domingo, 29 de junho de 2014

Manifestação no Maidan: esta pode ser a última manifestação pacífica
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana) 29.06.2014

Na quinta manifestação (após Yanukovych), no Maidan reuniram-se alguns milhares de pessoas. Elas apelam ao Presidente Poroshenko para acabar com a trégua.

Manifestação no Maidan
Os ativistas, do palco, leram as exigências e as entregaram à Administração do Presidente. Além de pedir o término da trégua, eles querem a introdução da lei marcial e o fornecimento aos militares  do armamento indispensável para destruição dos terroristas,  e exigências a EUA e países europeus para introdução da 3ª etapa de sanções a Rússia (o que já prometeram, inclusive alguns países já estariam preparando).
Posteriormente acrescentaram mais um pedido - retirar das negociações Viktor Medvedchuk, Nestor Shufrych e outros traidores.
Antes da leitura das exigências os ativistas alertaram que o evento deste domingo pode ser a última manifestação pacífica, porque ele, o presidente deve ouvir o verdadeiro poder - a nação ukrainiana. 
E, que ele tem chances e argumentos diante da UE para mostrar que não é possível continuar com o plano de paz. Caso o presidente não ouvir as exigências do povo, será considerado traidor do país. E por ele aguarda o destino de Yanukovych.
Além disso, o comandante do batalhão "Donbass" Semen Semenchenko contou que os militares ukrainianos estão em terrível situação, porque os recursos direcionados pelo governo para seu apoio, não chegam ao destino

Comandante do Batalhão "Donbass" Semen Semenchenko
"Até agora, o Ministro das Finanças aloca dinheiro destinado a apoiar as empresas que já estão subordinadas aos separatistas. Nas estruturas governamentais há muitos traidores", - disse ele.
Semenchenko disse para não considerar Donbass região problemática e não abandoná-lo. "Donbass é pela Ukraina, embora lá haja pessoas enganadas. Nenhuma Europa nos ajudará. Nós devemos introduzir a ordem sozinhos. Nós podemos parar o agressor..." - concluiu o comandante.
No próximo domingo marcaram nova manifestação e, para terça-feira pediram para vir sob o Parlamento e exigir dos deputados a aprovação da nova lei eleitoral.

Como foi anunciado, dia 27 de junho o presidente Poroshenko decidiu prorrogar a trégua por mais 72 horas (a trégua que os combatentes pró-Rússia não estavam respeitando desde o início).

***

Em Sloviansk, na rua Urytskyi, os terroristas colocaram artilharia, que realiza , o maior bombardeio até agora, durante a tal trégua, nas áreas residenciais da cidade, avisou o chefe da investigação político-militar Dmytro Tymchuk. Segundo seus dados morreram não menos de 9 (nove) civis.

***

Próximo a 300 combatentes do batalhão "Donbass" e 100 do batalhão "Kyiv" vieram à Administração Presidencial para exigir o restabelecimento da fase ATO (ação antiterrorista).


Neste domingo, os militares ukrainianos rechaçaram o mais cruel bombardeio no morro Karachan. Dois militares gravemente feridos.

***

Durante a conversa telefônica dos presidentes da Ukraina, França, Rússia e a chanceler alemã, Putin pediu prorrogar o cessar-fogo (Segundo comentaristas ukrainianos Putin aproveita o cessar- fogo para aumentar os seus combatentes na fronteira, bem como suas armas -OK).

***

Japão e Coréia do Sul condenaram as ações da Rússia na Criméia. Japão proibiu a entrada no país a 23 pessoas ligadas a crise na Ukraina e não reconheceu o referendo da Criméia. E, segundo o Ministério do Exterior Japão prevê a suspensão da redução de vistos e o congelamento do início das negociações da possível assinatura de três acordos de cooperação - investimento, exploração do espaço cósmico e prevenção de atividades militares perigosas.

***

Do leste da Ukraina desde o início da ATO já reassentaram 24 mil pessoas
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 28.06.2004

Desde o início das operações antiterroristas, dos territórios de Donetsk e Luhansk, até 28 de janeiro, a outras regiões da Ukraina, transferiram e reassentaram mais de 24.378 cidadãos da Ukraina, segundo comunicado do Serviço de Emergência do Estado.
Entre os evacuados: 9 mil crianças, 718 deficientes e 1.969 idosos. A maioria das pessoas evacuadas, no momento, foi alojada em Kyiv, região de Kyiv, e nas regiões de Zaporizhia, Kharkiv, Odessa e Dnipropetrovsk.
Além destes, muitos cidadãos deixaram seu domicílio e, temporariamente acomodaram-se em casas de parentes ou amigos, em outros locais ou províncias.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário