quinta-feira, 11 de junho de 2015

Explosão na "naftobase" em Vasylkivsk. Versões.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 10.06.2015


Em 08 de junho, no território da naftobase de Vasylkivsk em depósitos de reabastecimento de combustível BRSM - Nafta, as quais relacionam com o ex-ministro de Energia Edward Stavisky, ocorreu um incêndio.
Durante quase dois dias os bombeiros não conseguiram apagar as chamas. Segundo o responsável pelas Situações de Emergência Nikolay Chechetkin, iriam eliminar o fogo, completamente, até 10 de junho.
Mas, na parte da manhã houve mais uma explosão, o incêndio se intensificou.
Durante este tempo já morreram 4 pessoas, seu território esta, praticamente, todo queimado.

A maioria dos funcionários acredita, que o grande incêndio e explosões causaram graves violações no armazenamento de produtos petrolíferos. Mas, dentro da companhia isto negam. 
"Isto não podia ter acontecido por negligência, porque a "naftobase" trabalha, já por mais de 10 anos. Entre as possíveis  causas examinamos incêndio proposital", - declarou o diretor da rede de marketing estratégico Alexander Melnechuk.
A "Verdade Ukrainiana" tentou entender a situação e recolher todas as versões atualmente existentes.





O que é BRSM?
A rede de postos de gasolina AZS "BRSM - Nafta" no início dos anos 2.000 fundaram os empresários Andrey Biba e Alexander Polishchuk.
Até 2.010, isto é, até a presidência de Yanukovych, eram 20 postos de gasolina. Tudo mudou em 2.011, quando a proprietária de 50% das ações tornou-se Valentina Ushakov - sogra do ex-ministro da Energia e Indústria de Carvão Edward Stavisky. Os novos proprietários anunciaram novos horizontes para Companhia. 
Durante os três anos, enquanto Stavisky  era ministro, a rede de postos de gasolina cresceu a 130 unidades e, em várias vezes aumentou o volume de venda de produtos petrolíferos.
Mas, Stavisky negava que era, de fato, um dos acionistas.

A quem hoje pertence BRSM
Depois da fuga de Viktor Yanukovych, Edward Stavisky também precisou abandonar rapidamente o país, para evitar prisão e processo penal. Desde a primavera do ano passado ele vive em Israel e, devido a ameaça de processo criminal, e também sanções da União Européia, mudou seu sobrenome Stavisky para Rosenberg. 
As mudanças ocorreram, também, entre os proprietários da BRSM.
Desde abril de 2.014, os 50%, que anteriormente pertenciam à sogra do ex-ministro, agora controla a empresa Mellian Management Ltd.
Ela está registrada em Belize, e o registro de entidades jurídicas desse país não divulga os proprietários finais.
No entanto, o serviço de imprensa da BRSM afirma, que a empresa, atualmente controla o fundo de investimentos  holandês "Fundo FreezeOil do empresário Roel Pieper. 
Curiosamente, o fundo foi criado apenas no verão de 2014 (Já após a fuga de Yanukovych, da Ukraina - OK).
O nome mais conhecido do supostamente novo proprietário da rede AZS, holandês Roel Pieper dirigiu uma porção de empresas: AT & T Unix Systems Laboratories, UB Networks, Tandem Camputers, Connekt, e, em 2007 tornou-se figurante do célebre escândalo do projeto de montagem de aviões Eclipse 5000.  Pieper realizava este projeto junto com o empresário russo Daniel Bolotin, com o dinheiro do banco russo Sviaz - Bank ( O nome significa algo como: Banco de Ligação, Banco de Comunicação - OK), que forneceu um empréstimo de $ 150 milhões. No entanto, a empresa faliu, e o crédito não voltou.

Pieper nunca investiu no comércio de petróleo, e parece ser, simplesmente proprietário de empresa fictícia para protegê-la de sanções e eventuais conflitos de negócios.
Alguns participantes do mercado de produtos de petróleo, pediram para não citar seus nomes, afirmam que Edward
Stavisky continua no controle da companhia, e seu parceiro júnior no negócio tornou-se deputado e proprietário de companhias exploratórias de gás Oleksandr Onishchenko.

O último - tem boas relações com a equipe presidencial. Nas eleições parlamentares do ano passado Onishchenko  concorreu ao Parlamento por um dos distritos majoritários da região de Kyiv e, o bloco do presidente Poroshenko, conforme combinado, não apresentou contra ele um candidato forte.
Em entrevista a "Verdade Ukrainiana" Onishchenko, em troca de suas relações com a empresa não confirmou: "Interesses no negócio de apropriação indébita de óleo, eu não tenho", - disse ele.


Explosões ocasionais
Mudança de proprietário não salvou a empresa de Stavisky de contrariedades. Elas começaram ainda no final de abril do ano passado - num posto de gasolina, na região de Kyiv ocorreu uma explosão, que matou seis pessoas. Na ocasião a empresa emitiu um comunicado que a explosão foi planejada, com a finalidade de capturar o negócio.
Depois disso, nos postos da BRSM ocorreram revisões, ou devido a violações dos regulamentos de incêndio, ou de combustível de má qualidade vendido nos postos.

As explosões continuaram. Assim, em 28 de dezembro na AZS em Kyiv foi avariado o dispositivo caseiro fixado entre as juntas de placas de concreto, e em 10.01.2015 na estação de Brovary houve uma potente explosão. 
Mais dois engenhos explosivos, de fevereiro a março de 2.015 foram destruídos pela milícia.

"À empresa, por diversas vezes propuseram a venda de seus postos, mas a direção recusou, - extra-oficialmente comentam na BRSM. - Então essa explosão, provavelmente foi feita com a finalidade de reforçar a posição de negociação". 
Dois jogadores de produtos do mercado de petróleo, e um gerente da companhia, disseram, que pelos postos da BRSM, ainda desde o verão do ano passado interessou-se o empresário Sergei Tishchenko, proprietário das empresas "Factor".
Tishchenko - figurante do escândalo de produtos de petróleo. Foi a sua empresa que recebeu quase o total de produtos de petróleo da empresa Kurchenko, sem a realização de leilões e não a preços de mercado. 
(Prezados, a descrição de negociações obscuras continua. Cansei. Volto às conclusões sobre o incêndio - OK).


A versão básica, divulgada pelos órgãos oficiais - negligência dos proprietários do depósito. O presidente do DNS Mykola Chechotkin, em comentário a "Verdade Ukrainiana" disse que o incêndio, provavelmente, ocorreu devido a violação das regras de segurança durante os trabalhos técnicos. "Mas existem várias versões, inclusive a sabotagem. A principal versão será confirmada com a investigação" - acrescentou ele.

Turchenov, do Conselho de Segurança e Defesa da Ukraina, foi categórico. "Os depósitos petrolíferos construídos ilegalmente, no governo Yanukovych, quando o dinheiro resolvia tudo. Todos os envolvidos na criação desta situação perigosa: quem deu permissão ao uso do local, quem assinou  os documentos, sentar-se-ão no banco dos réus", assegurou.

Segundo o assessor do Ministério do Interior, Anton Gerashchenko, DNS, repetidamente emitia avisos a BRSM sobre a necessidade de trazer o seu depósito  em conformidade com as normas estatais, mas ações necessárias não eram realizadas. "Num país europeu, a pedido do serviço de bombeiros deveria ser aceita a decisão de fechamento do perigoso objeto. E, quaisquer subornos não ajudariam", - disse Gerashchenko.

Uma outra versão, que os funcionários contam aos jornalistas não oficialmente - violação nas regras de segurança no preparo de gasolina falsificada. As redes da BRSM sempre foram questionadas por este motivo -  os produtos de petróleo a empresa vende mais barato, que outros participantes do mercado.
Possivelmente, as respostas a todas as perguntas obteremos num futuro próximo, nos dará uma investigação objetiva.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário