quinta-feira, 18 de junho de 2015

Chornovol: parte da extração de gás subtrai o "ex-gerente de Yanukovych", Onishchenko - e não paga
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 16.06.2015

Tatiana Chornovol
A deputada Tatiana Chornovol disse que o novo oligarca na extração de gás na Ukraina tornou-se o deputado, ex-"regional" (Partido das Regiões, do ex-presidente Yanukovych) Alexander Onishchenko.
Este oligarca, agora chama-se Onishchenko. Seu antigo sobrenome Kaderov. Ele, de fato, chamam Onishchenko-Kaderov. Este oligarca, nos tempos de Yanukovych, era gerente do ex-presidente, administrava os negócios de Yanukovych na esfera de extração de gás natural pátrio", - disse ela na entrevista.
Onishchenko veio ao Parlamento pelo distrito Nº 93 (região de Kyiv). Ele é membro do grupo "Vontade do Povo" e vice-presidente da Comissão Parlamentar sobre combustíveis do complexo energético, política e segurança nuclear.

Chornovol observou que em 2007, quando Yanukovych era primeiro-ministro, Dzharty era ministro de Ecologia, e Stavytskyi, que na época alienava "Mezhyhiria" (Local que era do estado ukrainiano e passou para o domínio de Yanukovych, aonde ele construiu sua residência-palácio - OK), era chefe de "Nadra Ukraina" (nadra - subsolo, entranhas - OK) ocorreu com alienação de poços de petróleo estatais para empresas privadas segundo acordos de ações conjuntas com "Ukrgasvydobuvannia" (significa : extração de gás da Ukraina - OK).
"Este processo, então, realizava-se no interesse de Yanukovych. Isto é, formavam-se estruturas de negócios, que trabalhavam no setor de gás, com gás doméstico, segundo acordos de atividade conjunta. com a empresa "Ukrgasvydobuvannia". Na verdade, transferia-se para empresas privadas, recém-criadas, poços de petróleo. Isto Yanukovych fazia para receber rendimentos pessoais. Para esta área, ele colocava gestores que deveriam conduzir este esquema", - acrescentou Chornovol.

Segundo a deputada, em 2008, quando ao governo veio Yulia Tymoshenko, tais "gerentes" Basil Dzharty e Edward Stavytskyi  "começaram re-formalizar as empresas em outras pessoas, outros suplantados proprietários, outros suplantados diretores - para que os poços de petróleo não pudessem ser devolvidos ao Estado. "Então apareceu, pela primeira vez, acima da linha do horizonte o cidadão Onishchenko-Kadyrov - apareceu como diretor da empresa    "Nadra Hiotsentr" que Dzharty criou, para que Yanukovych tivesse renda da produção doméstica de gás", - disse Chornovol.

Segundo suas palavras, após Maidan, quando Yanukovych fugiu da Ukraina, "seu gerente Onishchenko, nesta área, recebeu posse efetiva de sua empresa".

Anteriormente ele devia entregar 80% a Yanukovych, agora Onishchenko acumula todo este dinheiro consigo - e, agora ele é realmente muito rico, porquanto trata-se de uma série de empresas - disse Chornovol. 

E Chornovol contou, que na véspera viajou a Myronivka, região de Onishchenko, para saber, que empresas são estas, "que pedaço dos negócios de Yanukovych esta pessoa desviou para si".
"Eu fui lá, porque soube, que seus negócios - particularmente "Nadra Hiotsentr", onde ele (Onishchenko) em 2008 era diretor, é oficialmente registrado na rua Lenin, 48", - explicou a deputada.
"Eu entrei na instalação - lá há duas pequenas salas, que trazem a inscrição, de que ali se encontram os escritórios da LLC "Plast" (Sociedade de Responsabilidade Limitada) - esta também é uma empresa que trabalha na esfera do gás e também escritório da  "Aliança de gás". Quando eu entrei na sala, eu vi que havia muitos papéis com nomes de outras empresas", disse ela.

Chornovol observou, que todas as licenças para extração de gás, são emitidas por empresas "de bolso" registradas de tal modo que causam enormes prejuízos ao Estado.

"Todas estas licenças, depois do Maidan, não foram inutilizadas, porque o ministro da ecologia Igor Shevchvenko - é protegido do mesmo Onishchenko, que é o guardião de seus esquemas. Onishchenko comprou do Byut (Bloco de Yulia Tymoshenko - ) o cargo de Ministro da Ecologia, e em resultado todos estes certificados permanecem em vigor, e todas essas empresas continuam a trabalhar" - disse ela.

A deputada disse, que no escritório se recusaram a fornecer os nomes das empresas - então ela começou fotografar os documentos que estavam sobre a mesa.

Eu descobri que Onishchenko - é proprietário da empresa "Plast", da empresa "Khas" (que produz anualmente cerca de 100 milhões de metros cúbicos de gás) - antes havia o pensamento, que esta empresa era de Azarov, mas agora ela é de Onishchenko. Em seguida, é "Cárpatos Nadra Invest", a Aliança de gás", - disse ela.

Esta empresa tem uma história escandalosa.  Eu tenho a cópia do acordo, assinado pela Ukrgasvydobuvannia  com a empresa "Recursos Naturais". Este acordo, observe, - de 26 de fevereiro de 2014, isto é, apenas 4 dias do fuzilamento no Maidan!" - disse ela.
Com esse documento, Ukrgasvydobuvannia, a empresa estatal vendia para TOV (Sociedade de Responsabilidade Limitada) "Recursos Naturais" serviços de aproveitamento de poços de petróleo. Isto é, não vendia poços de petróleo, não alugava, mas dava usos de serviços. de aproveitamento de poços de petróleo. 

O preço que aqui é declarado, era 1.500 UAH no mês pelo poço de petróleo. Agora tornou-se claro, que a empresa era de Onishchenko, porque os documentos desta empresa estavam em seu escritório", - declarou Chornovol.

Quando a deputada fotografava os documentos, no escritório adentrou uma pessoa de confiança, tomou a máquina fotográfica, quebrou-a e levou sua bolsa. 
"Depois eu soube que esta pessoa de confiança de Onishchenko, nos tempos do Maidan levava os "titushky (capangas) no Maidan. Isto é, enquanto os "titushke" de Onishchenko matavam os protestantes, ele roubava os poços estatais de petróleo. Agora esta pessoa - uma das mais influentes e mais ricas da Ukraina", - declarou Chornovol e exortou os jornalistas a ocupar-se com este tema.
Ela acrescentou, que agora, todas as empresas de Onishchenko devem pagar 70% da renda ao Estado. "Essas alterações foram adotadas antes do Ano Novo a todas as empresas que trabalham sob contratos conjuntos com Ukrgasvydobuvannia". Se isto funcionasse - não importa de quem é a empresa, - o Estado receberia 70% de cada metro cúbico, do preço "NERC" (Comissão Nacional de Regulação da Energia). 

"Mas eu também mostrei, que estas empresas evitam o pagamento da renda e IVA. Elas fazem a primeira venda de gás a empresas fictícias pelo preço de 2 -3 mil o m³. Então apresentam relatório que não podem pagar o total da taxa da renda, porque, simplesmente, não têm dinheiro. Mas suas empresas fictícias, no final, vendem o gás aos consumidores industriais, empresas estatais, já por 8 - 9 mil pelo m³. Este preço forma-se através de serviços fictícios", - declara Chornovol. Deste modo também não pagam o IVA, porque se forma um crédito de imposto fictício. Trata-se de bilhões roubados do Estado", - acrescenta ela.

No dia anterior a "Frente Popular" noticiou que Tatiana Chornovol, em 15 de junho foi espancada no escritório de Onishchenko, em Myronivka, aonde ela foi recolher informações sobre a empresa "Recursos Naturais +", a qual, já depois do Maidan recebeu uma série de poços de gás até o final de 2023.

(Tatiana Chornovol já fazia investigações, como jornalista, no governo Yanukovych, pelo que foi quase morta. Seu carro foi parado na estrada, no começo da noite (os ukrainianos gostam de morar em aldeias próximas às cidades) quando ia para casa. Ela foi retirada do veículo e cruelmente espancada. Seus agressores, pensando que já estivesse morta, a abandonaram desmaiada. Felizmente, ela sobreviveu, e continua destemida. Seus verdadeiros agressores, segundo ela, devem estar escondidos em Moscou. Ela conheceu dois supostos, que até foram presos por algum tempo, mas ela diz que não foram estes.

No hospital depois do espancamento
"Tatiana, tenha cuidado, seu esposo já perdeu a vida nesta guerra injusta. Você tem filhos pequenos para criar!"
Infelizmente, o governo ukrainiano precisa expurgar de seus quadros ainda muitos aproveitadores. Espero que consiga! - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário