segunda-feira, 1 de setembro de 2014


Grande diferenciação com a Russia
Tyzhden.ua (Semana Ukrainiana), 28.08.2014
Ihor Losiev

A independência da Ukraina não é possível sem a ruptura das pesadas e perigosas relações com a Rússia.

A guerra travada pela Rússia e povo russo contra Ukraina e povo ukrainiano (reconhecido 85% de apoio pelos russos à política agressiva de Putin, de acordo com os dados da objetiva fundação Levada-Centro), força a tirar fundamentais e importantes conclusões sobre a filosofia geral das relações ukrainiano-russas.

Por longo período a propaganda russa da época czarista argumentava, que russos e ukrainianos ("litle russos") - é "uma única nação". No período comunista apareceu a expressão "povos irmãos". Os atuais politólogos de Moscou afirmam que russos e ukrainianos - são como "gêmeos siameses", que absolutamente não podem viver separados uns dos outros. Milhões de ukrainianos no leste do país (e não apenas lá) sinceramente acreditam nesses mitos russos. O pior, é que neles também acredita o topo da liderança política da Ukraina (Um excelente exemplo é o ex-presidente Yanukovych que roubava o seu próprio país junto com Putin.  Parece que se sentia mais seguro em tão excelsa companhia - OK) e isto consubstanciou-se na destruição de toda unidade nacional de defesa militar ("E será que alguém nos ameaça?" - lembremos, como após o ataque russo à Geórgia em 2008 o primeiro-ministro Yulia Tymoshenko declarava, que não via ameaça militar para Ukraina e de bom grado flertava com Vladimir Putin). Aliás, a destruição do exército ukrainiano começou muito antes da usurpação do poder por Viktor Yanukovych.

Minimização de quais contatos com a Rússia pode-se tornar uma questão de sobrevivência do nosso país.

A absoluta maioria dos políticos ukrainianos não viu (ou não quis ver), que objetivamente na Ukraina não houve, não há e no futuro próximo não haverá mais implacável e traiçoeiro inimigo, que a Rússia. Certamente, a partir de agora todos os segmentos da sociedade ukrainiana deveriam tornar-se mais sensatos. Embora por tais - um pouco atrasadas clarividências precisa pagar com muito sangue...

Não se deve ver o motivo de todos os males apenas na pessoa do atual presidente da Federação Russa. Trata-se também de Putin coletivo - o povo russo, em relação ao qual devemos perder as ilusões. Hoje os cidadãos da FR com grande entusiasmo aceitam todos os crimes do regime de Kremlin e absolutamente não estremeceriam, se testemunhassem o extermínio em massa dos ukrainianos. A propaganda oficial rapidamente os convenceria na justeza das ações do Kremlin. Agora é a hora da verdade para a nossa ingenuidade como característica nacional, pelo pouco conhecimento da nossa história, excessiva tolerância e confiança. Diante de nossos olhos, mercenários e militares, oficiais dos serviços especiais da FR, que sistematicamente matam os ukrainianos, demonstram objetivamente, o que valem todos os contos históricos sobre "amizade, fraternidade, berço comum" e assim por diante. Esta propaganda do "cordão umbilical" Putin agora corta com machado enferrujado. Como as fantasias sobre afinidade entre russos e ukrainianos.

Ukrainianos - o que fazer?

O povo ukrainiano, a sociedade ukrainiana deve, finalmente, conscientemente, distinguir a delimitação entre si e completamente outra nação e civilização, absolutamente incompatível com os ukrainianos. No leste - inimigo histórico,  não amigo histórico. É importante, que não apenas os ukrainianos reconheçam e aceitem esse fato óbvio, mas com firmeza demonstrem sua posição para o lado russo. Porque, enquanto os russos consideram, que no Ocidente vive sua própria continuação étnica, cultural e política (os ukrainianos, com seu comportamento, até hoje contribuíram para essa ilusão), eles com armas nas mãos infinitamente desejarão "libertar" Ukraina dos ukrainianos...
Ukraina não é Rússia, Rússia não é Ukraina - esta idéia simples deve ser levada às mentes de ambas as sociedades. E isto deve ser apoiado por toda a política cultural nacional do Estado ukrainiano, particularmente na esfera característico-simbólica, que em 23 anos de independência da Ukraina pouco mudou em comparação com o período soviético. Por exemplo, em toponímica, especialmente no leste e sul, Ukraina até hoje não fala com sua própria voz, deixando intacto o imperial-soviético, o que não permite a realização plena do genuíno ukrainiano. Tal conservadorismo às vezes dá a impressão de conscientemente cultivado e muito prejudicial absurdo. Por exemplo, já depois de eleito para presidência da Ukraina Petro Poroshenko visitou a Academia Nacional de Defesa nomeada... General Ivan Cherniakhovskyi. O que isto significa, quando uma academia militar ukrainiana tem o nome de um chefe militar de Stalin? Que os ukrainianos devem servir fielmente ao Império da Rússia, se não tzarista, à comunista? Ou a mais alguma? Dizem, que Cherniakhovskyi era ukrainiano. Então o quê? O imperial marechal de Campo Kotliarevskyi (não confundir com o autor de "Eneida"), que exaltava os montanheses do Cáucaso, também 
era ukrainiano. E o marechal de Campo Paskevich, que esmagou a revolta húngara de 1848, era ukrainiano. No entanto por algum motivo, se esqueceram do Hetman Sahaidachnyi, Hetman Vyhovskyi, finalmente o Hetman Bohdan Khmelnytskyi, os generais da República Popular Ukrainiana, República Popular Ocidental Ukrainiana e o Exército Insurgente Ukrainiano. E o que hoje devem significar os nomes das unidades militares ukrainianas(!!!), como, por exemplo, Orel-Belgorod, Ordem Lenin? Ordem da Bandeira Vermelha? Ordem de Suvorov e Kotuzov?... Falta apenas "Ordem Bezler", "Ordem Stryelkova-Girquina?... (Os últimos dois são os chefes dos atuais terroristas -OK). De quem é este exército? Será ukrainiano? É difícil acreditar.

O que devem significar os uniformes dos generais e oficiais ukrainianos, os quais apenas um profissional poderá distinguir dos russos e soviéticos? Será que os ukrainianos não podem criar seus próprios, baseando-se na tradição militar ukrainiana? Já chega dessa política "siamesa", que muito negativamente influi na Ukraina.

Momento único

O momento atual é o mais favorável para a delimitação definitiva com o vizinho país estrangeiro, com os complexos imperiais agressivos. Deve surgir uma fronteira verdadeira no leste e norte, mas não apenas em terra, no ar e no mar, mas também nas mentes e almas de nossos cidadãos. Ukraina deve parar de servir como lixeiro da pseudo cultura russa, sua música pop, e posicionar-se como continuação do espaço de negócios russos (os negócios russos são fundamentalmente diferentes dos negócios ocidentais, porque são severamente controlados, e a quem se comportar como um comerciante livre americano, francês ou alemão espera o mesmo destino de Mikhail Khodorkovskyi), Ukraina é obrigada a reconquistar seu espaço informacional nacional (vejam com a FR, com a rapidez de um raio, destruiu  a TV ukrainiana na Criméia, o rádio, jornais e revistas !), deve limpar suas ruas e praças da propaganda monumental imperial-soviética (preste atenção, como a mesma FR, que constantemente diz para não tocar nos monumentos do vovô Lenin na Ukraina, em Sevastopol rapidamente desmontou o monumento a Hetman Sahaidachnyi), 

Sem delimitação com a Rússia, com a nação russa, sua cultura, história e idioma, Ukraina nunca será capaz de desenvolver-se plenamente, existir e respirar. A todos aqueles que até agora duvidavam, a veracidade desta tese convincentemente (infelizmente com muita crueldade) provou o senhor Putin...

De pseudo dependência a real independência

Desde 1991 Ukraina, apesar do estado formalmente independente, mais de 20 anos manteve variados laços com Moscou o que permitia a esta controlar totalmente quase todos os aspectos da vida do recém-formado estado. Relações russo-ukrainianas adquiriram um tal grau de universalidade que questionava a existência do estatuto de independência da Ukraina.

Economia, política, ideologia, cultura, mídia, esporte, turismo, defesa e segurança - praticamente tudo o mais ou menos se fundiu com a metrópole, e isto, constantemente tentava realizar o estado jurídico de acordo com o real, isto é, anunciar sobre a renovação de "Estado único".

O que aconteceu em 2014, forçou reconhecer, que a independência da Ukraina não é possível sem encerrar muitos laços com a Rússia que para nós são fardo pesado e perigoso. Os contatos cerrados do Ministério da Defesa, o Serviço de Segurança, o Ministério do Interior, a inteligência ukrainiana com as estruturas correspondentes da FR (sobretudo no tempo de Yanukovych, embora também anteriormente) levaram ao colapso o bloco do poder da Ukraina e é indispensável construir novamente a partir do zero.

A Rússia atual é fenômeno tão ameaçador social e politicamente, com específica ditadura chequista, com todos os indícios de totalitarismo, que a comunicação com tal comunidade é muito prejudicial para Ukraina. Portanto, a minimização de quaisquer contatos com FR é questão de sobrevivência do nosso país, porquanto o isolamento de um organismo socialmente doente é uma necessidade completamente natural. Isso deve proteger Ukraina da influência deformatória do Kremlin, que cada vez mais se opõe a humanidade civilizada, claramente ignorando suas regras.

O estado atual da Rússia, certamente facilitará aos ukrainianos as consequências morais e psicológicas da grande separação das duas nações e países.

Tradução: O. Kowaltschuk

Em primeiro de setembro começa o ano letivo na Ukraina

Fotos de alunos e professores, que compareceram às aulas da Universidade Ivan Franco, na cidade de Lviv.






Nenhum comentário:

Postar um comentário