segunda-feira, 18 de agosto de 2014


TV russa mostra Ukraina às crianças como um país inimigo
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 18.08.2014
Iana Polianska


Mídia russa usa a televisão como plataforma de propaganda. Além de desenhos animados neutros, às crianças exibem filmes como o exército ukrainiano bombardeia Donbass. De acordo com especialistas tal política da mídia é comum nos países totalitários, mas não é típica para Ukraina.
 O canal russo "Sorriso da criança" mostrou a sua pequena platéia um filme de animação, onde o exército ukrainiano supostamente bombardeia Donbass. O desenho animado "Um dia nossa vida mudou" criou o artista-animador Alex Balashov e algumas dezenas de crianças. Eles deixaram Donbass durante a realização do ATO e agora vivem em alojamento temporário "Pioner" na região de Rostov, na Rússia.

O filme começa com desenhos de crianças de vida pacífica, que foi destruída, como afirmam os autores, pelo exército ukrainiano. O filme convence, que foi exatamente Ukraina que bombardeou as cidades e os habitantes pacíficos de Donbass. Na linha de rolagem passa o slogan: "Salvem os moradores de Donbass do exército ukrainiano."

"Com certeza, o piloto viu isto como um jogo de computador, mas nós vimos isso de forma diferente. Nós tivemos que fugir de nossa casa para Rússia", - comenta uma voz infantil dos desenhados bombardeios de cidades pelos aviões.

O programa do canal da TV russa "Sorriso da criança" podem ver todos. São várias possibilidades: via antena parabólica, TV a cabo ou on-line na Internet. Deste modo a retórica anti-ukrainiana espalha-se a todo segmento midiático russo.

Rádio Liberdade tentou entrar em contato com o artista-animador do filme Alex Balashov, para perguntar, porque ele acusa o exército ukrainiano pela destruição de Donbass, mas não menciona no vídeo sobre as ações dos separatistas armados. No entanto, o autor não fez comentários sobre sua visão dos acontecimentos no leste da Ukraina.

Os combatentes pró-Rússia fuzilaram a coluna dos refugiados.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.08.2014

Os combatentes, com morteiros e sistema "Grad" (sistema soviético de lançamento de foguetes múltiplos) bombardearam a coluna de refugiados na região de Luhansk, avisou o dirigente do centro de imprensa "Norte" Anatoly Proshyn.

"Cerca de 9:40h, durante a retirada dos refugiados, dos pontos habitados Khriashchuvate e Novosvitlivka, pelos combatentes pró-russos foi causado um grande incêndio sobre esta coluna, com morteiros e lançadores de foguetes "Grad" - disse Proshyn.

Relatam sobre inúmeras vítimas do bombardeio: "As pessoas queimavam diretamente dentro dos veículos, nos quais nós as retirávamos. Eles, simplesmente, não conseguiram sair dos veículos. Este comboio de refugiados retirava o nosso comando, para que as pessoas não fossem afetadas, porque naquelas cidades realizavam-se intensos combates" - disse Proshyn.

Segundo Andrii Lesenko os carros usavam bandeiras brancas e outros sinais necessários aos fugitivos. A informação sobre a saída dos fugitivos foi espalhada entre os moradores locais, então não pode ter havido engano.

Morreram dezenas de pessoas, inclusive crianças.

OTAN:" Se Rússia ultrapassar a fronteira da Ukraina, nós responderemos".
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 18.08.2014


O comandante das forças da OTAN na Europa, o general Philip Bridlav declarou que a Aliança está pronta a prestar assistência militar para Ukraina.
O comandante das forças da OTAN, disse em entrevista ao jornal alemão Die Welt, que a Aliança está pronta a prestar assistência militar à Ukraina se as tropas russas ultrapassarem a fronteira, informa BBC.

"Importante - os países da OTAN estão prontos aos chamados "homens verdes". Se as tropas estrangeiras entram no território do Estado, e nos podemos considerar estas ações como comportamento do agressor - isto é artigo número cinco: resposta militar para as ações do agressor." - disse o militar.

Nos últimos dias, o governo ukrainiano e os governos ocidentais expressavam temores, que a missão de entrega da ajuda humanitária da Rússia pode ser disfarce para a transferência aos separatistas, de cargas militares ou pretexto para a implantação, em grande escala, das tropas russas na Ukraina.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário