terça-feira, 8 de abril de 2014


As provocações continuam
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.04.2014

As exigências dos militantes de Luhansk são quase iguais às russas.

Exigem cancelamento das eleições ukrainianas, referendum sobre a federalização em 10 - 11 de abril e libertação de "presos políticos". 

Esta foi a declaração do deputado de Luhansk Volodymyr Medianek. Ele visitou o prédio do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) capturado pelos militantes. Os militantes armados, como "Exército Sudeste" também pedem a reabilitação da funcionários de tropas internas, combatentes do "Berkut" e "Alpha".
Ainda exigem que todo o poder seja transferido para os conselhos regionais (incluindo o controle sobre as forças de segurança). 

Como se sabe, em 6 de abril, os militantes armados de Luhansk tomaram o prédio do SBU.
Anteriormente Rússia apresentou uma série de requisitos para legitimar o governo ukrainiano. Atenção especial foi dada ao federalismo, rejeição da eleição presidencial e libertação de "prisioneiros políticos" que é como ela caracteriza os separatistas ukrainianos presos. 

Hoje, dia 8 de abril, os militantes estão ocupados com a criação do "parlamento".

Próximo ao edifício do SBU constroem barricadas. Para isto quebram as divisórias entre as pistas da rodovia.




No centro da cidade montam tendas e recolhem assinaturas para referendo.


O responsável pela Administração presidencial Serhii Pashynskyi disse que os prédios capturados nas províncias orientais, no caso de não serem devolvidos pela forma pacífica, serão resgatados pelas forças de segurança de acordo com a lei sobre o combate ao terrorismo.


Aos sabotadores deram instruções para colocar na Ukraina o exército da Federação Russa.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 08.04.2014

Na noite de 8 para 9 de abril está preparada a entrada do exército russo na parte continental do território da Ukraina. Os ativistas pró-russos foram encarregados para realizar provocações sangrentas. Estas informações foram dadas pelo dirigente do centro da investigação político-militar Dmytro Tymchuk em sua página do Facebook.

"De acordo com os nossos dados, hoje, segundo o plano de investigação do Estado-Maior das Forças Armadas da FR, aos líderes separatistas foram dadas instruções para noite de 8 a 9 de abril organizar um "corredor" através da fronteira do Estado da Ukraina para passagem de colunas de equipamentos militares da Federação Russa, do território russo para ukrainiano", - disse ele.

Também os separatistas receberam ordem para organizar provocações com as vítimas das cidades da região, para que o lado russo interpretasse isto como "terror do governo ukrainiano contra o povo", - disse Tymchuk.

"Além disso, aos coordenadores do principal serviço de espionagem do governo que "trabalham" na região instruíram os separatistas ao uso de armas  contra tentativas para libertar os prédios por eles capturados", - acrescentou ele.

"Segundo nossos dados, os militares e os serviços especiais tomam as medidas necessárias  para bloquear os grupos separatistas.

"As forças Armadas e o Serviço Nacional de Fronteiras da Ukraina realizam medidas para bloquear a fronteira e proteger as regiões limítrofes". - disse Tymchuk.

Como se sabe, o Ministro das Relações Exteriores da Ukraina, disse que Rússia prepara a segunda etapa de ocupação da Ukraina.


Os tanques ukrainianos estão virados para retaguarda
Rádio Svoboda (Rádio Liberdade), 08.04.2014

Kharkiv - As bocas dos tanques ukrainianos, na fronteira com a Rússia estão virados para retaguarda. Isto é sinal que do lado ukrainiano a agressão está ausente, explicam na Administração Regional Leste do Serviço de Fronteiras do Estado. Ao longo da fronteira - valas se estendem em mais de 120 quilômetros. Na divisa patrulhas reforçadas que, além dos guardas incluem funcionários do Ministério do Interior, SBU e moradores voluntários das aldeias vizinhas de Kharkiv.

Pessoas, equipamentos militares e a própria terra em prontidão de combate. Ao longo da fronteira cavaram valas com 3 metros de largura e um metro de profundidade. Os guardas da fronteira dizem que este é o primeiro obstáculo e armadilha para veículos militares e tanques.

Segundo o chefe adjunto da Administração de Kharkiv Vasyl Khoma, em patrulhas voluntárias trabalham mais de 300 voluntários de comunidades próximas.
Próximo a fronteira concentram-se a pouco mobilizados voluntários. Antes disso eles passam por um rápido treinamento. Durante uma semana eles vivem em tendas. Depois do treinamento eles são incluídos à proteção da fronteira.

À proteção da fronteira também estão incluídos os funcionários do Ministério do Interior e SBU.

Durante o dia, segundo o relatório, foi negada a entrada para quase 200 cidadãos da Rússia, que podem participar de atividades extremistas na Ukraina.

O Serviço Nacional de Fronteiras chama a atenção dos cidadãos que, no caso de desestabilização da situação nas regiões fronteiriças, em especial nos pontos de passagem, serão tomadas medidas drásticas, para trazer os responsáveis à responsabilidade criminal.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário