sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Administração Presidencial: FR queria introduzir na Ukraina uma coluna de "forças da paz".
Tyzhden. ua (Semana Ukrainiana), 09.08.2014

A Federação Russa estava planejando introduzir, no território da Ukraina, uma coluna de "forças da paz" (As tais "forças da paz" serviriam como disfarce para introdução de parte de seu exército, que está posicionado na fronteira com Ukraina -OK). Sobre isto, na sexta-feira disse o vice-chefe da Administração Presidencial Valery Chalyi, no ar, durante o programa "Shuster live".
"A apenas algumas horas atrás planejava-se uma séria provocação do lado da FR, a qual poderia, já nesta noite levar a eventos totalmente imprevisíveis e escalada de perigo", - disse Chalyi.

"Rumo a fronteira da Ukraina movimentava-se um enorme comboio, acompanhado de militares e técnicas da FR, como se estivesse de acordo com o Comitê da "Cruz Vermelha".  Devia  entrar como comboio humanitário com pacificadores, evidentemente para provocar um conflito em grande escala", - disse ele (Há vários dias os jornais ukrainianos publicam declarações de vários funcionários do governo ukrainiano prevendo esta situação - OK)

Na "Cruz Vermelha" negaram as declarações da Rússia, de que isto foi acordado com o Comitê.

Segundo Chalyi, o presidente Poroshenko realizou uma reunião de emergência com as forças de segurança, e comunicou-se com os líderes mundiais.

No momento o perigo de provocação foi afastado, mas a sede operacional continua trabalhando, disse o vice-chefe da Administração Presidencial.

Lembramos, anteriormente o representante permanente da Ukraina para o Conselho de Segurança da ONU Oleksandr Pavlechenko durante a sessão do Conselho de Segurança da ONU declarou sobre o perigo de invasão russa em grande escala, sob o pretexto de uma operação para manutenção da paz.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário