sábado, 26 de abril de 2014


Ukraina comemora o 28º aniversário do desastre de Chernobyl
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 26.04.2014


Em 26.04.1986 a 1 hora e 23 minutos da noite uma série de poderosas explosões destruiu o quarto reator de Chernobyl.
No entanto, a primeira informação oficial sobre o acidente de Chernobyl o Conselho do Ministério  da URSS publicou apenas em 29.04.1986. O primeiro relatório sobre os níveis de radiação TASS foi feito apenas em 7 de maio de 1986, e dizia apenas: "Houve um acidente com destruição parcial do núcleo do reator. O nível da radiação não ultrapassou os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Agência Internacional da Energia Atômica. No território imediatamente vizinho, o número é 10-15 mR/hora".

O acidente inesperado ditava ações à liquidação, as quais era difícil planejar. Atrapalhava o fato de que todas as regras e critérios, nas primeiras semanas e meses foram escondidas da população e da maioria das organizações governamentais envolvidas na liquidação do acidente.

Para esconder a verdade, o governo da União Soviética organizou a festa de Primeiro de Maio e uma corrida de bicicletas em Kyiv. Portanto, não havia nenhuma maneira para organizar os trabalhos para redução da dose, para prevenir a injustificada radiação.

Por estas razões foi adiada a evacuação da cidade de Prypiat, aldeias de até 30 km, temporária evacuação das crianças de Kyiv, aconteceu forte radiação dos militares-funcionários da AEC (Estação eletro-atômica) e dos funcionários do Ministério do Interior.

O desastre de Chernobyl, em escala global considera-se o maior da história da energia nuclear tanto pela quantidade de pessoas mortas e as que ficaram com consequências, como de prejuízos econômicos. Os efeitos da radiação sofreram dezenas de milhares de hectares de floresta. Foram submetidos a contaminação radioativa os rios Prypiat, Desna e parte do Dnieper.

Sete meses depois da explosão os membros da liquidação do rescaldo ao custo de suas vidas controlavam os elementos. E somente em 14.12.1986 na Estação Nuclear de Chernobyl completou-se a construção do "sarcófago" no destruído quarto bloco energético.

Hoje na praça da Estação Nuclear continua a construção de uma nova estrutura, que inclui um conjunto de equipamentos para remoção de elementos que contém combustível nuclear. Este sistema é projetado para converter esta unidade num sistema ecologicamente seguro e de segurança pessoal dos funcionários e população próxima. 

Por ocasião deste triste aniversário, o presidente em exercício Oleksandr Turchynov, em seu pronunciamento à nação, disse que o governo fará todo o possível para resolver os problemas sociais das pessoas que ainda sofrem consequências da avaria e os problemas de segurança da Estação Nuclear.
Ele conclamou as pessoas para lembrar, neste dia de luto, os primeiros heróis bombeiros, cuja vida interrompeu-se nas chamas do reator destruído, todos que se sacrificaram protegendo o mundo da radiação mortal. "Com palavras de sincera gratidão, nós nos dirigimos aos participantes da liquidação das consequências da catástrofe, pessoas de boa vontade, países e povos, que até agora nos ajudam superar o desastre de Chernobyl", - disse Turchenov.

Zona de Chernobyl - Fotos fora do Padrão











Tradução e postagem: O. Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário