quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rússia, até agora não ajustou com a Cruz Vermelha o conteúdo da "ajuda humanitária".
Tyzhden.ua (Semana Ukrainiana), 13.08.2014


Isto foi o que declarou o porta-voz da Cruz Vermelha da Ukraina Viktor Shcherbatyuk. Segundo suas palavras, a Cruz Vermelha. não pode organizar seus movimentos através do território ukrainiano. Rússia ofereceu "Ajuda Humanitária" às regiões assoladas pela guerra separatista. Esta ajuda, segundo noticiam os jornais ukrainianos deveria ter chegado no dia 12. Não chegou nem hoje, dia 13. Ninguém sabe o que é que tem nos 280 caminhões. Rússia diz que são gêneros alimentícios, remédios, equipamentos médicos, sacos de dormir, água e objetos de primeira necessidade. Mas, ela não enviou a relação à Cruz Vermelha, conforme o acordo internacional, nestes casos. 
"Até agora não recebemos a relação. Portanto, ficamos surpresos com a notícia de que Rússia enviou um comboio de ajuda humanitária. Essas mensagens nos deixaram completamente confusos: agora nós mesmos devemos entender o que está acontecendo", - disse o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha André Lorsh.

Esta afirmação já constava nos jornais de ontem. A situação continua a mesma. 
"A condição básica para nossa cooperação com a missão de ajuda humanitária da Rússia é o envio para nós da relação de objetos de ajuda para nossa verificação. Neste caso, a transferência de objetos de auxílio deve realizar-se no ponto oficial na fronteira.

O governo ukrainiano insiste, que não permitirá ao comboio atravessar a fronteira com a Ukraina. As mercadorias devem ser transferidas para os caminhões da Cruz Vermelha. "A Cruz Vermelha não pode organizar o deslocamento da "ajuda humanitária" pelo território ukrainiano segundo o porta-voz da Sociedade Cruz Vermelha da Ukraina Viktor Shcherbatyuk. No entanto, ele não descarta, que os caminhões que trazem a "ajuda humanitária" atravessarão a fronteira e baldearão a carga para um armazém do Serviço de Emergências do Estado da Ukraina na região de Kharkiv.

A Ukraina e o Ocidente têm expressado preocupação de que Rússia, sob o pretexto de "ajuda humanitária" pode enviar suas tropas a Ukraina, onde há confronto armado entre militares e terroristas. Anteriormente Rússia já tentou introduzir na Ukraina uma coluna da "Forças de paz" sob a forma de missões de apoio humanitário.

O presidente Petro Poroshenko, anteriormente disse que Ukraina receberá a ajuda humanitária, mas sem uma escolta militar.

Sob o pretexto de "missões de paz" Rússia "rouba tudo o que está ruím" - diz o especialista.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 13.08.2014 
Bogdana Kostyuk

Kyiv - media russos e ocidentais mostram filmes como as Forças Armadas Russas pintam os blindados em branco e azul - cores das forças de manutenção da paz. Os oficiais e soldados russos contam aos jornalistas, que estão prontos à realização da missão de paz no leste da Ukraina. Enquanto isso, na Ukraina e no Ocidente, políticos, diplomatas e especialistas em segurança enfatizam que os soldados russos não têm nada a ver com as forças de paz. As missões e operações de paz competem apenas ao Conselho de Segurança da ONU. 
A tarefa das forças de paz, de acordo com o direito internacional - prevenção ou liquidação das ameaças à paz e segurança através de ações comuns, se medidas políticas e econômicas se mostram insuficientes.


 As tarefas do Kremlin em relação a Ukraina são absolutamente opostas, dizem os especialistas.

Conselho de Segurança da Rússia - não é o Conselho de Segurança da ONU, então suas declarações e proposições de enviar a Ukraina as chamadas "Forças de Paz" sem o consentimento do Conselho de Segurança da ONU e a concordância do lado ukrainiano, o direito internacional considera como agressão. Sobre isto, repetidamente escreveu a mídia ukrainiana e universal. 
Além disso, é exatamente a FR que causou o conflito armado no leste ukrainiano, o qual os ukrainianos resolvem com suas próprias forças, segundo declarou o vice-chefe da Administração presidencial da Ukraina Valery Chalyi.

"Na Ukraina não há conflito que, em termos de direito internacional, poderia ser considerado como aquele que requer o envolvimento de forças internacionais de paz. Mais que isto - russos. Na verdade, as "forças de paz" russas que se opõem a mercenários russos, no mínimo é estranho", acrescentou Chalyi.

No entanto, especialistas em questões de segurança internacional não vêem nada de estranho na intenção da Rússia em desestabilizar e inflamar o conflito no Donbass, com mãos e armas de seus próprios mercenários e soldados. O ex-ministro das Relações Exteriores da Ukraina Volodymyr Ogryzko disse, que em seu tempo, com o advento das "forças de paz" russas "inflamou" no final do século 20, a península balcânica, e em agosto de 2008 o assim chamado "contingente da paz" russo apoiou os separatistas russos pró Abkhasia e Ossétia do Sul. Desde então, estas terras georgianas estão sob o controle de forças pró-Kremlin

Não menos destrutiva, segundo Ogryzko, foi também a "operação" de paz da Rússia no leste da península dos Balcãs durante a crise de Kosovo.
Isto é simplesmente escárnio sobre o direito internacional! Russos decidem usar um contra-argumento inverídico: vocês - Ocidente - violaram todos os direitos da Sérvia, arrancaram-lhe Kosovo, em desafio ao Conselho de Segurança da ONU. Mas o Conselho de Segurança tal decisão não aprovou. Então nós dizem no Kremlin, arrancaremos tudo, o que nos será necessário. Vocês sabem, isto é a tradição - olho por olho, dente por dente. Aqui não há nenhum direito internacional. Isto é uma manifestação política: "o que está mal deitado, isto eu roubarei, acrescentou o diplomata em conversa com Rádio Svoboda.

 "Pacificação" em russo é agitação de conflitos" - diz o especialista.

Rússia usa a idéia de pacificação para o retorno da Ukraina sob seu controle e influência, considera o publicista e pesquisador Serhii Grabovski. "Os soldados da paz" da Rússia e na antiga União Soviética, e outros territórios (como a ex-Iugoslávia) - é instrumento para divulgação e (ou) restauração da influência geopolítica russa, acredita o especialista.

Rússia com uma mão agita o conflito, como no caso da Abkhasia e Ossétia do Sul e o conflito entre Armênia e Azerbaijão. Na Transnistria até hoje encontra-se o chamado contingente da "manutenção da paz", exército russo. Tudo isto são instrumentos de ampliação, fortalecimento , restauração de influência geopolítica e controle de Kremlin. Lembremos, em todos os conflitos intervieram tropas russas, declarando a sua "missão de paz". E estas "forças de paz" russas, no território georgiano, realmente agiam como ativa força de combate ao lado dos separatistas pró-russos" - disse Grabowski.

Se não fosse a intervenção da "forças" da paz" da Rússia, os separatistas na Abkhasia e na Ossétia do Sul teriam sofrido derrota, e a luta pela chamada "Grande Sérvia, nos Balcãs levaria muito menos vidas.
Inevitavelmente conhecerão derrota os separatistas no Leste da Ukraina, assim que o exército ukrainiano e guardas de fronteira submeterem a seu controle toda a área de fronteira com com a Rússia, disse o especialista.

Batalhão voluntário ukrainiano "Pacificador" contra as "forças de paz" russas.

As forças de paz ukrainianas que trabalhavam nos "pontos quentes" do mundo sob o mandato da ONU, já estão prontas para resistir ao agressor russo - e mercenários, e às chamadas "forças de paz". O batalhão voluntário "Pacificador", subordinado ao Ministério do Interior, participa da operação anti-terrorista. Como disse aos jornalistas Andrii Teteruk, na constituição do batalhão - soldados e oficiais do Ministério do Interior, veteranos de missões de manutenção da Paz na África, Tajiquistão, Balcãs.

Nosso batalhão foi criado por ordem do Ministério de Assuntos Internos da Ukraina em 9 de maio de 2014. Estrutura básica - soldados e oficiais das estruturas de força do Ministério do Interior. Nós não daremos a quaisquer assim chamadas "forças de paz" da Rússia abalar a situação na Ukraina. Nós temos experiência em missões de paz, ações de combate e simplesmente trabalho nas divisões sérias" - disse um combatente.

Os especialistas não excluem, que em um dia mada maravilhoso, os veteranos de missões de paz, russos e ukrainianos, se encontrarão em luta que não terá nada em comum com as operações de manutenção da paz.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário