou 7 pessoas, nove estão hospitalizadas.

***

Victoria Nuland, secretária adjunta dos EUA para Europa e Ásia:
"Os líderes da "Big Seven" acham inaceitável o envio de militantes russos para Ukraina e propõem fechar a fronteira russo-ukrainiana".

Resumo e tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário