domingo, 23 de março de 2014

Notícias do dia 23.03.2014

Rádio Svoboda (Rádio Liberdade)

Europa preocupa-se com os planos russos quanto ao restante da Ukraina

Europa preocupa-se com o fato da Rússia continuar aumentando as atividades militares em torno da Ukraina, especialmente na região da Transnistria - Moldova, declarou o ministro das Relações Exteriores da Suécia Carl Bildt.

Ele lembrou que em 1 de março o Conselho da Federação da Assembléia Federal da Rússia deu, por unanimidade, ao presidente Vladimir Putin o direito de usar as forças armadas russas em todo o território da Ukraina.

É conhecido o fato que ao longo das fronteiras da Ukraina, Rússia aumentou muito a quantidade de suas tropas.

Além disso Bildt chamou a atenção para a Transnistria, região separatista da Moldávia, onde a Rússia tem tropas. Ele lembrou que ontem, em Odessa prenderam um grupo subversivo, relacionado com os serviços especiais russos.

Portanto, não se deve perder de vista todo o sul da Ukraina, e da Criméia até Odessa, disse Bildt.

Suécia, e pessoalmente Carl Bildt é um dos maiores defensores da Ukraina na União Européia.


OTAN: Rússia não é parceiro, é adversário

Rússia atua cada vez mais como adversário, não como aliado da OTAN, disse neste domingo o general americano Philip Bridlav, chefe do comando europeu dos EUA, principal comandante da OTAN na Europa.

Hoje Rússia tem "muito muito grandes e muito muito prontas forças para combate" na fronteira oriental da Ukraina - "absolutamente suficientes, para... chegar a Transnístria", região separatista da Moldávia, onde já tem tropas russas.

Essas ações dos exércitos russos causam profunda preocupação, dada a atual política do presidente russo Vladimir Putin, que justifica a invasão de seus exércitos em outros países como tarefa de proteção a russos ou falantes de russo, disse o general no "Fórum de Bruxelas" - reunião anual dos países mais influentes da Europa e do Atlântico Norte, de líderes políticos, empresariais e intelectuais sob os auspícios do Fundo Alemão Marshall, que neste ano deu uma atenção especial a Ukraina.

Em Dnipropetrovsk - Ukraina, neste domingo, centenas de pessoas reuniram-se numa assembléia nacional tradicional, na Praça dos Heróis, para dizer: Contra-revolução - não! As pessoas seguravam bandeiras ukrainianas e cartazes com dizeres: "Ukraina é única", "Cuidado, a praga se alastra", outros.

Segundo os coordenadores do Euromaidan, na província restaura sua atividade a "quinta coluna de Kremlin". Alguns deputados financeiramente apoiam os movimentos pró-Rússia. Slogans a favor da federalização ou separatistas trabalham contra o Estado da Ukraina.

"Nós coletamos essas informações e encaminharemos para o Serviço de Segurança da Ukraina", - disseram os organizadores da assembléia.

 
Detenção em Donetsk

"O Serviço de Segurança da Ukraina deteve em Donetsk o líder de Donbass Mykhailo Chumachenko, do chamado   "corpo de voluntários do povo". Ele é suspeito na preparação de ações direcionadas para derrubar a ordem constitucional ou tomada do poder de Estado e também de assalto à integridade territorial e inviolabilidade da Ukraina.

Com o detido apreenderam provas que testemunham sobre as intenções planejadas  a realizar-se durante um evento de grande número de pessoas em Donetsk "conclamar os participantes a ações ilegais, especialmente para captação forçada do prédio da administração regional".

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário