quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rússia e Ukraina: Exportação - Importação em 2013
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 09.04.2014



Quantia geral exportada pela Ukraina aos países do mundo .............................63,312 bilhões de dólares
Parte exportada para Rússia............................................................  15,065 bilhões de dólares - 23,8 %
Quantia geral importada pela Ukraina dos países do mundo .............................76,964 bilhões de dólares
Parte importada da Rússia .................................................................23,234 bilhões de dólares - 30,2%
Importação geral de produtos pela Rússia em 2013  ..........................................317,8 bilhões de dólares
Parte de importação de produtos ukrainianos pela Rússia...................................................................4.7%

O Estado também poderia aderir com boicote aos produtos russos. Sobre isso no programa "Juntos" disse o ativista da "Resistência", um dos coordenadores da ação e boicote "Russo mata" Serhii Osnach. Segundo suas palavras, contar as perdas dos supermercados ou distribuidores não tem sentido porque, se a Rússia continuar com a ocupação, todo o negócio vai pertencer a Putin. E contar, simplesmente, não haverá o quê.

O ativista convidou todos os ukrainianos para causar resistência à ocupação com completamente acessível método.
Nós não podemos permitir, que o nosso dinheiro Rússia transforme, por exemplo, em financiamento da guerra. Nosso dinheiro vai para os "homenzinhos verdes" (Nome genérico às unidades militares russas envolvidas na invasão da Ukraina, em 2014), na ocupação de nossos territórios.  É anomalia, se alguém considera normal comprar produtos russos", - diz convicto Osnach.

De acordo com Serhii Osnach o comércio russo está tentando substituir os códigos de barras, que definem os produtos russos. Mas esta informação negou o representante da associação de produtos da Ukraina Rostyslav Lotsmanenko.

A iniciativa pública "Boicote a produtos russos", em Lviv já dura desde 10 de março e nós perguntamos aos clientes, se eles compram produtos russos.

Os comerciantes russos na Ukraina estão muito preocupados com a queda nas vendas de seus produtos e prometem pressionar o governo. Em Lviv a venda já caiu 40 - 50%. Mas os compradores admitem que podem haver rótulos falsificados.

Serhii Osnash diz que os ativistas querem mostrar aos comerciantes, e a todos os cidadãos russos, que Putin é um presidente inconveniente, que lhes causa danos. 

Em Chernivtsi os deputados do Conselho Municipal apelaram aos comerciantes a adoção de rótulo explicativo. 

"Eu não vejo nada que impeça o país na adoção do boicote, também para minimizar a cooperação econômica com a Rússia. Entendo que nosso país teme passos análogos por parte da Rússia, mas eles virão assim mesmo, aliás, eles já existem. De um lado há ganhos, mas do outro - ocupação da Ukraina e posterior agressão militar, derramamento de sangue e vítimas, - diz Osnach.

Para orientação dos compradores já foram criadas duas redes sociais.

Tradução: O. Kowaltschuk




Nenhum comentário:

Postar um comentário