sexta-feira, 11 de abril de 2014


Forças russas na fronteira
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 11.-4.2014

Peritos da OTAN publicaram as fotos de satélite de unidades militares russas, localizadas perto da fronteira russo-ukrainiana.

"Os russos têm um grande número de forças incluindo aviões, helicópteros, forças de operações especiais, tanques, artilharia, veículos de combate da infantaria... e eles podem dar início ao combate em poucas horas" - disse o diretor do centro Harry Diken.
Segundo suas palavras, as forças russas que estão concentradas na região acumulam-se em diversos locais próximos a fronteira e não realizam manobras como explicam em Moscou.
A opinião de Diken é compartilhada pelo comandante das forças da OTAN na Europa, general Philip Bridlav, que declara estar preocupado.
"Eu caracterizaria as forças militares russas, como tais, que têm todo o necessário para atingir seus objetivos", - disse ele.

Helicópteros russos próximo a Belgorod

Batalhão de artilharia russa próximo a Novocherkassk

Tanques e máquinas blindadas com equipamento de armas automáticas

Tropas aéreas de desembarque ou equipes de forças navais

Aviões de combate e helicópteros na base em Primorsko-Ahtarsk

***

Filho do ex-presidente, Oleksandr Yanukovych e o empresário Serhii Kurchenko tentam descongelar seus ativos na Europa. Eles protestam contra sanções que lhes impôs o Conselho da Europa. O Conselho considera a denúncia mas prevê que o caso será decidido pelo tribunal de Luxemburgo.

***

Na PACE (Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu) começaram ouvir sobre a cassação do voto da delegação russa.
"Vale ressaltar, que eles (participantes da delegação russa), que ontem descaradamente mentiam sobre Ukraina, hoje na sala não compareceram e, vergonhosamente fugiram de seu espancamento público", - escreveu em seu blog a deputada Iryna Hepashchenko. Ela acrescentou: "Pela manhã arrastavam as malas para fora do hotel".
O relator da PACE disse que as sanções contra Rússia podem ser prolongadas para o próximo ano, se a posição da Rússia quanto a Ukraina não mudar.

***

O ex-presidente Yanukovych e "Família" legalizaram 77,2 bilhões de "hryvnias" (moeda nacional) de recursos, pelo modo criminal.
Realizam-se também investigações financeiras contra as pessoas envolvidas na organização de assassinatos de pessoas e atividades separatistas na Ukraina.
"Especial atenção é dada à busca e bloqueio de fundos e todos ativos de determinadas pessoas físicas nos bancos e outras instituições financeiras da Ukraina", - disseram no departamento.
Até o dia 1 de abril foram descobertas as contas de 67 pessoas físicas e bloqueados seus fundos nas contas bancárias no valor de 261,1 milhões de "hryvnias", 15 milhões de dólares, 2,6 milhões de euros e 0,4 milhão de rublos russos, metais preciosos (ouro e prata) no valor de 3 milhões de "hryvnias ", e também ações num valor total de 1,1 bilhão de "hryvnias.
Nas contas bancárias 7 pessoas jurídicas, relacionadas com as pessoa físicas acima, fundos totalizando 630,9 milhões de "hryvnias.
Assim o montante total de fundos bloqueados pelo Monitoramento Financeiro de Estado, em março é equivalente a 2,2 bilhões de hryvnias.
O departamento informou que Ukraina enviou pedidos de informação a 136 países do mundo com a finalidade de estabelecer o bloqueio ulterior de contas bancárias, direitos corporativos e outros ativos dessas pessoas.
"Particularmente ativa cooperação realiza-se com os representantes da lei dos EUA e Reino Unido. Realizaram-se vários encontros e foram determinadas novas medidas conjuntas para identificar e bloquear ativos dos ex-funcionários e pessoas com eles relacionadas", - diz o comunicado.
Ainda, o Monitoramento Financeiro do Estado em conjunto com o Banco Nacional da Ukraina tomam medidas para cessação de medidas dos chamados centros de conversão e retirada ilegal da moeda para além das fronteiras da Ukraina.

***

Os crimeanos enfrentam filas para permanecerem cidadãos da Ukraina.
De acordo com testemunhas, por dia recusam a cidadania russa numa média de 100 a 120 pessoas.

***

O ex-presidente polonês Aleksandr Kwasniewski disse que o presidente russo, Vladimir Putin não planeja parar na captura da Criméia ukrainiana ou numa parte da Ukraina, mas quer ganhar o controle de todo país.
"Estou convencido que o objetivo de Putin não é apenas a conquista da Criméia ou Leste da Ukraina, seu propósito e toda Ukraina para incluí-la na composição da comunidade euro-asiática, o que o colocará entre os principais líderes de seu país, como Pedro, o Grande e Catarina, a Grande, e retornará o status de Superpotência da Rússia", - disse Kwasniewski.
Segundo o ex-presidente a crise na Ukraina será longa.A União Européia e OTAN devem preparar uma resposta a possíveis desenvolvimentos porque esta questão não terminará com as eleições presidenciais em 25 de maio.
O que Kwasniewski espera é que estes acontecimentos levarão a ainda maior integração dos países da UE, principalmente na criação da política energética comum e de segurança e maior cooperação com USA.
Ele apelou aos países ocidentais para maior implementação do que prometem, porque muitos países do mundo, não somente Rússia, estão convencidos que o mundo ocidental é campeão da palavra, mas não é tão bom realizador na implementação de suas declarações. E, que é preciso mudar isto.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário