quarta-feira, 30 de julho de 2014

Notícias - 29 de julho de 2014
Tyzhden ua (Semana Ukrainiana)

União Européia impôs sanções à energia, setores financeiros e produção militar de dupla utilização.
Reuters comunica que a validade de limitações é para os três próximos meses, após o que poderão ser revistas. No entanto, diplomatas europeus argumentam que as sanções poderão ser revistas, para cima, em caso de necessidade urgente.
Os países líderes concordaram em impor sanções aos setores inteiros da economia.

***

Os EUA impuseram sanções sobre bancos russos. Trata-se do "Banco de Moscou", VTB e "Banco Agrícola". Os cidadãos e companhias dos EUA estão proibidas de comprar dívidas destes bancos e entidades afins, bem como suas propriedades durante 90 dias. As demais transações são permitidas.
Além disso, os EUA impuseram sanções contra corporação "Shipbuilding Corporation (Construção naval) da Rússia.

***

Durante as últimas 24 horas morreram 10 militares ukrainianos e 55 foram feridos.

*** 

Em Luhansk começou funcionar um corredor humanitário para evacuar os civis. Ele vai funcionar durante três dias.

***

A Estrada de Ferro vai transportar gratuitamente os passageiros das zonas das Ações Terroristas.

***
Em Horlivka os militantes não permitem a entrada dos especialistas para retirar as  minas que eles colocaram nas instalações da maior empresa européia "Styrene", de produtos químicos. O próprio ministro da defesa pediu a cooperação dos militantes pois supunha-se que havia fogo nas instalações. Por sorte queimava apenas o capim nas proximidades da fábrica. No entanto, o perigo continua. Os terroristas ameaçavam fuzilar os reféns e explodir a fábrica caso os militares ukrainianos se aproximassem.

***

Rússia encaminhou cerca de 30 helicópteros da Aviação do Exército e 300 pilotos, técnicos de aeronaves, outros especialistas à região de Rostov (Rússia - próximo a fronteira com Ukraina).
O treinamento terá a duração de três dias.

Notícias de 30.07.2014

Ontem, 29 de julho, as forças ATO libertaram Andriyivka, cidade da região de Donetsk. Também  iniciaram a varredura dos militantes de Ilovaysk. Os terroristas usam a tática de "terra arrasada".
Próximo a Luhansk os militares destruíram um comboio de equipamento militar da Rússia, a saber: dois veículos blindados, 4 "Kamaz" com força viva e armas.

***

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que Rússia trouxe para fronteira da Ukraina mais de 10 mil soldados, e que eles estão acampados mais próximo da fronteira, que na primavera.
O comandante das forças da OTAN, general Philip Bridlay observou que o número de militares e armas russas está crescendo e já está "muito acima de 12.000".

***

 O Tribunal Distrital Pechersky re-encaminhou para Procuradoria Geral  para investigação, o caso do ex-prefeito de Kyiv, Popov, e do ex-vice-secretário do Conselho de Segurança Nacional Volodymyr Sinkovych. Os dois ex-funcionários são suspeitos na dispersão do Euromaidan na noite de 30.11.2013, quando os soldados espancaram brutalmente os estudantes na Praça da Independência.

*** 

A investigação pré-julgamento contra o prefeito de Kharkiv esta suspensa devido a "doença-grave".

***

Na manhã do dia 30, o departamento de esperteza médico-judicial recebeu 19 mortos.  E 31 pessoas, com diversas lesões em resultado de combates noturno, deram entrada nos hospitais.

***

De acordo com a Administração Estatal de Donetsk, no distrito de Artemivsk, devido a explosão de uma mina, sofreram 9 pessoas, entre elas 3 crianças. Dois adultos morreram.

***

Especialista: Sanções de 3º nível , aprovadas em 30 de julho, primeiro grande passo da UE contra agressão russa.
Superestimar o seu valor econômico não convém porque os efeitos não virão logo, mas elas dificultarão a modernização da economia russa.
Em primeiro plano elas aparecerão no setor financeiro, especialmente bancário, depois no complexo militar-industrial.

*** 

O próximo fator, ao qual pode recorrer  Europa - é a energia. O mais assustador para economia russa, - é política de preços do petróleo e gás, mas a isto Europa ainda não pode recorrer. No entanto, Europa pode, mais ou menos, substituir o petróleo russo. Penso que este será o próximo passo.
Rússia não mostra nenhuma prontidão de ir ao encontro do Ocidente. Agosto é mês de férias. Em setembro podemos esperar sanções setoriais mais decisivas.

***

Canadá declara que vai aplicar sanções a Rússia nos próximos dias. Suas ações serão coordenadas com EUA e UE. As primeiras sanções Canadá aplicou em 25 de julho.

***

EUA estão preparando novas sanções a Rússia.

Tradução: O. Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário