sábado, 22 de março de 2014


"Verdade Ukrainiana", 22.03.2014 - Notícias

A perda do mercado russo estimulará a economia 

Pavlo Sheremeta, ministro do desenvolvimento econômico, declarou no "5º Canal" que a perda do mercado russo será um poderoso impulso para o desenvolvimento da economia ukrainiana e saída para o mercado europeu.


"Na Europa você precisa ganhar qualidade e preço. Inovação contínua lhe dará boa parte do mercado. A competitividade, tão necessária a Ukraina e às empresas, em parte compõe-se de quanto são exigentes seus clientes.  

Obviamente, nos países europeus, são muito seletivos e exigentes. E isso pode ser um fator poderoso no desenvolvimento da competitividade ukrainiana no futuro.

Classe econômica para ministros

Yatseniuk, primeiro-ministro, determinou a todos os membros do seu governo, quando em missão, utilizar-se de vôos da classe econômica.

"Eu, desde os tempos do Ministério do Exterior e Presidente da Assembléia sempre utilizei classe econômica - e nada de novo, e assim farão todos os membros do Gabinete Ministerial, porque na Ukraina, onde 70% de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, com vôo charter podem voar apenas aqueles que desprezam o seu povo", - disse ele.
Apenas em casos de emergência e na ausência de vôos regulares, serão usados "meios especiais". Mas onde há vôos regulares, não deve haver nem mesmo discussões", concluiu Yatseniuk.

Ouro e milhões de dólares guardados em casa

Durante a busca em sala privada do ex-ministro de Minas e Energia Eward Stavitskyi foram apreendidos 42 kg de ouro, 4,8 milhões de dólares em espécie, pedras parecidas com diamantes, outros.

Sobre isto escreveu no Facebook o Ministro do Interior Arsen Avakov. A busca foi realizada pela Procuradoria Geral,  (UBOZ) Instituto de Combate ao Crime Organizado, do Ministério do Interior no âmbito da investigação de roubo de propriedade do governo por funcionários do Ministério da Energia e Indústria de Carvão da Ukraina, na residência da esposa do ex-ministro.

"Foi encontrado 4,8 milhões de dólares em dinheiro, barras de ouro num total de 42 kg, relógios de pulso de marcas famosas, grande número de produções de metais preciosos (ouro, platina, brilhantes), caixas de pedras como diamantes, grande número de documentos imobiliários, de frações de empresas, de lotes de terrenos, documentos para registro de empresas estrangeiras em diversas jurisdições offshore, cartões de crédito, documentos de contas em vários bancos", - disse Avakov.

Parte dos bens encontrados                                                      

No apartamento, no momento da busca, encontrava-se a contadora, que esforçava-se para destruir os documentos. A mulher foi detida e está sendo interrogada. Ela tentou impedir a entrada de policiais ao apartamento.
No entanto, o ex-ministro Stavitskyi, ou sua família não estão detidos, e sua localização ou ações de investigações relacionadas com eles não são relatadas.


Segundo dados do jornal "Verdade Ukrainiana", depois da fuga de Yanukovych Stavitskyi viajou para Itália.

Em Donetsk chamam por Yanukovych

Os militantes distribuem folhetos com conteúdos separatistas e pedem a volta de Yanukovych. Cerca de 3 mil pessoas realizam comício em apoio ao ex-presidente da Ukraina Viktor Yanukovych na Praça Lenin em Donetsk. Muitas pessoas continuam chegando, mas a maioria não permanece por longo tempo.

                                                      Manifestação em Donetsk

As pessoas seguram bandeiras de St. George, da Federação Russa e da marinha da URSS. No palco há cartazes com dizeres: "Yanukovych - nosso presidente legítimo", "Yanukovych, proteja seu povo."

O teor da reunião é uma mensagem a Yanukovych, que fugiu do país, e de que deve arrepender-se e voltar a Ukraina para liderar o país e remover do poder o atual Governo e Parlamento.

Na praça também distribuem panfletos do "Bloco Russo" com chamadas para comparecer no domingo, às 12 horas. A essência dos panfletos  é separatista. "Nós temos com quem aprender. O povo da Criméia disse seu "Eu". A vez é nossa" - diz o panfleto.

Enquanto isso, em outros locais recolhem ajuda para os militares ukrainianos que estão na divisa da região de Donetsk.


                                       Moradores de Donetsk recolhem ajuda aos militares

Depois de algum tempo, os manifestantes da praça foram a Administração Estatal de Donetsk e pedem a renúncia do governador Serhii Taruta. Eles atiram garrafas de plástico sobre os policiais. Milícia controla a situação. 

Tradução: Oksana Kowaltschuk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário