terça-feira, 22 de julho de 2014


"Putin, seja homem", - convidam senadores dos EUA
Verdade Ukrainiana - Voz da América, 22.07.2014
Tatiana Vorozhko

Os legisladores norte-americanos, independentemente da filiação partidária colocam a culpa pela queda do "Boeing - 777 da Malásia em Putin. Ao mesmo tempo criticam Obama e os líderes europeus pela indecisão  e conclamam para auxiliar o exército ukrainiano a proteger o seu país. Isto - são apenas algumas das citações mais representativas dos senadores e congressistas americanos, que propõem na transmissão dos canais americanos.
 
Democrata Dayan Faynstayn que lidera o Comitê do Senado sobre a inteligência: Em sua opinião, provas de culpa na tragédia do avião Malysian Airlains - são suficientes. "Os dados confirmam o fato, que o míssil foi lançado a partir da instalação "Ash" (Buk). Sua trajetória indica que alguns segundos depois de iniciá-la ele bateu no avião ou explodiu nas proximidades. E eu penso, que a relação da Rússia com os separatistas foi confirmada com muita clareza", - declarou ela no ar da CNN. Ela conclamou o residente russo a agir como uma pessoa civilizada:
"Putin, seja homem. Comuniqye-se com o mundo. Se isto foi erro - eu espero, que isto foi erro - então diga. No entanto, mesmo se isto foi erro, é um erro terrível. Pelo qual deve haver punição. Esta técnica é complexa e deve estar apenas nas mãos de pessoas com qualidades morais. Agora nós vemos, que ela foi dada aos separatistas, que são, essencialmente bandidos, e eles a aproveitam de maneira terrível".

Os legisladores estão chocados não apenas com o que aconteceu, mas também com a reação a esta tragédia do presidente da Rússia Vladimir Putin.

"Esta pessoa mostrou, que ela não é capaz de funcionar em um mundo civilizado. Isto é a mesma resposta à catastrofe, que houve nos tempos de Stalin, Kruschev e Brezhnev. Ele causou esta crise, o mundo inteiro sabe sobre isto, mas ele silencia. Assim faz o líder da máfia, e não um líder mundial", - disse o republicano Peter King.

"Eu penso, que são necessárias medidas severas contra Rússia, dos EUA. O presidente deve ser líder neste caso. Lembra, quando os russos derrubaram um avião coreano, o então presidente Ronald Reagan levantou contra Rússia o mundo inteiro. O presidente deve fazer o mesmo. Isto não é a Al-Qaeda, mas também é uma ameaça de força bruta. Esta ameaça pode incluir o uso de submarinos, outras armas. Esta é uma ameaça para todos nós", - disse o deputado Michael McCaul.

Congelar as contas de Putin e de seu círculo mais próximo pediu o deputado Peter King.
"Nós devemos tornar público os nomes e congelar as contas bancárias de Putin e seus cúmlices que abrigam dinheiro roubado no mundo todo. Os líderes dos EUA e do Ocidente devem dar absoluta clareza a Putin que as regras mudaram. Ele quebrou as principais bases de comportamento no mundo atual. Nós devemos impor sérias sanções, e simbólicas. Por exemplo, recusar-lhe o direito de ralizar a Copa do Mundo. Porque os países devem viajar à Copa em Moscou? Por que o "Aeroflot" pode ter permissão a aterrissar nos aeroportoos mundiais?"

Três etapas concretas propôs o republicano Ted Cruz:
"Primeiro: precisamos de penalidades significativas. Devemos impor sanções sobre o setor energético russo, sobre o setor financeiro. Segundo: precisamos restaurar o sistema de defesas antimísseis na Europa Oriental, que Obama cancelou em 2009, esforçando-se para agradar a Rússia. Terceiro: precisamos começar a entrega de gás natural liquefeito para ajudar a libertar Ukraina e Europa Oriental da dependência russa. Isto causará danos a Rússia e ajudará a criação de novos postos de trabalho nos EUA.

O deputado Mike Rogers pediu para dar assitência mais substancial ao exército ukrainiano:
"Já durante alguns meses os ukrainianos nos dizem, que necessitam ajuda. Eles necessitam de equipamentos de comunicação, alimentação, abastecimento móvel, munição, o que nós não lhes damos. Única doação dos EUA são... secas rações. Se nós não queremos que os separatistas continuem o jogo, com armas sofisticadas, nós precisamos dar uma ajuda significativa para o exército ukrainiano. Eu não falo em enviar militares, mas eles precisam de treinamento, logística, inteligência, comida, e muitas outras coisas que nós podemos oferecer".

Os congressistas propõem não esperar os próximos comportamentos da Rússia, mas agir imediatamente.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário