quinta-feira, 3 de abril de 2014


Yanukovych dirigia a organização dos massacres no Maidan

Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 03.04.2014

Presidente do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) declarou que a planejada como organização antiterrorista, de acordo com a ordem criminosa do ex-chefe do SBU Yakumenko, realmente foi organização de assassinatos em massa de pessoas, e ocorreu sob a liderança de Viktor Yanukovych.
Isto foi afirmado pelo presidente do SBU Valyntyn Nalyvaichenko, numa conferência de imprensa, no dia de hoje.
De acordo com o presidente do SBU, na conspiração criminosa com Yakumenko, pessoalmente agiu o ex-ministro do Interior Vitali Zakharchenko que, imediatamente, após o anúncio do início da operação antiterrorista deu ordens para uso criminoso de armas.
A ordem criminosa de Yakumenko começaram executar no dia 18.02.2014, às 23 horas, as unidades do Serviço de Segurança da Ukraina.
"108 colaboradores do "Alpha" foram colocados no telhado da Casa dos Sindicatos, que movimentavam-se ao 7º andar. Foram parados pelo incêndio. Eles estavam completamente armados, com rifles Kalashnikov, fuzis, outros. Além disso foram colocados atiradores nos telhados da Rua Khryshchatyk 7/11 (7 pessoas) e rua Kostolne 6", - disse o presidente do SBU.
Eles estavam armados com fuzis modelo alemão Blaser. 

"O inquérito estabelece os planos, as ordens e executores diretos", disse Nalyvaichenko.
Segundo suas palavras todos os materiais estão sendo entregues à Procuradoria Geral. A antiga gestão das forças especiais "Alpha" está sendo interrogada e, no momento, colabora com a investigação. Todos os funcionários, que executavam a ordem criminosa de Yakumenko também são questionados.
"Planejada como operação antiterrorista, de fato organização de massacre de pessoas aconteceu diretamente e sob supervisão direta do ex-presidente Yanukovych"," - disse o presidente do SBU.



"Titushky" recebiam balas do Ministério do Interior da Ukraina

No assassinato de ativistas do Maidan em 18 de fevereiro participou o deputado do Partido das Regiões Yurii Ivaniushchenko, em cujo escritório formaram suas bases dois grupos de "Titushky". 
E,o assassino do jornalista Veremia recebia balas Ministro do Interior Zakharchenko. Naquela noite foram mortas mais 5 pessoas.Isto foi dito pelo atual ministro do Interior Arsen Avakov. 
"Existe um vídeo que comprova que, menos de duas horas antes do tiroteio, o responsável direto esteve na rua Bohomoltsia, 10, no Ministério do Interior, e lá recebeu de um funcionário escudos e balas, e nós pensamos, também armas. Os funcionários já foram estabelecidos, os dados serão divulgados assim que os promotores tomarem uma decisão adequada", - disse Avakov.


Nalyvaichenko suspeita  que o FSB esteve envolvido nos massacres de Kyiv

Sobre a participação do FSB nas mortes em Kyiv Nalyvaichenko falou na conferência de imprensa na quinta-feira, dia 3 de abril. Segundo suas palavras, em 20 de dezembro, no campo de treinamento do SBU havia 26 funcionários do FSB da Federação Russa, e em meados de janeiro de 2014 - 6 pessoas. 
O chefe do SBU pede ao governo russo  esclarecer o que eles faziam lá, seus nomes e posições.
"Nós temos motivos razoáveis para crer, que justamente estes grupos, que se localizavam em um dos campos de treinamento do SBU participaram no planejamento e execução das atividades da chamada operação antiterrorista", - disse Nalyvaichenko.
Segundo suas palavras, para estes grupos russos, de acordo com as ordens do então chefe do SBU Oleksandr Yakumenko, foi lhes dada uma moradia exclusiva, segurança e até meios de comunicação com o governo.
"O próprio Yakumenko repetidamente veio para conferência com esses grupos", - acrescentou o presidente do SBU.
"Para nós é muito importante, para que possamos transmitir à Procuradoria Geral as respostas legais do Comitê de Investigação da Federação Russa: a composição destes grupos, seus nomes e principalmente - o que eles faziam aqui", - disse Nalyvaichenko.
Além disso o presidente do SBU disse, que no dia 20 de janeiro, nos aeroportos "Gostomel" e "Juliani" aterrissaram aviões de transporte  de Chkalovsk - FR, os quais trouxeram para organização da destruição dos manifestantes no Maidan 5 mil e 100 quilogramas de explosivos, equipamentos especiais e armas adicionais.


Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário