sábado, 20 de junho de 2015

Apreensão de bens da FR no mundo. Da propaganda televisiva à "carteira de Putin".
Tyzhden ua. (Semana Ukrainiana), 20.06.2015

Sob arresto de países europeus, em seis semanas caíram grandes bancos russos, arquidioceses, representações de ONGs e mídias de propaganda.

Bélgica:
Em 17 de junho todas as instituições russas na Bélgica, com exclusão das protegidas pela imunidade diplomática, receberam notificação de arresto de sua propriedade. 

À lista entraram praticamente todas as filiais de bancos russos registrados na Bélgica, a arquidiocese da Igreja Ortodoxa Russa, as ONGs e meios de comunicação. Também foram arrestados os bens e as contas de outras organizações, que possuem relacionamento com a FR, particularmente "Eurocontrol", que regula o tráfego aéreo sobre Europa.
Explicaram que é devido a decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos sobre o caso Yukos (companhia petrolífera) que ainda está sendo discutido no Comité  de Ministros do Conselho Europeu por todos os membros europeus, inclusive Rússia, e ainda não está encerrado. 

Mais tarde tornou-se conhecido que o arresto ocorreu após a decisão do Tribunal de Haia, no total de 1,86 bilhões de euros, que Rússia deverá pagar. Esta é apenas uma das reivindicações, o montante total dos pagamentos da dívida russa, segundo veredicto do Tribunal de Haia é cerca de U$ 50 bilhões.

No dia seguinte o Ministro das Relações Exteriores da FR enviou protesto ao embaixador belga Alex Van Meuvenu, denominando as ações belgas "ato  francamente hostil" e "uma violação flagrante do direito internacional". Rússia ameaçou com arresto a propriedade da Bélgica na FR, incluindo a Embaixada em Moscou e de pessoas jurídicas.

França:
Em 17 de junho foram arrestadas as contas de empresas russas da filial do banco VTB. No início também apreenderam as contas de missões diplomáticas russas, posteriormente desbloqueando-as. Os valores contam-se em dezenas de milhares de euros.

Também foi arrestado o edifício do canal de propaganda russa. E foi anunciado o arresto de recursos financeiros, se for confirmado, que o canal trazia receitas à Rússia. O arresto não afetará os salários dos funcionários, pois eles não são propriedade do Estado.

Áustria:
Segundo o embaixador em Moscou, Emil Brics, na tarde do dia 18 realizou-se o arresto de ativos russos na Áustria. Ele não forneceu detalhes.

Itália:
Em 05.05 a Polícia financeira da Itália apreendeu as contas do bilionário russo Arkady Rotenberg, que acreditam ser "carteira" de Vladimir Putin. Foram apreendidas seis propriedades. Foi dada queixa ao tribunal italiano, o processo está em curso. Ukraina está envolvida no litígio como terceiro lado. 
Em março do ano passado A. Rotenberg já foi atingido por sanções norte-americanas como "próximo ao círculo do presidente Putin.

***
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 20.06.2015

EUA serão capazes de fornecer gás a Ukraina e outros países europeus em dois anos, disse o senador republicano John McCain.
Segundo ele, o Acordo de Minsk é violado diariamente, e a cada hora, o que seria ocasião para reforçar as sanções européias contra Kremlin. Mas, no caminho do gás - há a dependência da Europa em relação a Rússia, reconheceu ele.

***
Nas últimas 24 horas, 19 de junho, por 72 vezes os militantes violaram os termos de cessar fogo na zona ATO, utilizando obuses de 152 mm e sistemas reativos de salva de fogo "Grad".
Eles agiam em Donetsk e Luhansk.
Grupos de sabotagem e de reconhecimento de militantes entraram cinco vezes em luta  com militares ukrainianos, porém derrotados e com perdas, recuaram.
Eles abriram fogo contra diversas posições ukrainianas. Em Artemivsk também usaram obuses de 152 mm e morteiros de calibre 120 mm.
E, ainda, em Zaitsev, Kurdyumivka, Kirove, Mayorsk, Lenin, Mariinka, Pisky, Doslidne, Krasnohirka, próximo a Donetsk.

***
Rússia não ratificou a Carta Européia, então não reconhece a jurisdição do Tribunal de Arbitragem de Haia e através de procedimentos judiciais vai pôr à prova a ilegalidade da detenção de seus ativos no exterior, declarou o presidente Vladimir Putin à agência de notícias estrangeiras, transmite Ria-Novosti.

***
Yatseniuk, primeiro-ministro da Ukraina, ordenou a Naftogaz mudar imediatamente a liderança de "Ukrgazvydobuvannia 
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 18.06.2015
"De acordo com a análise da atividade econômica descobriu-se que as dívidas do grupo da empresa do deputado Igor Eremeev  para com esta empresa, alcançam 373 milhões de UAH (Ver artigo anterior neste blog -OK).
Como se observa, a liderança de Ukrgazvydobuvannia" não tomou medidas necessárias para devolução da dívida em termos definidos pela lei. 
Yatseniuk deu a Eremeev 72 horas para reembolsar as dívidas. Caso isto não aconteça será iniciado processo penal  contra dano intencional ao Estado, pelas empresas controladas por Eremeev.

***
"Eu recebi um apelo do Serviço Fiscal da Ukraina para tomar medidas devido o não pagamento de grandes somas  da renda, e outros impostos... Eu dei  dispositivos ao Derzhheonadra (Serviço de Estado de Geologia e Recursos Minerais da Ukraina) a tomar medidas sobre a suspensão de licenças e autorizações para uso do subsolo," - disse o chefe do Ministério do Meio Ambiente Igor Shevchenko.
Segundo o ministro "Ukrnafta" terá sete dias para pagar a dívida. "Se eles não pagarem, todas as licenças serão canceladas e, postas em leilão", - disse ele.
O diretor anterior de "Naftogaz" Andrew Pasichnyk disse que a dívida da "Ukrnafta", pela extração de hidrocarbonetos é de cerca de 5,5 bilhões de UAH.
Na "Ukrnafta" que também recusam-se a pagar, a dívida é de 1,8 bilhões de UAH, referente a três anos, vencida em 10.04.2015.
 O estado controla 50% mais uma ação, as estruturas de Kolomoiskyi - 42%. A empresa continua na gestão de Kolomoiskyi. (Kolomoiskyi - ex-governador de Dnipropetrovsk. Já houve problemas com ele. É um oligarca. Artigo anterior neste blog: Ihor Kolomoiskyi - Governador de Dnipropetrovsk).

***
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 20.06.2015
David Kameron: Se Europa ouvir os pedidos de Moscou e enfraquecer as sanções, isto dará um efeito econômico de curto prazo, mas o impacto negativo será em escala maior. Isto ele declarou na Conferência de Segurança  GLOBSEG, comunica de Bratislava o correspondente da "Verdade Européia".
O afrouxamento das sanções trará um alívio de curta duração mas, a longo prazo teremos consequências catastróficas. Pois assim nós mostraremos, que a revisão das fronteiras na Europa é possível, e isto (ações similares da revisão de fronteiras) acontecerá novamente", explicou ele.
"O único caminho que temos - é manter as sanções de Minsk até a implementação plena dos acordos. No caso de Rússia partir para um novo agravamento da situação - as sanções devem ser reforçadas", - declarou ele.

Anteriormente Cameron declarou que o mundo deve enfrentar Rússia, do mesmo modo que enfrenta os terroristas.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário