sexta-feira, 18 de julho de 2014

Sanções dos EUA - "suaves, setoriais". Sanções da UE apenas simbólicas.
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 17.07.2014
Blog de Ascold Yeromin

Novas sanções contra Rússia, longamente comentadas nos EUA e UE, finalmente são reais.

As sanções dos EUA (especialistas classificam como "setor soft") foram introduzidas para empresas-chave da economia russa, "Rosneft", "Vnesheconombank", "Gazprombank". Também às empresas do Complexo militar-industrial russo, incluíndo "Kalashnikov" e Izhmash". A UE parece estar de acordo com os EUA e seus líderes finalmente concordaram em impor sanções, além de contra as pessoas, também contra as empresas russas, agências governamentais e organizações que contribuíram para a violação da integridade territorial da Ukraina. No entanto, a lista das emprsas, a Comissão Européia formará apenas no final de julho e, provavelmente, dependerá do desenvolvimento da situação no leste da Ukraina. Os líderes europeus também proibiram ao Banco Europeu de Investimento e ao Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento financiar novos projetos na FR.

As sanções americanas são realmente graves. A bolsa russa reagiu imediatamente com a queda das ações das principais empresas russas.
 "As sanções da UE são simbólicas", considera o ex-vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polônia Pawel Kowal.  "Além de deixar Putin enraivecido, não trarão resultados. Rússia desafia o mundo ocidental, mas UE não aprendeu    que deve manter-se junto aos EUA". 
 No entanto, existem avaliações mais otimistas. Os líderes de vários países da UE, em relação às sanções pensam  diferentemente. Há aqueles, que são categoricamente contra. Sob tais condições a acordada promessa de  introduzir novas sanções - já é conquista...

"EUA adotaram sanções setoriais suaves com ameaça para adoção de formato mais rígido - constatou o cientista político russo, co-funcionário do Centro Carnegie de Moscou Lília Shevtsova. Mas, nesta fase as sanções dos EUA já tem consequências sistêmicas para indústria de defesa russa, ao setor de energia e ao sistema bancário que atende ao gás e petróleo. Ainda mais significativo é o fato de que as sanções americanas são dirigidas contra a "Família" de Putin... Provavelmente, começará uma nova fase - se a suave advertência do Ocidente causar vingança russa,
 iniciar-se-á uma reação em cadeia. Vai ser difícil de cessá-la. Não está claro até que ponto entende isso Kremlin."

Parece, que atualmente não entende. Não por acaso, no dia seguinte ao anúncio das novas sanções, no Donbass apareceram centenas de "homenzinhos verdes" russos. Embora, fazer conclusões ainda é cedo. Talvez, a nova escalada - é apenas a preimeira reação emocional do enfurecido Putin. Mais tarde ainda se afastará... E, mais uma vez: que pena, que nem todos os líderes da UE são capazes de responder adequadamente aos desafios do tempo! Se UE introduzisse suas sanções, o ataque à economia russa seria muito mais poderoso.

Poroshenko: existe ameaça à segurança européia e mundial
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.07.2014

O presidente Petro Poroshenko julga, que a derrubada da aeronave "Malaysian Airlines" traz problemas de restauração da ordem nas regiões de Donetsk e Luhansk ao nível mundial.

"A agressão externa contra Ukraina - não é, apenas nosso problema, é uma ameaça à segurança européia e mundial. Sua superação necessita esforços conjuntos", - disse o presidente.

"Depois de efetivas ações do exército ukrainiano, mercenários e o "irmão mais velho" mais frequentemente e com mais insolência recorrem a ostensivas ações militares contra o nosso país", acrescentou ele.

"O território ukrainiano é bombardeado a partir do território vizinho, derrubam aviões, fornecem equipes profissionais e equipamento militar moderno". A guerra hibrida assume sinais inegáveis de agressão externa" - disse Poroshenko.

Ao mesmo tempo, segundo suas palavras, durante últimas semanas, "o território controlado pelos terroristas, bandidos, mercenários estrangeiros, caiu para menos da metade".

"Hoje o mundo todo viu a verdadeira face do agressor, porque a derrubada de avião pacífico - é um ato de terrorismo internacional, dirigido contra o numdo todo", - concluiu o Presidente Poroshenko.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário