sábado, 30 de agosto de 2014

Notícias diversas - 30 de agosto de 2014
Vysokyi Zamok (Castelo Alto)

Foto do dia. Moradores de Mariupol, próximo a cidade, cavam trincheiras para proteger-se do exército russo.


Füle: "Rússia não observa direito internacional. É ultrajante e inconcebível. 


O fato de que, no século 21, um país com status nuclear, dar preferência aos "homens verdes" e não ao direito internacional, é impensável.
 O Comissário Europeu para o Alargamento e Política de Vizinhança, Stefan Füle publicou esta sua opinião em sua página no Twitter.

***
"A União Européia vai aumentar a ajuda a Ukraina  para um bilhão de euros"


Isto declarou o presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Ukraina, em Bruxelas.
Também foram suspensos, temporariamente, os impostos sobre bens ukrainianos a UE, e devido a isto a exportação ukrainiana para UE aumentou em 14%, o que compensa, em parte, as perdas econômicas devido ao conflito com a Rússia!, declarou Barroso.

***
Países da OTAN  criam nova força internacional de reação rápida. Ela consistirá de pelo menos 10 mil pessoas. Os países envolvidos no projeto são: Reino Unido, Dinamarca, Letônia, Estônia, Lituânia, Noruega e Holanda.
O objetivo é criar um exército totalmente funcional, de resposta rápida. Será composto por forças aéreas, marítimas e terrestres. Será gerido por comandantes britânicos.
Os detalhes e atividades das novas forças expedicionárias ainda não são conhecidos mas, muito provavelmente, elas vão ocupar-se com o ensino militar regular na Europa.

***
Rússia levou rublos e passaportes para "FSC".
A Luhansk, da Federação Russa enviaram passaportes da "República Popular de Luhansk" e dinheiro russo. O dinheiro deve ser para pagar os mercenários. Mas, parte do território soberano da Ukraina pode ser incluído no sistema monetário e financeiro de um país estrangeiro.

***
Na Rússia começaram multar por conversa privada, sobre federalização da Sibéria.
O ativista Baranov, durante um cafezinho, convidou dois amigos para participar da marcha pela federalização da Sibéria. O Tribunal Distrital de Novosibirsk qualificou a conversa como transgressão da lei e condenou Baranov ao pagamento de 10.000 rublos.

***
Os militares ukrainianos são retirados do cerco de Ilovaisk.
Graças às negociações realizadas pelo presidente Petro Poroshenko foi alcançado acordo para retirar do cerco os combatentes do batalhão "Donbass" e outros militares que estavam em Ilovaisk. Espera-se que os militares que foram aprisionados, também sejam soltos. O batalhão de voluntários "Donbass" agradece a todos que passaram a noite em claro rezando por eles.

***
Cazaquistão declara que pode sair da União Eurasiana.
(Pertencem a União da Eurásia: Rússia, Cazaquistão e Belarus. Putin fez de tudo para arrastar Ukraina a esta união - OK).

 Cazaquistão tem direito de recusar a União Econômica da Eurásia , se seus interesses são violados, declarou o presidente cazaque Nursultan Nazarbayev, em entrevista ao canal da TV "Khabar", escreve Tengri News.
"Se as regras previstas no contrato não são cumpridas, Cazaquistão tem direito de recusar-se da União Econômica da Eurásia. Eu já falei sobre isso anteriormente, e falo isso de novo", - disse ele.
Nossa independência é o nosso tesouro mais precioso, pelo qual lutaram nossos avós", - destacou o presidente do Cazaquistão.
Em primeiro lugar, nós nunca entregaremos nossa independência e, em segundo lugar, nós faremos todo o possível para protegê-la", - disse Nazarbayev.
Lembramos que o presidente russo Vladimir Putin, no Fórum da Juventude "Selinger" declarou, que Cazaquistão nunca foi um Estado.

***
O Primeiro ministro da Polônia, Donald Tusk foi nomeado o novo presidente do Conselho Europeu.
Tusk disse que representa o país que "profundamente acredita na União Européia e 80% dos poloneses acreditam na União Européia e não estão à procura de uma alternativa". 
Ele também manifestou a convicção de que União Européia "não deve tornar-se menor". "Eu não posso imaginar a UE sem a Grã-Bretanha" - disse Tusk.
O atual ministro das Relações Exteriores da Ukraina observou que a nomeação de Donald Tusk é um verdadeiro desafio para Rússia. Segundo Pavlo Klimkin, nos corredores de Bruxelas chamam  a designação de Tusk "maior sanção contra  Federação Russa".
Pela política externa da UE passa a responder a italiana Federica Magherini.

***
Como resultado do encontro do presidente ukrainiano Petro Poroshenko com Donald Tusk foi acertada a decisão para atribuição de 550 bolsas de estudo polonesas para estudantes de Donbass, 100 ainda neste ano e as demais no próximo.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário