quinta-feira, 6 de março de 2014

 Notícias da Ucrânia - 05.03.2014
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)


  O enviado da ONU à Criméia Robert Serry, foi barrado por desconhecidos. Eles desejavam que os acompanhasse.
  De acordo com a Voz da América, em sua página no Facebook. o vice-secretário geral da ONU, escreveu que Robert Serry foi parado por homens armados, que exigiam que ele os acompanhasse, o que Serry não aceitou. Ele abandonou seu carro e, com colegas da ONU, estava voltando a pé para o hotel. Em seguida, o jornalista James Meyts, que estava no local, disse que Serry não conseguia sair de um coffee shop, porque estava sendo barrado por homens camuflados, com "heorhiivski" fitas (símbolo de glória das armas e exército do império russo e URSS).  

  "Interfax-Ukraina", serviço de imprensa do Serviço Nacional de Fronteiras, informa que o anteriormente sequestrado por desconhecidos em Yalta Coronel-Geral da Guarda de Fronteiras da Ukraina Mykhailo Koval  já foi libertado, está bem e continua o seu trabalho na Criméia.

Rádio Svoboda

  A grande mentira de Putin sobre Ukraina.
Fascistas dirigem Kyiv, refugiados em massa vieram da Ukraina para Rússia, desenfreados ataques anti-semitas, ataques a igrejas ortodoxas.Está é apenas uma parte das falsas e distorcidas histórias que a mídia russa espalhou nos últimos dias, tentando aumentar a tensão em torno da situação na Ukraina.
Especialistas consideram que esta guerra de informação do Kremlin tenta lançar as bases para uma intervenção militar na Ukraina.

  Bruxelas - A Comissão Européia reage a pressão militar e econômica da Rússia sobre os ukrainianos com medidas monetárias e comerciais a Ukraina. 
Nesta quarta-feira, em Bruxelas decidiram desenvolver um pacote de ajuda, que prevê pelo menos 11 (onze) bilhões de euros. Soma considerável calculada para vários anos. Bruxelas não se limita a ajuda em dinheiro, mas também, por exemplo, com o fornecimento de gás reverso,que pode abastecer 90% das necessidades ukrainianas.  E implantação unilateral das disposições da Zona de Livre Comércio, a qual não quis realizar com UE o ex-presidente Yanukovych.
  Junto com o pacote de ajuda UE arrestou e declarou que pretende compensar, os apropriados por 18 pessoas recursos financeiros do Estado ukrainiano.

  Se Rússia não diminuir a escalada de tensões criada pela sua invasão a Ukraina, "as sanções entram em ação amanhã", disse hoje o Ministro do Exterior da França Loran Fab'yus.
Estas sanções serão aplicáveis nas questões de vistos, negociações econômicas, bem como ativos a certos oligarcas russos.
  "Nós esperamos que Rússia nos dirá que tem perspectivas para diálogo. E é isto que propomos com a Alemanha: grupo de contato de alguns países" - disse o ministro.
Enquanto isso, na Criméia, as tropas russas que a invadiram dias atrás, e ativistas pró-russos locais continuam a aumentar a tensão em parcelas de militares ukrainianos bloqueados por eles.

Tradução: Oksana Kowaltschuk


A seguir, um apelo direto da Ukraina, que veio no idioma português. Eles estão enviando apelos em diversos idiomas, a diversos países:

          

Portugal, Brazil, CLPL

O Sector Civil do Maidan, Lviv: Caros colegas!

Fundação Internacional "Renaissance", Kyiv: Caros amigos!

Na Ucrânia já durante três meses está a decorrer o confronto entre o presidente Viktor Yanukovych e o povo ucraniano. Ontem o conflito entrou na sua fase mais perigosa. O confronto pode transformar-se numa guerra civil. Por isso tomamos a coragem de informar-vos sobre os acontecimentos na Ucrânia. Este é um dos pontos de vista. Vamos tentar ser imparciais.

4 de Março – Alemanha pediu rápida resolução da crise na Criméia por via diplomática e ameaçou a Rússia com sanções já na quinta-feira 7 de Março. O anúncio foi feito pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank-Walter Steinmeier.

4 de Março – Em conferência de imprensa o presidente russo Vladimir Putin disse que não há necessidade de usar tropas na Criméia, mas se houver uma razão – a Rússia poderia usá-los. As tropas russas continuam a bloquear as tropas ucranianas na Criméia.

4 de Março – Força Aérea da Turquia levantou oito aviões de caça F-16 que voaram

para interceptar avião de reconhecimento russo que voava ao longo da costa do Mar Negro da Turquia.

4 de Março – O chefe do Departamento de Estado de EUA John Kerry chegou em Kiev. Kerry chamou as recentes ações da Rússia intervenção na Criméia.

4 de Março – Os Estados Unidos concederam a Ucrânia um empréstimo de um bilhão de dolares.

4 de Março – Líder de Forças Navais da Ucrânia "Sahaidachny" voltou para o Mar Negro liderando o grupo portador de forças navais dos Estados Unidos. EUA enviaram o porta-aviões USS George HW Bush na direção do Mar Negro em relação com a invasão do exército russo na Criméia. Porta-aviões é acompanhado por dezessete outros navios e três submarinos. Porta-aviões está transportando a bordo 90 aeronaves, incluindo helicópteros de vários tipos e alguns aviões de caça F-22 Raptor. Cada submarino tem vinte e quatro silos de mísseis para lançar ogivas nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário