quarta-feira, 2 de julho de 2014

Ukraina Em Guerra - 02.07.2014
Tyzhden.ua (Semana Ukrainiana)

Conselho de Segurança e Defesa Nacional: desde o início da operação antiterrorista na Ukraina foram mortos 200 militares. 5 morreram depois da rescisão do armistício.
Entre os morto - 150 militares das Forças Armadas, 7 do Serviço de Segurança da Ukraina, 6 guardas de fronteira, 13 da Guarda Nacional, 24 policiais.

***

As crianças das instituições localizadas nos "pontos quentes" foram evacuadas, mas nas áreas mais calmas de Donetsk ainda há milhares. Foram evacuadas de Kramatorsk, Sloviansk e Lycychansk e encaminhadas a Sviatohirsk - província de Donetsk e Kyiv. De Kramatorsk foram evacuadas 34 crianças para Kharkiv. 
É necessária evacuação imediata de crianças de Donetsk: Mariupol - 36, Mariinka - 64, Amvrosiivska - 63, Makiivka - 58, Artemivsk - 20.
Nas cidades Andriivka, Dzerzhynsk, Enakiieve, Khartsyz, Shakhtarsk, há 72 crianças que precisam ser evacuadas.
Segundo o diretor do Departamento dos Direitos da Criança e Política de Adoção, somente em Donetsk e Luhansk há 64 instituições para órfãos, crianças privadas de cuidados paternos e crianças com problemas de saúde. As instituições são do Ministério de Política Social, Ministério de Educação e Ministério da Saúde, e atualmente são 1.223 crianças.

Além dessas, em 1º de julho saíram de Luhansk crianças de 12 casas de cuidados tutelares e 23 famílias de acolhimento, de Donetsk - 22 casas de cuidados tutelares e 46 famílias de acolhimento. Todas as famílias foram equipadas com itens e abrigos necessários.

O mundo sobre renovação da ATO: (Ação antiterrorista):
"Putin aventureiro, necessidade de novas sanções e "jogo de azar" de Poroshenko".
A imprensa ocidental foi cautelosa mas criticou USA e UE por não se apressarem com novas sanções a Rússia, porquanto Poroshenko não tem possibilidades para parar a guerra, e referem-se às grandes perdas de vida entre os militares. Também comentaram o protesto no domingo, diante da administração presidencial e decepção com a "trégua" entre a população.

The Wall Street Journal considera "jogo de azar" de Poroshenko: Rússia vai introduzir seus exércitos, que estão próximo a fronteira, à Ukraina, e se o exército ukrainiano, mal equipado, conseguirá expulsar os militantes bem armados do leste da Ukraina.

A jornalista Kate Tikhomirov, do Frankfurter Rundschau: "Putin, parece, nunca pensou em condições sérias e "UE não entendeu isso e, aliás, bloqueia a si mesma".

Conhecido jornalista e escritor Thomas Friedman escreve no New York Times: "Poroshenko, farto das mentiras de Putin  no estilo Goebbels, ordenou ao exército recuperar o controle do leste da Ukraina e o direito do país escolher o seu futuro. Putin realmente teme mais sanções. É tempo para EUA e UE aplicá-las.

***

Primeiro dia do restabelecimento da ATO - 01.07.2014. Dia difícil mas efetivo. Os militares ukrainianos, mais uma vez provaram sua superioridade, empenho e profissionalismo. Os separatistas fugiam, amaldiçoando sua própria ganância. Eles vieram a Ukraina por dinheiro. Acreditaram que o exército ukrainiano está desmoralizado, incapaz de lutar. Esperavam que a trégua, que constantemente violavam, seria interminável. Enganaram-se

Não esperavam que não poderiam abandonar o "emprego". Rússia fechou três postos de controle na fronteira da Ukraina ( em Hukov, Donetsk e Novoshakatynsk) bloqueando aos militantes o 
caminho de volta para região de Rostov. Já houve duas ocasiões quando os guardas de fronteira russos dispararam sobre o ônibus dos combatentes quando estes tentavam fugir para Rússia.

***

Em Donetsk as forças ATO reconquistaram Staryi Karavam e Brussivsk. Não houve vítimas do lado ukrainiano.

***

Os terroristas explodem vias férreas e pontos para coletar "imposto" dos trens. E estas ações  que aconteceram nestes dias, no leste, não estão relacionadas com as ações de combate.
Este é trabalho do líder terrorista de Horlivka, Igor Bezler, apelido "Bis". Ele quer que todos os vagões passem por 1 - 2 linhas, para que ele possa cobrar o tributo, segundo declarou o responsável pelos Assuntos do Interior da Ukraina Arsen Avakov.
E, por este motivo "Bis" matou o assim chamado ministro de transporte da "República Popular de Donetsk", porque os dois não se entendiam nesta questão.
No total já realizaram seis interrupções. Uma foi restabelecida, as demais estão em recuperação. Outrossim, explodiram uma ponte e por duas vezes tentaram explodir uma segunda.

***

Um anônimo de Lviv garantiu munição para um batalhão inteiro. Os cidadãos ukrainianos, com suas doações, praticamente estão sustentando esta guerra.

***

O Ocidente dará 1,5 bilhões de euros para renovação da infra estrutura de Donbass.

***

A próxima reunião o Mejlis (Parlamento tártaro) os tártaros da Criméia realizarão na Ukraina, possivelmente em Kherson. A data ainda não está marcada, mas sabe-se que participará o líder nacional do povo Tatar da Criméia, deputado ukrainiano Mustafa Jemilev, cuja entrada na Criméia os russos proibiram.

***

Veja no vídeo como os terroristas se entregam aos militares ukrainianos depondo as armas voluntariamente. Posteriormente eles falaram sobre deslocamentos, alvos estratégicos e próximos planos dos combatentes. (Aí está a diferença entre duas nações. A nação russa aceita que o seu líder contrate exército de aluguel para exterminar seus vizinhos que apenas querem paz para viver em sua própria terra. E, extermina os que alugou, quando eles se cansam e apenas querem ir embora. E a nação ukrainiana que recebe estes que vieram lutar contra ela quando eles desertam, sem atentar contra sua vida - OK)



Os ministros dos Assuntos do Exterior da Alemanha, França, Rússia e Ukraina realizam 
conversações para encontrar uma solução pacífica. Estas conversações continuarão até o final desta semana. 
Esperamos que, realmente, devolvam a Ukraina a paz sem apropriação de seus territórios.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário