quinta-feira, 17 de julho de 2014

Hoje não vou traduzir as notícias sobre a queda do avião na Ukraina. A mídia brasileira já falou bastante sobre este assunto. Apenas algumas fotos.

Nós nos compadecemos

Embaixada da Holanda. As pessoas colocam flores e permanecem Em pé na praça, silenciosas.



Putin colocou na Ukraina a responsabilidade pela tragédia do avião.

Eu não vou traduzir o que este verdugo do povo ukrainiano disse, mesmo porque o título já é bem esclarecedor.
Culpada não é Ukraina, culpado é apenas ele que financia os terroristas contra a nação ukrainiana. Terroristas locais que ele fabricou com promessas e dinheiro. Terroristas que vieram da Rússia por um bom soldo. E, nos jornais ukrainianos já se falou até em chechenos (claro que não se trata do povo checheno, apenas da pequena parte, que procura onde ganhar algum dinheiro), que estariam combatendo pelo dinheiro de Putin.
Culpado é Putin que se julga com direito ao território ukrainiano (e outros territórios adjacentes) e fomenta o separatismo.
Culpado é Putin que se finge de protetor dos falantes do idioma russo que, se o são, a culpa deles é mínima. A culpa é, principalmente, dos governos russos, que desde 1654  apoderaram-se de grande parte do território ukrainiano através de infamia, e começaram a russificação do povo ukrainiano.
Esta russificação, por sinal incompleta graças a Deus, apesar de 360 anos de domínio, atravessou séculos e continuou, com força total durante o período soviético. E, agora, quando Ukraina fez correr o ex-presidente Yanukovych, que a conduzia, novamente, ao jugo russo, Putin enlouqueceu completamente pois já contava com Ukraina sob seu poder.
Putin deve estar mesmo perdendo a lucidez, porque não pode uma pessoa em sã consciência querer ser obedecida e venerada por meio mundo.
Não pode uma pessoa normal querer entrar na história como grande líder porque subjugou vários povos.
Não pode ele, de fato acreditar, que tem direito a subjugar povos, apoderar-se de territórios e ser considerado e respeitado como grande líder.
E, não pode uma pessoa, em sã consciência pensar que as pessoas, ou grande parte delas, vão venerá-lo por isto.

E, sintam a diferença entre Putin e os ukrainianos. Enquanto Putin acusa sem provas, e bem sabe que mente, os ukrainianos nem suspeitaram dele. Chegaram a dizer que, talvez os terroristas tenham atingido o avião abatido por equívoco, pensando que era um outro avião ukrainiano, porque um avião ukrainiano realmente foi atingido pouco tempo antes. Pois, praticamente ao mesmo tempo a mídia russa e os terroristas informaram que foi derrubado um avião de transporte An-26, das Forças Armadas Aéreas da Ukraina. Este avião estava a 6.000 netros de altitude.

***

Um recadinho ao jornalista ou comentarista da Band News.
Infelizmente não sei seu nome porque prestei atenção somente quando ouvi você dizer que tanto os separatistas, como o governo ukrainiano poderiam ter abatido o avião. Que uns e outros possuíam meios para isto.
Quero esclarecer que Ukraina não possui armas capazes para atingir e derrubar um avião a mais de 10 mil metros de altura. 
E, mesmo se tivesse, não o faria nem com Putin lá em cima, quanto mais contra um povo que nunca, nenhum mal lhe fez.
O povo ukrainiano não é belicoso, não é falso, nem traidor. 
E, caso o moço não saiba, Rússia é o segundo país no mundo, em armamento. Ukraina é apenas vigésimo primeiro. 
Geralmente os brasileiros pouco sabem sobre Ukraina. É bom se informar para não falar bobagens.

Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário