sábado, 23 de agosto de 2014

Poroshenko parabenizou os ukrainianos com o Dia da Bandeira Nacional
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 23.08.2014

Presidente da Ukraina Petro Poroshenko participou da cerimônia do hasteamento da Bandeira Nacional que se realizou esta manhã.


Caros compatriotas, irmãos e irmãs!
Felicito todos nós, no Dia da Bandeira Nacional!
Parabenizo o jovem Petro Zubar de Artemivsk, na região de Donetsk. O rapaz de 16 anos, mais de um mês escondeu dos invasores o Emblema da Ukraina, que foi abatido por combatentes, do seu local de instalação na Câmara Municipal. Petro, você é um verdadeiro herói!

Pessoalmente, eu quero me dirigir ao menino de 10 anos, de Lviv, Taras Krótko criança sonhava em comprar um tablet. Quem de nós não lembra a força dos desejos infantis? Mas o dinheiro reunido, o menino deu para financiar o exército. Assim, diretamente trouxe com o cofrinho. Disse que ele pode prescindir de um tablet, mas o soldado sem armadura - não. Taras, você é um verdadeiro patriota!

O país, onde crescem crianças, com  Petro Zubar e Taras Krótko - tem um grande futuro. E será único, unido, porque Petro - é de Donbass e Taras - de Halychyna (ou Galícia).

Caros ukrainianos!

Hoje nós honramos nossos santuários nacionais: Bandeira do Estado, Emblema Nacional e o Hino. Azul celeste e ouro, as cores azuis e amarelas já brilharam nos símbolos do Estado dos grandes príncipes de Kyiv e do rei Danilo, nos estandartes do Glorioso Exército do Zaporizhia!

Em 1848, esvoaçando sobre a Prefeitura de Lviv, nossa bandeira tornou-se a precursora do nascimento da nova nação ukrainiana durante a assim chamada Primavera das Nações Europeias.

Em 1914, a exatos cem anos - a primeira manifestação sob a amarelo-azul celeste bandeira realizou-se aqui, em Kyiv.

Com estas cores foram consagradas a Ukraina e a Ukraina Ocidental, repúblicas populares. Ato de unificação e renascimento do atual Estado ukrainiano. Sob esta bandeira iam às batalhas os soldados do Exército Insurgente Ukrainiano. Pelo amor a estas cores o Império (Rússia) enviava os patriotas para trabalhos forçados na Sibéria. Sob nossa bandeira a nação levantou-se para defesa de seus direitos durante a Revolução da Dignidade (Revolução da Dignidade compreende as manifestações na Ukraina, de 21.11.2013 a fevereiro de 2.014 - também chamado Euromaidan - OK).

Prestem atenção. As bandeiras da Ukraina e União Européia - projetadas nas mesmas cores. Este detalhe é eloquente e muito importante! Como a marca da União Européia, a bandeira ukrainiana tornou-se o símbolo da liberdade, espaço que se desenvolve cada vez mais para o Leste. Isto foi claramente demonstrado para nós pelos ousados russos, que não tiveram medo de levantar a bandeira ukrainiana sobre Moscou (Vários cidadãos russos também gravaram um vídeo desejando felicidades aos ukrainianos no Dia da Bandeira. Desculpem mas não traduzi, porque de russo pouco compreendo. Mas, pude entender que falavam com sinceridade, desejando felicidades aos ukrainianos - OK).

Se nós quiséssemos encontrar cores mais pacíficas para nossa bandeira - não conseguiríamos. Nada simboliza mais a paz e a tranquilidade que o azul celestial e um campo amarelo.

"Azul como o mar, como o dia - de ouro -
Do céu e sol nossa bandeira é clara",
Escrevia o grande poeta ukrainiano Oleksandr Oles.

Estas cores da nossa bandeira não são somente pacíficas, mas também fortes.
Elas - são certeza!
Elas - são força!
Elas - são vitória!
Elas são  glória!
Nós - um povo pacífico, mas disposto pagar e pagamos - com suor e sangue - pelo direito de viver sob esta bandeira, sob este céu e entre estes campos.

A bandeira azul-amarela tornou-se símbolo de uma vida tranquila, à qual as forças armadas ukrainianas conduzem Donbass, libertando-o dos terroristas.
A bandeira do Estado novamente esvoaça sobre Sloviansk e Kramatorsk, Lesechansk e Sieverodonetsk, Artemivsk e Kostiantynikvka. Paz esperam torturados pelos militantes os moradores de Donetsk e Luhansk. E eu lhes prometo - obrigatoriamente chegará!

Os símbolos estatais organicamente incluíram-se à vida cotidiana das pessoas. As cores azuis-amarelas tornaram-se temas de orgulho nacional e sinais de moda. Olhem para este comovente movimento. Milhares, centenas de voluntários para arrecadados entre os cidadãos valores, em toda Ukraina pintam de azul-amarelo os muros e as pontes. E, as pontes sobre Dnieper - não são simplesmente estradas. É - personificação da unidade das duas margens da nossa Ukraina.

22 anos, nós gradualmente evoluímos como uma nação política moderna. Difíceis provocações, que caíram sobre nós no último ano, não apenas aceleraram extremamente este processo. Elas conduziram ao seu final lógico. Hoje, como nação nós somos únicos e poderosos, como nunca! O inimigo - forte, cruel, pérfido - temperou e cimentou-nos como ninguém. Aquele que quis nos enfraquecer - ainda mais nos uniu e fortaleceu.

Exatamente no último ano aumentou dramaticamente o número de pessoas, que se consideram patriotas ukrainianos. Alguns pela adesão à União Européia. Alguns pelo sistema unitário do Estado. Alguns pelo idioma ukrainiano - como único ukrainiano. Muitos de nós falam no idioma russo. Mas pensam de forma diferente aqui do que na Rússia.

Comunicando-me com os soldados na área de ATO ou nos hospitais militares, eu vi e ouvi, que mesmo usando o idioma russo gostam da Ukraina não menos do que os falantes do idioma ukrainiano... Quantos, infelizmente, caídos combatentes, suas últimas palavras de amor à Pátria, ou à mãe, esposa ou amada disseram ou sussurraram em russo... Sei, que agora, devido ao idioma, ninguém não nos dividirá nunca.

Fundamentalmente permaneço na posição, que a única língua nacional deve permanecer a ukrainiana, devemos devidamente avaliar a contribuição dos cidadãos falantes da língua russa na defesa de nossa Pátria comum. Nossa nação se fortalece não apenas no sentido do idioma ou etnia, mas na base de vontade comum da maioria dos habitantes da Ukraina. Esta vontade consiste em viver junto num único, democrático estado europeu. Ao passado rapidamente recua a divisão da Ukraina em Leste e Oeste, Centro e Sul. Isto significa que, finalmente e irrevogavelmente resultamos como nação, como povo ukrainiano.

Nós - no limiar de grandes mudanças tectônicas. Assim como nossos soldados erguem a bandeira sobre as cidades e aldeias libertadas, todos nós juntos com trabalho compartilhado devemos erguer nossa bandeira para superar a corrupção, desemprego e pobreza.

Em nossa casa, meus compatriotas, com vocês tudo se acertará.
Tudo ficará bem. Nós - somos fortes e direcionados. E eu me orgulho por ser ukrainiano.
Ukraina - nossa mãe Pátria, é lugar de grandes sonhos e grandiosas questões.
Nós, como nação, somos capazes de esforços extraordinários e grandes vitórias.
E cada um de nós pode e deve contribuir com elas.

Este é o símbolo que pintaram com as cores da bandeira ukrainiana em Moscou, no alto de um prédio.
Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário