sexta-feira, 21 de março de 2014

Imprensa Mundial

Rádio Svoboda, 19.02.2014

Por que Putin tão facilmente domina Ukraina?

Observadores ocidentais questionam, por que Putin tão facilmente e rapidamente conquistou Criméia e ameaça liquidar Ukraina, apontando para sua próxima prioridade - "Kyiv - a mãe das cidades russas". Especialistas globais surpreendem-se, que a duas semanas Putin disse ao mundo que Moscou, não pensa captar a Criméia, e na terça-feira ele fez exatamente isso. Analistas alertam, que a anexação da Criméia por Kremlin - é o primeiro passo para a grande verificação do mapa da Europa e do mundo pelo regime agressivo de Putin. A imprensa ocidental cita políticos que alertam, que "Putin - um maníaco deslumbrado com a idéia de criação de um novo império mundial como a ex-União Soviética."
O ex-secretário de Estado dos EUA Hilary Clinton anuncia ao mundo, que Putin quer novamente "verificar as fronteiras da Europa". Os jornais chamam a atenção ao desamparo do atual governo ukrainiano, onde dominam os representantes do partido político de Yulia Tymoshenko.

***

China - um aliado de longa data da política externa da Rússia. Ajudou parar a tentativa do Conselho de segurança da ONU em apoiar os rebeldes da Síria. No entanto, ao se tratar da Criméia, Pequim se distanciou de Moscou.
"China sempre respeita a soberania e a integridade territorial de todos os países. A crise da Criméia deve ser resolvida de uma forma política e dentro da lei. Nós apelamos para manter a calma e abster-se do aumento da tensão"... - disse Hong Lei, o porta-voz do Ministério do Exterior da China.
Os especialistas dizem que China não gosta de separatismo, e procedimentos russos na Criméia podem custar o apoio de Pequim a Kremlin.

***

Conselho da Segurança da ONU: "ladrão pode roubar haveres, mas isto não lhe dá o direito de proprietário."

***

República Checa oferece ajuda aos tchecos da Volyn - Ukraina. São 400 famílias de Zhytomyr que desejam voltar para República Checa. Em 1860 do então Império Austro-Húngaro à Rússia Czarista foram realocados mais de 15 mil tchecos, a maioria dos quais se estabeleceu no território de Volyn. Hoje, na Ukraina vivem aproximadamente 20 mil tchecos.

***

O presidente dos EUA B. Obama descartou, no dia 19.03.2014 qualquer possibilidade de intervenção militar de seu país nos acontecimentos na Ukraina.
No entanto, Washington continuará a pressão diplomática e econômica a Moscou devido a sua invasão à Ukraina.

***

Simferopol: enquanto em Moscou celebram a anexação da Criméia, houveram problemas na península. Na terça-feira enterraram o encontrado morto Reshat Ametov. O homem de 38 anos participou do protesto contra ocupação russa e desapareceu quando foi ao escritório de recrutamento de Simferopol em resposta à mobilização. Foi encontrado algemado na área Biloguirskyi, e com sinais de tortura. Ficou esposa com três crianças pequenas, o mais novo com 2,5 meses.
Na terça-feira houveram vítimas entre militares ukrainianos. Um soldado foi morto e outro ferido durante o ataque a unidade ukrainiana por homens armados e usando uniforme russo, em Simferopol.

***

Questão de Firtash - arma contra Putin. 

As agências de notícias informam que o empresário ukrainiano, provavelmente participante dos esquemas de gás do Kremlin, Firtash, continuará sob custódia da polícia de Viena até sexta-feira ou segunda-feira (ele foi detido na capital austríaca, na semana passada, 12 de março, a pedido do FBI e do Tribunal de Chicago para ser extraditado aos EUA). O Tribunal de Viena também avisa, que ainda não abordou a questão da extradição de Firtash aos EUA, porque aguarda pela fiança de 125 milhões de euros para libertar o empresário ukrainiano da custódia, sob a condição de que ele não deixará o território da Austria até a decisão do tribunal sobre sua extradição aos EUA. 

Os especialistas dizem, que a questão de Firtash pode tornar-se uma arma poderosa do Ocidente contra Putin, com cujos negócios de gás relacionam também o oligarca ukrainiano.

"A prisão de Firtash - por enquanto é o único passo sério do Ocidente contra Putin. Ele sabe tudo sobre Putin e Gazprom.
Do mesmo modo podem prender Roman Abramovych e Gennady Timchenko. Estes são as principais carteiras ( de dinheiro) de Putin! declara Piontkovskii. Ele acredita que a confissão de Firtash, diante do Tribunal americano,mostrará ao mundo a verdadeira natureza de Putin, que ele é ladrão.

O especialista de Moscou afirma que Firtash conhece os detalhes mais profundos do negócio de gás de Putin. "Firtash está imerso nos detalhes mais íntimos dos projetos de gás do Kremlin. Isto se aplica não apenas a Putin, também a Yulia Tymoshenko, naturalmente.

As revelações de Firtash serão muito desagradáveis para Putin. Pelas primeiras avaliações dos especialistas, a Putin pertencem 4,5% das ações de "Gazprom" - diz o especialista.

Complementando. No dia 20, o dinheiro por Firtash veio da Rússia. Está sendo verificado. Segundo a legislação bancária austríaca é obrigatório verificar as fontes dos recursos. Até o término da verificação Dmytro Firtash não pode ser libertado.

Tradução: Oksana Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário