terça-feira, 22 de abril de 2014


NOTÍCIAS  -  22 DE ABRIL DE 2014

Aproximadamente 70% de cidadãos da Ukraina, que vivem no Leste e Sul da Ukraina, não apoiam a idéia de separação da região e sua anexação a Rússia, segundo dados do Instituto Internacional de Sociologia de Kyiv. E apenas 24,8% apoiam a idéia da federalização. Por um Estado unitário descentralizado votou quase a metade da população, 45,8%. E mais que 2/3,  69,8% de população adulta não considera Viktor Yanukovych como presidente legítimo.

***

A maioria dos ukrainianos se opões a concessão do idioma russo o status de segunda língua oficial. Votaram contra 56,5% dos ukrainianos. A pesquisa foi realizada pelo Centro Razumkov e Grupo Sociológico "Rating".
37,6 apoiam dois idiomas oficiais: ukrainiano e russo.

Nas províncias de Odessa, Mykolaiv, Kherson, Kharkiv, Luhansk, Dnipropetrovsk, Zaporizhzhia e Donetsk, quase a metade da população (49,9% ) duvida que Rússia protege, com sinceridade, os cidadãos falantes do idioma russo no Leste-Sul da Ukraina.

CRIMÉIA

O líder do Mejlis (Parlamento da Criméia) Mustafa Jemilev, na manha do dia 22 de abril, quando saía da Criméia com o vice do Mejlis Aslan Omer Kirimpli, na administração da fronteira da Criméia com Ukraina 
recebeu o "Ato de notificação sobre proibição de entrada no território russo por 5 anos, ou até 19 de abril de 2019.

Jemilev comentou que já foi proibida a entrada na Criméia a vários representantes de organizações internacionais, e diplomatas. Ele disse que tais decisões não são nada mais que indicações com quê país "civilizado" nós temos questão. E acrescentou que, apesar de tal "resolução", ele virá para Criméia.

O presidente russo assinou o decreto da "Lei de Reabilitação dos tártaros da Criméia e outros povos, anteriormente deportados da Criméia - movimento político para fortalecer a política da Rússia na Criméia. 



Jemilev: "Reabilitação da Rússia, de alguma forma não necessitamos. É Rússia que deve reabilitar-se diante de nós pelo crime de 1944", - disse ele (Os crimeanos foram exportados de seu próprio território, pelos russos, em 1944 - OK). Ele considera que imediatamente, após a declaração da FR em 1991, Rússia deveria ter declarado que a deportação foi um crime e assumir o reassentamento dos tártaros na sua terra. 

"Anteriormente a propaganda russa, com raiva, constantemente falava que Ukraina estimulava o retorno dos tártaros para romper a situação demográfica em detrimento dos russos. E agora, de repente, tal reverso", disse Jemilev.

Ele ainda falou sobre as represálias contra os tártaros. Por exemplo, nas mesquitas quase oficialmente estão presentes os colaboradores do FSB (Serviço Federal da Rússia), e marcam os que tem a barba mais longa, determinam o grau de religiosidade - e, portanto, talvez automaticamente, estas pessoas caem sob a categoria do Islã radical. "E ação grosseira ontem, quando eles retiravam a bandeira ukrainiana do prédio do Mejlis, torciam as mãos das mulheres e espancaram um jovem. Tudo isto são repressões", - acrescentou.

Rússia nega a proibição de entrada de Jemilev na Criméia.  No ato de notificação não havia carimbo do Serviço Federal de Migração. (São confusões propositais, uma espécie de aviso - OK).

***

Os problemas com o abastecimento de água à Criméia começaram devido a redução da oferta de água pela Ukraina, através do Canal Norte da Criméia.
A Agência Estatal de Recursos Hídricos da Ukraina disse que o abastecimento de água não foi interrompido, embora os acordos ainda não foram alcançados.
O ministro da Agricultura  Nikolai Fedorov, em entrevista ao Canal "Rússia 24" disse que Rússia está disposta a pagar adiantado, diferentemente de outras formas de cooperação com Ukraina, mas por razões políticas, não pode.
Devido a problemas com abastecimento de água está ameaçada a época de irrigação na Criméia, no cultivo do arroz, milho e outros cereais.

Resumo e tradução: O. Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário