terça-feira, 26 de agosto de 2014

Coletânea de notícias da Ukraina - 26.08.2014

Pentágono: Rússia introduziu tanques e "Buk" na Ukraina.
O governo russo continua introduzir no Donbass grande número de armas pesadas e a fazer fogo nas posições dos militares ukrainianos, segundo o porta-voz do Ministério da Defesa dos EUA Stephen Warren. "Eu posso confirmar, que lá havia muitas colunas russas com equipamentos pesados, incluindo tanques, lançadores de foguetes, sistemas de defesa aérea, e outras armas pesadas, incluindo complexos antiaéreos "Buk".
Ele não conseguiu precisar o número de veículos que atravessaram a fronteira mas, na maior coluna fixada pelo lado americano, havia mais de 100 unidades, incluindo tanques. Isto foi a cerca de duas semanas. Além disso, Rússia bombardeava o território ukrainiano com os sistemas de artilharia e mísseis.
"Estes fatos confirmam que Rússia executa ações completamente diferentes do que diz e isto é motivo de grande preocupação", -constatou  o secretário de imprensa do Pentágono.

***
Os helicópteros de combate russos Mi-24 bombardearam os guarda-fronteiras ukrainianos. Morreram 4 guardas e foram feridos três. A travessia da fronteira os russos não conseguiram.
(Todos os dias morrem soldados ukrainianos. Muitos são feridos).

***
Gubarev, um dos líderes da chamada "DNR" (República Popular de Donetsk) parece ter fugido para Rússia. Segundo a edição russa "Snob", ele viajou para Donetsk, se volta, lá ninguém sabe.
Anteriormente foram para Rússia o "primeiro-ministro" da "DNR" Alexander Boroday e seu "ministro da defesa" Ihor Hyrkyn.

***
Pivdenmash  apresentou ultimato a Rússia.
Pivdenmash deu a Rússia 5 dias para retirar seu exército. Caso contrário ela não terá defesa militar.
Se Rússia não retirar seus mercenários e não libertar todas as cidades durante 5 dias, então todas as informações relativas a defesa nuclear da Rússia serão dadas a OTAN e aos EUA, juntamente com todos os códigos e frequências para rastrear mísseis!
Se Rússia não está em curso, então lembramos, que somente graças a Ukraina, Rússia tem proteção nuclear, 85% da qual Ukraina pode bloquear!!!

(Pivdenmash é uma fábrica, produtora de máquinas. Empresa líder ukrainiana para a produção de foguetes e tecnologia espacial e de tecnologia de defesa, científica e econômica, na cidade de Dnipropetrovsk. Produz veículos de lançamento ecológico. Através de sua ajuda enviam ao espaço cargas comerciais do projeto internacional "Sea Launch" - Informações da internet - OK).

***
Hoje, 26 de agosto, houve encontro dos líderes da União Aduaneira em Minsk: Rússia, Belarus e Cazaquistão, com o presidente da Ukraina Petro Poroshenko, e com a participação da União Européia. 
Aconteceu uma reunião bilateral entre o presidente da Ukraina e o presidente russo. O porta-voz do presidente ukrainiano Sviatoslav Tseholko não comentou sobre as negociações, apenas disse que não haverá continuidade das negociações amanhã.
Também deve ser realizada uma reunião de Poroshenko com a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Politica de Segurança, Catherine Ashton, na Embaixada da Ukraina.

***
Do discurso do presidente Poroshenko:
"Hoje, em Minsk decide-se não apenas a situação no Donbass, mas o destino da Europa e do mundo todo. Juntos devemos encontrar a decisão certa, da qual depende a paz no continente".
Ele está convencido de que nenhum dos participantes questiona a independência da Ukraina e o direito de seu povo na determinação de seu presente e futuro. "Nós não impomos, e não queremos que alguém nos imponha a nossa forma interna ou direção de integração externa. A nação ukrainiana fez sua escolha em proveito de um país único, democrático Estado europeu", - disse ele. "Ukraina é um membro responsável da comunidade internacional e exige respeito à sua soberania, integridade territorial e fronteiras de acordo com as regras aceitas pelo direito internacional", - acrescentou o presidente.
No entanto, Poroshenko salientou, que o objetivo de sua visita a Minsk hoje - fazer todo possível para por fim ao derramamento de sangue e iniciar o complexo processo para procura de compromisso político.
***
Os 10 paraquedistas russos capturados no Donbass no dia 25, afirmam que não sabiam, para onde e para  iam.
O paraquedista Milchakov disse, que na Ukraina eles são usados "como bucha de canhão", e na Rússia "empoam os cérebros" das pessoas.
Segundo Smirnov, o coronel Nemoliaiev lhes disse que eles estão indo para estudos. Ele também disse que os paraquedistas do regimento 331 acompanhavam a coluna técnica - BM-2 e caminhões - entenderam que estavam na Ukraina apenas quando viram um tanque com bandeira ukrainiana.
Romantsev: "Fomos enviados para lutar com pessoas com as quais, em princípio não devemos lutar. Porque a nossa propaganda - aquilo que é transmitido na TV, nas notícias - não responde a realidade".
O sargento Alex Generalov disse que a mídia russa "mente muito". Isto é feito para obscurecer as pessoas... Rússia quer dinheiro da Ukraina, que recebia do ex-presidente... que roubava a nação  que o retirou. Parem, por favor, de enviar seus jovens a Ukraina. Não precisa. Para quê? Esta guerra não é nossa. E, se nós não estivéssemos aqui, não haveria lutas.. Eles se entenderiam, com seus problemas, em seu país. Não enviem rapazes para cá. Deixem os políticos se entenderem", - conclamou ele.
Segundo Putin, os paraquedistas detidos na Ukraina patrulhavam a fronteira e poderiam ter entrado no território da Ukraina por engano. (Ele sempre acha como inocentar os seus erros, ou simplesmente não os admite - OK)
(Isto que o sargento Alex diz, que Rússia queria dinheiro da Ukraina, eu não sei se a Rússia queria, mas Putin queria e recebia. Li várias reportagens da jornalista Tatiana (Tetiana) Chornovol como o ex-presidente Yanukovych, com Putin,  armavam esquemas com o trigo ukrainiano, com a compra de locomotivas para Ukraina, entre outros. E,  graças a Deus a jornalista que foi atacada na estrada, quando viajava para sua casa nos arredores de Kyiv, não morreu apenas porque seus agressores pensaram que já estaria morta, e foi deixada inerte na estrada. Ela, fisicamente está muito bem hoje mas, infelizmente, a algumas semanas seu marido foi morto defendendo Ukraina. contra Putin. Tatiana ficou com dois filhos pequenos para criar. Infelizmente, facínoras como Putin 
causam muito mal ao povo ukrainiano - OK)

***
Nazarbaiev, presidente de Cazaquistão, não considera que a Associação da Ukraina com UE trará prejuízos a seu país. Cazaquistão pretende colaborar com o desenvolvimento de trabalho comum dos dois países. Já o presidente russo disse que o acordo da Ukraina com UE causará uma perda à economia russa de cerca de 100 bilhões de rublos. Ele assegurou que o acordo também afetará os outros países da União Aduaneira.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário