quarta-feira, 11 de junho de 2014

Comandante do batalhão "Donbass": Agora os separatistas conquistarão tanto, quanto nós permitirmos.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 30.05.2014
Pavel Sheremet, Oksana Kovalenko

Comandante do Batalhão Donbass - Simon Semenchenko
O comandante do batalhão "Donbass" nunca tira balaclava, ao falar com jornalistas. Seu nome é Simon Semenchenko - nome verdadeiro ou apelido, não sabemos. Ele não precisa de fama extra, apesar de que sobre importantes operações do batalhão, no leste da Ukraina, Simon relata em redes sociais.

Presentemente ele está em Kyiv, para formar um novo batalhão da Guarda Nacional. Todos os dias telefonam 100 - 150 pessoas. Voluntários são selecionados, em seguida passam por exames médicos e são enviados para o campo de treinamento das forças internas.

Simon é um homem bem jovem, pai de quatro crianças. Ele nasceu e cresceu em Donbass, nunca se preparou para atividades políticas e, principalmente, nunca imaginou, que com arma em mãos terá que defender a integridade territorial da Ukraina, de russos como ele. Apesar de que o comandante de "Donbass" enfatiza, guerreia não contra os russos, mas contra o fascismo russo, e contra os bandidos, que literalmente rastejam de todas as rachaduras.
 - Por que você, o tempo todo usa máscara, por que não mostra sua verdadeira face?
 - O comandante do batalhão do Ministério do Interior de Luhansk sequestraram, ele está preso no SBU, foi capturado por homens armados. (Agora todos os sequestrados por terroristas levam para lá - VU -Verdade Ukrainiana)
 - O criador do batalhão Yarosh, que não existe até agora, Basil Budyk, está detido no porão "Besa" (Ihor Bezler, um dos comandantes dos terroristas - UV) em Horlivka. Ele deixava-se fotografar com Yarosh, no dia seguinte foi pego.
 - Outros batalhões do Ministério do Interior não conseguiram mesmo nem pelotão, lá ninguém quer ir. Nós, agora, realmente formamos três batalhões - um na base da Guarda Nacional, outro na região de Luhansk - batalhão de defesa territorial vai proteger a fronteira do estado, e terceiro - voluntário. Eu penso que tenho direito ao capricho de andar com máscara. Para isto tenho motivo.
 - Simon - é seu nome verdadeiro ou apelido?
 - Eu não comentarei isto.
 - Onde você nasceu?
 - Eu nasci em Donetsk. E eu sou russo. Antes da guerra eu era pequeno empresário. Ocupava-me com sistemas de segurança, sistema de transmissão de câmeras de vídeo, CCTV , outros. Os negócios depois do Maidan foram perdidos porque durante dois meses eu não me ocupei com eles. Eu participei da criação do Maidan em Donetsk.
 - Você participou do Maidan? (Em seguida, apenas as respostas, o texto é longo -OK).
 - Sim. Nós criávamos Euromaidan em Donetsk. Eu fiquei surpreso porque ninguém pensava em parar de alguma maneira está ilegalidade. Principalmente, porque eramos parte da "autodefesa" da região de Donetsk e víamos, o que acontecia em nossa região e entre os grupos pró-russos.


  - Não há nenhum separatismo real no Donbass. Há o Partido das Regiões local, criminosos, e sim Rússia se juntou na segunda etapa.
 _ Eu vi como a milícia dá passagem, e as pessoas nas manifestações por unidade da Ukraina são mortas, e entendi, que é necessário conduzir operações porque este início começa crescer demasiado.
 - Em nossa região bloquearam a criação do batalhão de defesa territorial. O estado-maior temia dar armas a um exército a já quase estado alienígena e, às autoridades locais isto não era necessário. E, em seguida, as autoridades locais brincaram de separatismo e seguiu-se não controlada reação.

- Então, quando eu vi tudo isto, decidi agir. Fui a Dnipropetrovsk, porque em Donetsk já não conseguiria, aqui já espancavam recrutas. Assim que cheguei, anunciei no Facebook o chamamento, para direto sob as paredes da administração, sem acordo com ninguém. As pessoas começaram vir. Teve início um silencioso diálogo.
 - Donbass compõe-se de 70 - 80% de habitantes de Donetsk.
 - Kolomoiskyi é o Presidente da Administração Regional  de Dnipropetrovsk. Ele nos disponibilizou o antigo acampamento de verão. Com nada mais nos ajudaram. E nós, relações com o governo não desejamos. Nós nos apoiamos mais nas pessoas. Nossa situação financeira melhorou, graças a Deus. Porque as pessoas nos acreditam. E todas as nossas despesas, com exceção do armamento, podemos fechar com doações (Os ukrainianos não medem esforços para financiar os projetos em que acreditam - OK).
  - A propaganda russa nos apresenta como fascistas locais, "braço direito de Yarosh é Simon Semenchenko". Infelizmente as forças patrióticas em muito concordam com a mídia russa. E, o que se relaciona ao governador Taruta, já nos reconheceram. Recentemente ao "governo" de Donetsk no exílio" - agora em Kyiv - prometeram ajudar. Comprarão armas exclusivas , e nos deram um carro velho. Isto é, nos reconheceram, infelizmente, tardiamente, quando sozinhos foram expulsos.
 - O governo perdeu o controle quando veio a participação efetiva dos chechenos e crimeanos "Berkut" e "Alpha" - patifes profissionais. Isto foi logo após o os feriados de maio. Eu conversei com Taruta várias vezes. Pareceu-me que ele acreditava sinceramente que controlaria a situação.
- Enquanto isto, nos campos pioneiros de Donetsk e Luhansk livremente preparavam os combatentes. E agora, eles simplesmente aparecem. Quando em Karlivka, acidentalmente caiamos na emboscada, vimos os chechenos e em grande quantidade. Antes eles se escondiam.
 - Foi o governo local que criou esse separatismo. Eles, desde o início são os criadores do movimento separatista.
 - Criminalidade, Partido das Regiões, industriários e empresários locais, que usavam os prefeitos, aproveitavam recursos humanos, traziam de toda província e criavam público para manifestações, na verdade, foi gerado dentro da província. E a Rússia apoiou...
 - Eu não me relacionei com Akhmetov (Empresário - o maior oligarca ukrainiano - OK), não sei se ajudou. Mas, em seu lugar, eu não permitiria isto. Se permitiu, significa, com certeza, que há algo. Muitos, eu sei com certeza, participaram. Não é preciso ir longe. Quando, recentemente, abriram os escritórios do Partido das Regiões, lá encontraram pacotes com fitas de St. George (símbolo russo).
 - Sobre a manifestação pró-ukrainiana em Donetsk, que tentamos proteger. Milícia deu passagem, deixou entrar grande quantidade de pessoas com cassetetes, machados, correntes, armas. Eles eram várias vezes mais que nós. Fomos simplesmente varridos. Este era todo aquele recurso, que foi coletado especialmente para suprimir a vontade do povo à resistência. Depois as pessoas simplesmente tiveram medo de expressar suas convicções, seus pontos de vista.
 - A última manifestação foi em maio. Acabou com espancamento. Depois dessa ninguém sai. Agora é a chamada insurreição - guerra. Esta é a primeira fase da guerra contra a população e infraestrutura.
 - Isto é, batem nos cérebros da população, criam a imagem do libertador. Assim que uma porcentagem de apoio surja, começa a segunda parte da operação, como agora - introduzem-se diretamente certos exércitos ou combatentes. Na primeira etapa conduziu-se uma guerra de informação com ajuda da estrutura criminal do Partido das Regiões. Por que eu sei? Porque estas quatro regiões, que nós conquistamos... nós as limpamos de tais pessoas. Ninguém morreu Mas alguns permaneceram no porão por algum tempo... e as idéias separatistas acabaram. Mas o apoio à Rússia é de 15 a 20%. Tudo o mais é criação especial da televisão.
 - Minha família é de Donetsk, mas eu a retirei de lá a dois meses atrás.
 - A primeira balaclava eu vesti quatro meses atrás. Se as pessoas sabem prever suas ações, e ações do opositor, fica claro aonde isto vai parar. Além disso, a nossa máquina estatal é decadente, criar resistência ela não pode. Ela precisa ser trocada. Quando nós a trocarmos, nós venceremos. Até lá teremos vários meses de andança, vítimas, sangue, etc. Prognóstico decepcionante, mas real.
 - Eu luto pela Ukraina porque meus avós lutaram por ela na composição do exército soviético. Como cantam os separatistas: seus "avós lutaram". Eu tenho a impressão, que eles lutaram com polícia e com os colaboracionistas. Porque não podem avós heróis produzir netos que torturam, matam, roubam.
 - Eu fui criado no patriotismo soviético. Eu considero, que se você jurou, que até a última gota de sangue vai proteger seu país, então é preciso, de alguma forma responder a isto. Compreendo, que pessoas assim são poucas. Mas, graças a Deus, conseguiu-se um batalhão. Mais da metade são russos. Eu gosto muito da Rússia. Mas aquilo, que agora constrói-se na Rússia, não tem nenhuma relação com o mundo eslavo.É uma mistura do fascismo ortodoxo... tudo errado.
 - Nós temos 20% de russos e bielorrussos, também georgianos. A maioria são pessoas locais ou do Zaporizhia.  É evidente que estas forças não constituem o "mundo russo".
 - Tenho quatro filhos mas não estou pronto para falar sobre eles. É a identificação de características. Ocupar-me apenas com meus filhos, já é tarde. Em segundo lugar, eu não vejo algum perigo terrível pairando sobre eles. O profissionalismo decide tudo. Eu tomei precauções. Eu deixei claro para as pessoas do outro lado, o que acontecerá se algo ruim, Deus nos livre, acontecer com minha família, acontecerá com a família deles. É claro que eu me preocupo.
 - No início minha esposa me reprovava. Agora ela já percebeu aonde vai dar tudo isto. Eu lhe expliquei que a questão não é entre Ukraina e Rússia. A questão que o que acontece é fascismo. Mentiras que jorram dos canais russos da TV, terror que é aproveitado. Além do mais já começaram massacrar as famílias. Constantemente recebo no telefone os registros de pessoas torturadas. Estes sim, isto é terror, depois as próximas ações, muito semelhantes às ações fascistas.
 - Veja, este tópico SMS: "prepare-se, chacinaremos sua família. Morte ao fascismo. "Allah - o maior." Tais pessoas vieram até nós, em nossa casa.
 - Constantemente eu vejo nas redes sociais esses partidários do separatismo. Por exemplo, Gubariev com suástica fascista. No passado ele foi membro da Unidade Nacional Russa.  É realmente fascismo. Não igual ao espanhol, italiano, não o clássico. Mas cinematográfico, que nós apresentam: sufocamento da vontade das pessoas, ataques agressivos às liberdades fundamentais, outros. Eu não quero que tenhamos um país fascista. Eu, particularmente, não gosto da Ukraina agora, mas depois do Maidan eu imagino como ela pode ser. E em prol disto estou pronto lutar.
 - Do ponto de vista militar e do ponto de vista do restabelecimento da ordem. Naturalmente, em Donetsk. É cidade de mais de milhão. Lá pode haver muitas vítimas... Imagine quantos atiradores podem ser plantados em todos aqueles andares. Mas ao nosso exército que sobre planejamento sabe apenas, infelizmente, por boatos, é muito perigoso.


 - Luhansk é uma região depressiva. Lá há muitos usuários de drogas, grande número de suicídios... Agora às pessoas deram a esperança de se tornarem novos Che Guevara, novos prefeitos, presidentes... E eles realmente vão lutar até o fim. Mas preste atenção ao estado de espírito dos moradores locais - os que são pela Ukraina, que são maioria. Eles se alegram, mostrando com os dedos as fotografias dos necrotérios cheios de corpos, "matem mais deles", e do outro lado as mesmas vozes. Então nós caminhamos agora para grandes atrocidades.
 - Já não me assusto. Nós também já ultrapassamos um certo limite psicologicamente. Mas isto não me entusiasma, isto é certo. Eu, absolutamente, não gosto disto. Porque depois da guerra, vai ser muito difícil socializar estas pessoas. E a nós também. Todos nós víamos filmes sobre síndromes dos afegãos, dos vietnamitas. Mesmo se agora suprimir a resistência dos combatentes armados (os moradores locais compõem pequena parte dessas equipes), o conflito se estenderá por diversos meses e até anos. Porque vão se vingar, o filho novamente vai continuar a carreira de seu pai-terrorista.
 - Ou seja, Yanukovych com Putin fizeram um grande mal, eles plantaram nas almas das pessoas tantas sementes de ódio, que arrancá-las ainda levará tempo. No final, nós ganharemos, é claro, mas... 

Devemos compreender, que precisamos vencer, não importam os sacrifícios. A vitória será possível, somente se o estado ukrainiano recriar o exército, a milícia e o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina). E é necessário não parar, é necessário reconstruir o país. Então estas vítimas de alguma forma serão justificadas. Porque sem elas nós vamos apodrecer por muito tempo.
 - Eu acredito na vitória.
 - Ontem em Donetsk aconteceu algo estranho, o "leste" entrou na administração e jogou fora as pessoas que tudo começaram. É a fase seguinte, eles pegam tudo em suas mãos. Posteriormente, metas estratégicas sob controle severo, depois luta pela mobilização de recursos. Eles consideram que a República Popular de Donetsk é muito frouxa. Então, agora, haverá ações muito sérias. Eles são caucasianos. Já estabeleceu-se a operação puramente russa...
 - Eu penso que pode não ser da Rússia, podem ser os naturais da Rússia, alguns clãs, pode-se dizer. Tenho informações. Antes havia entortadura para o lado dos criminosos locais, agora é puramente Rússia.
 - Eles vão declarar o máximo recrutamento, formar unidades do nível da "Guarda Vermelha", exército vermelho" e vão aproveitar tudo como em Daguestão. Vão forçar às mãos da pessoa um autômato e, se ela não o pegar, será fuzilada. Começará o terror segundo esquema completo.
 - Eu não posso avaliar as estruturas de poder ukrainiano. Eu penso que cada um pode avaliar sozinho. Desde que eu mesmo faço parte desta estrutura, não posso avaliá-la (Recentemente foi anunciado que a unidade de Semenchenko passava a fazer parte da Guarda Nacional - Verdade Ukrainiana).
 - Na Ukraina não há Estado, há apenas rede de patriotas e uma rede de patifes. O que é a rede de patriotas? Eis que há um importante funcionário do SBU, do Ministério do Interior, alguns jornalistas, médicos e voluntários. Pessoas nas redes sociais conhecem-se, tentam segurar um ao outro, tentam puxar Ukraina para fora deste pântano, aonde ela cai. E há a rede de patifes, muitos dos quais fingem estar do nosso lado, mas na realidade apenas atrapalham com suas ações.
 - Agora nós realmente nos coordenamos com a rede dos Patriotas. Nós organizamos um batalhão na base da Guarda Nacional. Por isso eu já estou na estrutura estatal.
 - Nossos voluntários permaneceram na região. Eles continuarão lá. Outro batalhão com base de nossa segunda rota na região de Donetsk será criado com base do Ministério da Defesa. Eu fui claro: se vocês vão ocupar-se com burocracia, se vão nos segurar na base, sem possibilidade de ação, nós simplesmente concluiremos o treino e voltaremos para floresta. Eu penso que eles entenderam e ouviram.
 - Os caucasianos estão armados e preparados. Nós simplesmente pegamos os autômatos. Na primeira luta - nós perdemos 5 e 6 feridos, eles perderam 11 e 5 feridos. E nós caímos numa emboscada. Eles tinham 2 BTR, autômatos da série 100, armas pesadas, RPG, lugar de sniper (franco-atirador). Nós tínhamos um rifle para "sniper" e armas de pequeno porte. Nossos mortos de 62, 58 e 36 anos. Aqui o importante não é o profissionalismo. Ele vem. Aqui o importante é a vontade, o quanto a pessoa está disposta para morrer. Como verificou-se nossas pessoas estão prontas. Portanto eu não penso que eles nos superam. No nível de bestialidades - sim. Mas acredite, eles gritam de dor exatamente como aqueles que eles torturam.
 - Donetsk inteira está sob a República Popular de Donetsk, somente conseguimos recuperar o Aeroporto. Concentramos todas as nossas forças e recuperamos.

Tradução: O.Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário