terça-feira, 5 de agosto de 2014

Putin está assustado, com ações contra Ukraina ele acordou o separatismo na Sibéria
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 04.08.2014
Basil Zilhalov


Já mais de 17 meios de comunicação russos receberam advertência de "Roskomnahlyad" em relação às publicações de uma entrevista do artista de Novosibirsk Artem Loskutova sobre a preparação da chamada "Marcha pela federalização da Sibéria", declaração para realização em 17 de agosto foi dada pelos organizadores da ação à administração da cidade de Novosibirsk. No dia anterior o portal online Slon.ru. excluiu esta entrevista devido a exigência da Procuradoria Geral. "Roskomnahlyad" considera, que a publicação em alguns meios de comunicação russos, entre os quais, "Polyt.ru, Regnum, "Nova Região", "Rosbalt", contém chamamento para atividades ilegais.

O grupo da organização da "Marcha pela federalização da Sibéria" foi bloqueado na rede social "VKontakte", e as publicações, que sobre isso escreviam, deram a entender em Moscou, que continuar com isso não pode.
Embora na Internet já apareceram muitos materiais sobre a possibilidade desta ação. Em particular, Vadim Tyumentsev, um dos ativistas de Tyumen, explica em sua declaração no YouTube porque ele pretende participar da "Marcha pela federalização da Sibéria", planejada em Novosibirsk para 17 de agosto.

Recurso on-line russo "Independente News Bureau" distribuiu uma cópia da ordem do "RosIinternet sobre "Siberian March", que de acordo com "Roskomnahlyad" é "chamada pública para mudança do sistema de ordem Constitucional e violação da integridade territorial da FR". Isto foi confirmado pelo escritório de representação de Vadim Ampelonskyy em entrevista ao "Komersant".

Notificação do Gabinete do Procurador Geral recebeu o portal "Slon.ru". A entrevista com o ativista Artem Loskutova foi removida. Na entrevista Artem disse que os organizadores da Marcha agem de acordo com a lei e, em seu desejo de uma maior independência de Moscou, não vê sinais de separatismo.

O conhecido analista e especialista Andrew Piontkovskii disse à Rádio Liberdade, que em  Moscou
realmente levaram um grande susto com a propaganda da Marcha.
Andrew Piontkovskii acredita que a proibição de tais ações por Moscou demonstra que Putin com incitação de separatismo na Ukraina sozinho "deu um tiro no próprio pé".

Agora está claro que a ação não será permitida.

Venedyktov, jornalista russo, no programa "Eco de Moscou" critica fortemente as autoridades russas de que elas agiram estupidamente com a idéia de federalismo na Ukraina, que assim despertaram os mesmos sentimentos da Rússia... Por que pode haver separatismo em Donetsk, e se isto é bom, por que não pode haver na Rússia, na Sibéria?  A nós sempre disseram que o separatismo - é ruim. Quando houve separatismo na Chechênia, onde nós matamos milhares de pessoas por isso. E, na Sibéria sabem, qual é agora o slogan mais popular? - chega de alimentar Moscou!"

O político oposicionista russo declarou recentemente, que "Kremlin luta freneticamente com separatismo crescente" e considera que a reação russa é relacionada com acontecimentos na Ukraina.


SBU (Serviço de Segurança da Ukraina): "Rússia forja imagens de satélite do local do acidente do Boeing".
Vysokyi Zamok (Castelo Alto, 30 de julho de 2014.

A contra-espionagem do Serviço de Segurança declarou sobre fraude nas imagens de satélite pelos russos do local da queda do Boeing-777 em Donbass.



Isto foi dito na quarta-feira pelo chefe da contra-espionagem Vitaly Naida.
Para comparação, ele forneceu imagens de satélite, dos serviços especiais ukrainianos, e imagens falsificadas russas dadas à Comissão Internacional como prova de suposto bombardeio do avião pelos ukrainianos.

Nas fotos originais, de 16 de julho, no local da disposição do sistema do complexo antiaéreo "Buk" avista-se campo arado (sulcado).

A realidade em 16 de junho. Foto: SBU
Na falsificação russa de 17 de julho, o campo foi arado.

Foto falsificada da Agência de Inteligência do Estado Maior - Rússia
Além disso, de acordo com Naida, o mesmo com o reflorestamento, mostrado nas fotos russas, que realmente cortaram duas semanas antes das fotos.

"Os serviços de segurança russos quatro dias falsificavam evidências de satélites espiões. Em quatro dias a faixa florestal, ou de transição entre estepe e floresta e a clareira não apareceu", - disse Naida.

Os serviços de segurança russos usando fotomontagem e retoques falsificaram imagens de satélite do lugar da catástrofe, para desviar a atenção mundial das causas reais da queda do Boeing.

***

O governo ukrainiano, pela segunda vez, aumentou os impostos sobre os mais rentáveis negócios dos oligarcas, e reduziu os salários dos altos funcionários. O Parlamento apoiou.

Tradução O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário