quarta-feira, 16 de abril de 2014


Notícias - 16.04.2014
Radio Svoboda (Rádio Liberdade)

Militares russos foram incumbidos de matar algumas centenas de pessoas e em seguida promover a entrada das tropas para Ukraina, disse numa coletiva um dos líderes da contra espionagem do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) Vitalii Naida, com base em conversas interceptadas. 
"Documentadas negociações sugerem que devemos matar 100 - 200 pessoas, e depois disso, em uma hora e meia aparecerão, no território da Ukraina tanques e veículos blindados do exército russo", - disse ele.  Naida confirmou que nos territórios orientais age a brigada, a mesma que agiu na Criméia, comandada pelo mesmo comandante, Ihor Strelkov. 
Também foi esta brigada que sequestrava cidadãos chechenos, durante a campanha da Chechênia, e exportava-os para Rússia. E, além da campanha chechena, esta brigada participou da ocupação da Georgia.


Mídia ocidental hoje está repleta de mensagens contraditórias sobre os acontecimentos da Ukraina que mudam mais rápido do que ela tem tempo para publicá-las e analisar a situação. Alguns artigos chamam o Ocidente para agir decisivamente contra a política do presidente da Rússia, outros constatam que as forças ukrainianas são incapazes para resistir aos separatistas armados e seus mentores russos. 

***

Hoje, no Congresso extraordinário de deputados do Partido das Regiões de Donetsk, os delegados pediram aos manifestantes depor as armas e desocupar os prédios apreendidos.
Mykola Letvenenko, presidente do Partido das Regiões: "O mais importante é a negociação e diálogo com as pessoas para preservar a vida.
Nós nos dirigimos a todos os conterrâneos e protestantes e apelamos: deponham as armas, não exponham ao perigo cidadãos pacíficos. Liberem os edifícios administrativos, os dirigentes dos órgãos do governo local, escolhidos pelo povo, cujo apossamento leva ao caos e à paralisia do sistema, prejudicial à vida das cidades e regiões da província, à deterioração da situação sócio-econômica do território no qual vivemos".
Letvenenko disse, também, que o referendo deve ser realizado sobre a questão do idioma e descentralização do poder, mas não sobre a federalização ou separação. (Nunca li nenhum pronunciamento tão ponderado dos principais "regionais" do país, especialmente dos que pertenciam ao clã do ex-presidente Yanukovych - OK).
Esta resolução foi aprovada pela maioria dos mais de três mil delegados do partido.
Em muitas cidades de Donetsk onde a maioria dos prefeitos é do Partido das Regiões, muitos deles já não conseguem controlar a situação.

***

Kyiv - 15 de abril, o primeiro batalhão da Guarda Nacional foi para o leste da Ukraina, para apoio à operação antiterrorista. A guarda Nacional é subordinada ao Ministério do Interior e foi criada pelo Parlamento em 13 de março devido a agressão russa, corrupção em agências de aplicação da lei e o desejo de muitos homens ukrainianos em defender a Pátria.
Este primeiro batalhão de quase 500 homens, de 18 a 55 anos, passou por um treinamento militar de três semanas. Segundo dados do Ministério, diariamente oferecem-se centenas de ukrainianos.
A tarefa da Guarda Nacional é tarefa voluntária e de apoio ao exército regular, explicou o presidente em exercício Oleksandr Turchenov.

Tradução: O. Kowaltschuk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário