segunda-feira, 1 de junho de 2015

Indicação sensacional. Saakashvili pretende vencer.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 30.05.2015
Viktor Kaspruk

Com nomeação de Saakashvili surgem possibilidades para reformas na Ukraina, que podem tornar-se padrão no futuro para todo país.
(Saakashvili, ex-presidente da Geórgia, foi muito elogiado na Ukraina, durante sua presidência em seu país - Geórgia.
A ele atribuíam muitas realizações com melhorias econômicas, inclusive mudanças pró-ocidentais na organização e gestão governamental. Porém ele perdeu as eleições para um candidato pró-Rússia. Não há muitas notícias sobre Geórgia nos jornais ukrainianos atualmente. O fato é que Geórgia também está batalhando pela entrada na União Européia. - OK).


A designação sensacional de Mikheil Saskashvili para o cargo de chefe da Administração Regional de Odessa (equivalente a governador de Estado - OK) vai suscitar, na Ukraina, diversas visões e opiniões. Claro, nem todos estão prontos para apoiar tal decisão do presidente Petró Poroshenko (Esta indicação, de pessoa de nacionalidade não ukrainiana, para um cargo governamental, não é primeira. Saakashvili recebeu a cidadania ukrainiana - OK). No entanto, biografia e atividades políticas de Saakashvili, anteriores, indicam que, para este político Ukraina e seu futuro não é menos importante, que sua natal Geórgia.

Em alguns casos pode-se não concordar com o presidente Poroshenko mas, neste caso, é evidente que a maioria dos ukrainianos reagirá positivamente a essa nomeação. Mikheil Saakashvili é um homem decente e honesto, e ele é capaz de restaurar a ordem em Odessa.
E o mais importante - Saakashvili é dirigente, que tem em sua carteira concretas realizações de reformas, como as que Ukraina precisa urgentemente.

Presidente Poroshenko (esquerda) e o novo presidente de Odessa Mikheil Saakashvili.
E, apesar de que críticos das reformas na Geórgia indicam (muitas vezes sem fundamento), as deficiências de sua atividade reformista, ninguém pode negar, que as reformas foram realizadas, e realizadas com êxito no sentido estratégico.
Mas os movimentos táticos e erros passados podem ser melhorados - se houver vontade política e apoio do presidente. Mas, não esperemos que o nosso chefe, de uma região tão difícil como Odessa, poderá virar a maré rapidamente.
Afinal, para Putin e seu comando kagebista, o nome do ex-presidente da Geórgia age como um pano vermelho na frente de um touro. Portanto, desde os primeiros dias de trabalho do novo presidente de Odessa (equivale ao nosso governador) a resistência a seu trabalho será maior que a um outro que não tenha o nome e autoridade tão conhecidos no mundo, quanto Saakashvili.
Pode-se prever, que após esta nomeação, Rússia vai intensificar as suas atividades subversivas em Odessa. Para isto é preciso estar preparado, e analisar os métodos que poderão neutralizar a explosão de atividades de agentes russos manifestos e dissimulados.

Presidente Poroshenko e Mikheil Saakashvili. Odessa, 30.05.2015.
Possibilidades para reformas em Odessa.
No entanto, com a nomeação de Saakashvili na Ukraina surge a possibilidade para reformas reais (talvez pela primeira vez em sua existência) que podem tornar-se padrão para todo o país, no futuro.

Não podemos deixar de ver, que Mikheil Saakashvili aceitou um grande risco. Aceitando esta proposta, na verdade, ele colocou em risco sua reputação política de ranking tão elevado.
Afinal, se ele não obtiver êxito (Moscou fará tudo para isso), no futuro, lhe será difícil explicar aos seus conterrâneos, por que ele, novamente pretende ao posto de presidente da Geórgia.

Do cargo, de Saakashvili, de governador de Odessa, vai depender não somente a sua futura carreira política, mas também, em grande parte, o destino histórico da Geórgia, que agora é regida pelos políticos pró-Moscou. Na Ukraina, Saakashvili vai lutar por uma nova Geórgia.

E, se o presidente Poroshenko nomeou Saakashvili para este cargo, porque decidiu tornar Odessa uma região para a introdução de reformas reais (que depois serão transferidas para todo o território da Ukraina), está correto, então não se pode negar que, o novo dirigente recebeu, secretamente, maiores poderes que os seus homólogos de outras regiões ukrainianas.

Isto é necessário para limpar os "estábulos de Augias" (expressão antiga que significa lugar extremamente sujo, ou questões extremamente negligenciadas e emaranhadas - OK) da burocracia pós-comunista que, na Ukraina, não apenas não perdeu suas posições, mas também, em algumas direções estratégicas para seus bolsos, fortaleceu-as criticamente.

Possivelmente, analisando a experiência dos primeiros dias de trabalho de Saakashvili Poroshenko chegue à conclusão de que para o novo líder ter êxito (como toda Ukraina) é indispensável parar de adiar a reforma judicial.  Porque, ao novo governador será difícil reformar a província se ele estiver "cercado" pelos antigos quadros da procuradoria, judiciais e policiais.

Mikheil Saakashvili e o patriarca Filaret. Kyiv, 08.02.2015
Mas é necessário reconhecer que Saakashvili é uma pessoa que não teme riscos. Ele, aceitando a proposta, não podia compreender ao que vinha, então seu foco é, exclusivamente a vitória. 

Mas, talvez, haja uma outra suposição. Poroshenko não manteve Saakashvile, por muito tempo como chefe da reforma do Conselho Consultivo Internacional na Ukraina porque tem para ele planos políticos de grande alcance. 
Portanto, em caso de teste satisfatório nas difíceis condições políticas e econômicas, no cargo de governador, isto pode ser um trampolim para o cargo de primeiro-ministro.

É difícil prever, por onde vai começar o novo chefe de Odessa: pela corrupção em torno do tráfego que passa pelo porto de Odessa, pela depravação e corrupção moral dos funcionários, ou pelo desmantelamento do sistema em que "A" não denuncia "B" pelos desvios, porque ele também desvia. Um protege outro, e todos se protegem. (Eles usam uma designação que consegui traduzir para "garantia circular" -OK).

E lembrando, que Saakashvili apareceu inesperadamente em Odessa, anteriormente ao anúncio, é pouco provável que esta nomeação foi feita espontaneamente.
O pretendente foi observar a cidade em que terá que trabalhar duro e, parece, ter aceito a designação depois disso.

Desde o início é importante estar muito bem preparado, porque os sabotadores pró-russos e a "quinta coluna" tentarão minar a situação.
Por outro lado, se Saakashvili colocar na linha esta "quinta coluna" os outros mal-intencionados não se atreverão a performances públicas ativas.
No entanto, ainda há outras questões que preocupam. É improvável que hoje, o ex-presidente terá na Ukraina um tal comando que ele tinha, em seu tempo, na Georgia.

Portanto, seja como for, Mikheil Saakashvili assumiu um projeto piloto na região de Odessa. Agora, tudo o que acontecer por lá serão acontecimentos não apenas em escala regional.
Ele será observado no mundo, por aqueles que tomam decisões, e não apenas políticas. E ele deverá demonstrar, qual é a alternativa para simulação de "reformas sem reformas" no exemplo de uma única região.

Com isso, de novo é importante, que poderes e garantias ele recebeu do presidente. Porque, apesar do fato de que Odessa - é reconhecida como a pérola do Mar Negro, temperamento e mentalidade das pessoas de lá é tal, que trabalhar com eles não conseguirão todos.

Tradução: O. Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário