segunda-feira, 11 de agosto de 2014


OTAN cessa cooperação com a Rússia
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 07.08.2014

A Organização cessa a cooperação com a Rússia.


Isto foi afirmado pelo secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, durante a reunião de hoje com o presidente do Parlamento Oleksandr Turchenov, segundo o serviço de imprensa do Parlamento.
Segundo suas palavras, a Aliança "cessa a cooperação com a Rússia, fortalece a defesa coletiva para proteger todos os seus membros e decidiu aumentar o nível de apoio e cooperação com a Ukraina".
Além disso, o secretário-geral disse que a OTAN condena as ações da Rússia, que causaram a violação da integridade territorial da Ukraina e a anexação ilegal da Crimeia. 
Rasmussen expressou a esperança, de que a cimeira Ukraina-OTAN, a ser realizada em setembro, dará novos e concretos passos para estabelecer uma cooperação produtiva entre os dois lados. Ele ressaltou que "Ukraina precisa de uma reforma abrangente, particularmente na esfera militar, e o Parlamento deve desempenhar um papel importante.


Gabinete de ministros estimou as perdas da agressão russa
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.08.2014

Ukraina pode perder 7 bilhões de dólares por ano devido a política agressiva da Rússia. Esta é a taxa de pressão e chantagem sobre Ukraina. E, já no primeiro ano de sanções e política agressiva, as perdas podem chegar a 7 bilhões de dólares. Portanto, é necessário que Ukraina se concentre nos mercados europeus, segundo Yatseniuk (1º Ministro). Ele agradeceu ao Banco Mundial, que sem esperar a decisão final do FMI, alocou a Ukraina 500 milhões de dólares.


Gabinete Ministerial apresentou, ao Conselho de Segurança, a lista dos patrocinadores do terrorismo.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 08.08.2004

"O governo ukrainiano inicia sanções contra 172 cidadãos da Rússia e de outros países, inclusive contra pessoas jurídicas. Trata-se de pessoas que financiam o terrorismo, apoiaram a anexação da Crimeia e querem apossar-se da integridade territorial e da independência do Estado ukrainiano.
Também a introdução de sanções a 65 pessoas jurídicas, cuja maioria são cidadãos russos, ou residentes russos, que financiam o terrorismo e estão diretamente relacionados com crimes no território da Ukraina", - disse o chefe do governo.
Ao pedido dos jornalistas para citar alguns nomes desta lista, Yatseniuk (1º Ministro) disse que a relação somente poderá ser publica segundo do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, mas que, na maioria dos países a lista de pessoas sujeitas a sanções não é publicada.


ONU está pronta a dar ajuda humanitária à Ukraina
Vyssokyi Zamok (Castelo Alto, 09.08.2014

ONU está profundamente preocupada com a deterioração da situação humanitária em algumas regiões no leste ukrainiano, declarou o secretário-geral Ban Ki-moon, relata o Centro de Notícias.
"ONU e parceiros humanitários estão prontos para ajudar as autoridades nacionais na satisfação
das necessidades urgentes. A organização ativa o trabalho de preparação para, se for necessário, apoiar os esforços humanitários do governo da Ukraina... No caso de uma maior deterioração da situação humanitária ou se verificar que os esforços nacionais não são suficientes para atender às necessidades.


Aeroporto de Luhansk após dois meses de bombardeio
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 11.08.2014

Os terroristas constantemente bombardeiam o aeroporto com "Grad" (sistema soviético de lançamento de foguetes múltiplos - MLRS) e morteiros.


Na rede divulgaram um vídeo que demonstra o estado do Aeroporto de Luhansk após dois meses de bombardeio.

A UE está pronta para alocar 2,5 milhões de euros em ajuda humanitária para Ukraina
Vysokyi Zamok (Castelo Alto) 11.08.2014

Sobre isto, durante uma conversa telefônica com o presidente da Ukraina Petro Poroshenko, declarou o presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso, avisa o serviço de imprensa do presidente ukrainiano.


De acordo com a informação, as partes analisaram a situação no Donbass, e a iniciativa do presidente quanto a implantação da missão humanitária internacional para Luhansk, sob os auspícios do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Poroshenko anunciou sua disponibilidade à discussão de acordo internacional para regularização da situação no Donbass no formato da Normandia ou de Genebra. Ele expressou o desejo, para que, "a questão ukrainiana" seja introduzida na agenda diária e receba a devida atenção no próximo Conselho Europeu de 30 de agosto.
Barroso apoiou a iniciativa do presidente ukrainiano quanto a missão humanitária e a posição clara de que ela deve ser realizada em conformidade com o direito internacional. Ele informou que UE está disposta a alocar 2,5 milhões de euros para ajuda humanitária para Ukraina. Barroso recomendou a criação de um mecanismo especial de coordenação e deslocamento de migrantes.
Poroshenko e Barroso discutiram o cronograma de execução do Acordo de Associação com UE, a questão da cooperação energética e a retomada das negociações sobre o gás no formato trilateral UE - Ukraina - Rússia.
Poroshenko convidou Barroso para visitar Kyiv. Barroso agradeceu e disse que está considerando a possibilidade de visitar Kyiv para participar da conferência internacional "Estratégia Européia de Yalta" no início de setembro.


Combatentes feridos não receberam tratamento nem produtos russos.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto, 10.08.2014

Os militantes que fugiram da Ukraina para Rússia, queixaram-se que o dinheiro recolhido por voluntários para seu tratamento foi roubado pela Rússia.
No vídeo, colocado na rede, vários combatentes dizem que Rússia não lhes forneceu nem alimentos, nem medicação.


Atualmente eles estão em um dos porões de Rostov-on-Don, onde são obrigados a dormir no chão e fazer seus próprios curativos. Rússia não se manifesta. Autor do vídeo - ferido nazista russo Anton Raevskii, e um dos que aparecem no vídeo admitiu que é membro do Partido Comunista. Ele criticou a direção do partido pela falta de apoio e acusou o topo do partido pela covardia.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário