quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Yanukovych e sua comitiva são reféns de Putin
Entrevista com Anton Herashchenko (¹)
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 02.08.2014
Dmytro Shurkhalo

Kyiv - entre as iniciativas recentes do Ministério do Interior - projetos de alteração à legislação sobre confisco de bens daqueles que apoiam os separatistas, e também controle de todos policiais de Luhansk. Sobre isto, assim como sobre a disposição e intenções de antigos funcionários, em uma entrevista à Rádio Liberdade falou o assessor do Ministro do Interior Anton Herashchenko.

Aproximadamente 40% do combustível importavam a Ukraina, sem impostos. Tudo isso fazia-se segundo o esquema de Oleksandr Yanukovych (filho do ex-presidente) e Kurchenko.

Cada fugitivo tem a sua quantia, que ele roubou da nação ukrainiana. Apenas o  ministro da Energia Stavytskyi possuía 4 ou 6 milhões de dólares - não lembro exatamente - em um de seus apartamentos de luxo em Kyiv, para um dia negro, por assim dizer. Estas pessoas roubavam e recebiam propinas em enormes quantidades. Mínimo - centenas de milhões de dólares para pessoas como Stavytskyi e Pshonka (ex-procurador geral da Ukraina). Em se tratando de Viktor Yanukovych e seu filho Oleksandr esses valores excederam bilhões de dólares. O país inteiro foi forçado a pagar. Lembra, quando o valor da reposição de telefone móvel aumentou para uma hreyvnia? Este esquema era do filho de Yanukovych, pelo qual empresas de fachada recebiam de dois a três bilhões de hryvnias no ano, durante quatro anos, simplesmente porque o operador da telefonia móvel foi forçado vender os cartões de recarga apenas às empresas do filho de Yanukovych. E isto apenas um esquema de centenas, que existiam. Enormes capitais criavam na importação para Ukraina, de combustível, sem imposto indireto. Aproximadamente 40% de combustível importavam a Ukraina sem impostos. Isto são, simplesmente quantias colossais. Tudo isto faziam de acordo com o esquema de Oleksandr Yanukovych e Sr. Kurchenko...
O total eles transferiram, ou levaram em malas já há muito. Eles têm imóveis, têm empresas industriais que trabalham aqui,
Agora, o Conselho de Ministros criou uma comissão para introduzir sanções para pessoas que patrocinam o terrorismo. Para ninguém é segredo, que é, exatamente, a família Yanukovych e seus asseclas que contribuíram para o movimento separatista durante março e abril. Depois, quando isto adquiriu caráter de terrorismo, alguém deles continuou o financiamento, mas também existem aqueles que se assustaram, com o que começaram - tem pessoas que nós sabemos, devido a dados de nossas agências, que agora estão em Moscou com medo devido a o que aconteceu com seu familiar no Donbass.

Sobre quem, exatamente se trata, eu não posso dizer. Quanto a Pshonka - realmente há um pedido de divórcio, que deu entrada no cartório de Kramatorskyi. Quanto a seus problemas amorosos - isto é problema particular. Os Pshonka - pai e filho -direito de entrar na Ukraina, contra eles foram abertos processos criminais, e eu penso, que cedo ou tarde, eles serão punidos, ou serão forçados viver na Rússia sem o direito de saída. Rússia é um extenso país, que descansem além do Círculo Ártico e cacem ursos brancos.

Os fundos que foram levados para Rússia em espécie, chance para voltar não há. Eles serão gastos por estes cidadãos para resgatar-se das agências russas de aplicação da lei. Nos sabemos, que agora o FSB e Comitê Investigativo da Rússia, procura, ativamente, um pretexto para receber o dinheiro deles. Aquelas compras que eles guiavam para fora, podemos rastrear. Também, parte dos ativos, que não conseguiram levar, no momento está congelada. Mas anunciar números das contas, quantias - é segredo da justiça. Nesta questão realiza-se um trabalho muito sério. Quanto aos imóveis e às empresas industriais - estas questões estão sendo resolvidas, e as propriedades serão apreendidas.

O Ministério do Interior tomou iniciativa de adicionar aos 11 artigos do Código Penal como castigo, além da prisão, também completo confisco de bens. Isso inclui itens como o terrorismo, sabotagem, preparação de ato terrorista, espionagem, traição estatal, chamamento à separação violenta da Ukraina e assim por diante. Anteriormente estes artigos não previam o confisco de bens, mas agora, se o Parlamento os aprovar - e nós esperamos que serão aprovados, e se o tribunal considerar que o acusado é culpado em pedir a cisão violenta da Ukraina, a pena será a perda da propriedade. Por que? No país agora morrem centenas de pessoas, e há milhares de inválidos, feridos. Explodem-se pontes. A pessoa que assumiu a responsabilidade de matar outras e cometer atos de terrorismo, deve ser expropriada. Com as contas dessas propriedades, vamos dar ajuda aos inválidos e famílias que perderam seu arrimo.

Estes projetos já estão totalmente prontos. Eles já estão submetidos ao Conselho de Ministros. A sessão do Parlamento realizar-se-á em 11 de agosto, para sua apreciação.

O humor dos fugitivos hoje não é bom. Eles entendem que tornaram-se reféns de Putin, que contra eles, a qualquer momento podem abrir processos criminais na Rússia, e pegar o dinheiro que lhes resta. Muitos pensam em se mudar para países amigos, como o Cazaquistão ou Belarus. Mas, eles temem que, sob certas circunstâncias, Cazaquistão ou Belarus poderão entregá-los a Ukraina.

Atualmente as pessoas do círculo de Yanukovych financiam a guerra na Ukraina muito menos - agora, com isto, preocupa-se o próprio Putin e toda a FR. Putin incumbiu, diretamente, ao ministro da Defesa Shoigu entregar armas em grande quantidade. Você não pensa que lá, qualquer um decide, se transferir 20 tanques ou instalação "Ash" (Buk). Tudo isto é decidido no mais alto nível. O financiamento vem da FR - eles têm lá dinheiro suficiente.

- Há situações que precisam ser analisadas separadamente. A responsabilidade deve ser pessoal. Violou a lei - responda por isso. Não se pode dizer que, se há centenas de pessoas - todos são infratores. Se o policial aderiu aos terroristas e cometeu crime com eles, crime pelo qual o Código Penal prevê punição, ele deve receber o castigo - pena de prisão, ou um termo confidencial, confisco de bens, ou demissão. Quanto a questão de armas, há policiais que estão autorizados ao seu uso, e há alguns que não, como os policiais do departamento de pesquisa. Considero-os inocentes se eles não colaboraram com os terroristas por conta própria. Há policiais que resistiram aos terroristas e foram mortos por eles. Algumas semanas atrás, em Donetsk, fuzilaram três policiais de trânsito. Em Mariupol mataram o chefe da polícia de trânsito, e o chefe da polícia, o Sr. Andrushchak foi gravemente ferido e já está no terceiro mês de tratamento em Kyiv. Tem os que trabalham e fingem que colaboram com os terroristas mas, na verdade, nos prestam informações.

Sim, Turchenov, quando presidente em exercício, disse que os problemas no Donbass eram devido a impotência e sabotagem por parte da polícia. Mas, como poderia a polícia trabalhar se a propaganda mentirosa de Putin, durante dezenas de anos a configurava contra Ukraina Central e Ocidental?  Afinal tudo isto não começou ontem e nem no Maidan. Pense no ano 2004, quando em todos os canais da TV mostravam um mapa da Ukraina com a divisão - primeira categoria, segunda categoria, terceira categoria. Foi quando tudo começou. E isso foi feito sob as ordens de Putin e seus políticos-tecnólogos. A Yanukovych diziam: "Vamos dividir o país, que o leste vote para você, ele é maior que o oeste". E, então nas cabeças dos moradores de Donbass colocaram a idéia de sua exclusividade, que Donbass alimenta a Ukraina. Por enquanto, nos últimos três meses Ukraina alimenta todo o Donbass, que agora não paga nenhum imposto, não dá nada. E Ukraina vive.

Outra questão: quem ia trabalhar na polícia de Donbass? Aqueles que escolhia a camarilha do Yanukovych. Vamos falar sem rodeios: de 1996 a fevereiro de 2014 Donbass esteve sob controle de Yanukovych. Até Kuchma (Presidente da Ukraina de 19.07.1994 a 23.01.2005) teve controle limitado da situação - ele entregou para resgate, a Akhmetov (principal oligarca do país) e Yanukovych um vasto território com enormes recursos. Portanto, a polícia lá deve ser formada novamente.

Peço-lhe não comparar Ukraina com Suíça ou os Estados Unidos - países que ganharam sua independência em resultado de revoluções e guerras. De fato, nós recebemos a independência em 20 de fevereiro, quando Yanukovych sob pressão da revolta fugiu da Ukraina. Agora estamos no quinto mês de independência. Nós construímos novamente o exército, a polícia, a Guarda Nacional, os serviços de segurança - isto deve ser claramente entendido. Eu não considero que Ukraina se tornou independente em 1991. Ela conseguiu a independência apenas agora.

Quanto a polícia, aqueles que não causavam resistência, serão monitorados no polígrafo, será verificado seu patriotismo. Serei claro: polícia no Donbass deve tornar-se patriótica. A pessoa que não considerar Ukraina única e independente, trabalhar na polícia e outros órgãos governamentais não deve.

Sim, é possível verificar o patriotismo no detector com simples perguntas, como: "Você lamenta o colapso da União Soviética? Você gostaria que houvesse o retorno da União Soviética?", etc.

Os jornalistas gostam muito de excluir algo do contexto geral. Há métodos científicos para conduzir testes no detector de mentiras. Nossos especialistas trabalham na zona da ATO com detectores e verificam os policiais. Segundo resultados, eu enfatizo novamente, nós vamos selecionar aqueles que tem personalidade patriótica.

E, temos mais um motivo muito simples. Todos os policiais de Donetsk e Luhansk, que deviam se apresentar em determinada data e local, e não compareceram para decisões sobre o trabalho futuro, podem ser considerados tais que não pretendiam continuar na polícia.
Já temos um núcleo de polícia patriótica em Donetsk. Mas, quero aproveitar a oportunidade e convidar os residentes de Donetsk e Luhansk, todos aqueles que entendem a importância da construção de uma nova polícia, que venham trabalhar em uma nova polícia. Para que a polícia no Donbass seja boa, lá devem trabalhar boas pessoas.

Todos aqueles rapazes (Na Ukraina os homens são chamados "rapazes" até a idade madura, quando passam a ser tratados por "tios" - OK) que, ao chamado da alma e coração foram servir nos quadros da polícia, anteriormente muitos deles tiveram problemas com a lei - o poder os reprimia e aprisionava, por isso eles se opuseram ao governo Yanukovych. Agora eles tem todas as chances de permanecer na polícia, Guarda Nacional, Guarda de Fronteiras e nos ajudar a reconstruir uma nova e independente Ukraina.

Cada trabalhador da polícia que veio ao batalhão voluntariamente e recebeu status policial vai receber todos os documentos necessários. Há cidadãos que sem a formalização necessária pegam no rifle de caça e vão à Zona da ATO e dizem, que lutam com os terroristas - sim, eles lutam, mas não recebem tal status, porque juridicamente, não foram registrados. Então, eu peço a todos os cidadãos que estão na guerrilha e querem obter segurança social - é necessário entrar nos batalhões da polícia, Guarda Nacional ou batalhões territoriais do Ministério da Defesa. Eu compreendo que há formalidades - precisa escrever uma declaração, curriculum vitae, foto. Mas é necessário, um mínimo de burocracia para dirigir estruturas deste tipo.

1. Anton Herashchenko é assessor do Ministro do Interior (para deixar o texto menos longo, e já que ele é bem compreensível, foram suprimidas as perguntas. As respostas constam na íntegra - OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário