terça-feira, 9 de junho de 2015

Na região de Kyiv gasolina em chamas
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.06.2015

O fogo começou na noite do dia 8. Originou-se no território do depósito, na região de Kyiv, aldeia Vasylkiv. Na madrugada do dia nove já cobria 7 dos 17 tanques de combustível. Mais tarde abrangeu todos. Havia na base 14 mil toneladas de produtos petrolíferos.


 Na cobertura do incêndio, na manhã do dia 9,  estão envolvidos 45 veículos, 218 pessoas e 2 trens de incêndio.
Segundo declaração da milícia, um dos motivos  pode ser técnico. A rede AZK "BRSM" - Nafta" considera improvável que a causa do grande incêndio em seu armazenamento de petróleo foi negligência. "Isto não pode ser causado por negligência, porque a base tem funcionado por mais de 10 anos e tem vasta experiência. Dentre as possíveis causas consideramos incêndio criminoso, pois há partes interessadas", - disse ao "Interfax - Ukraina" o diretor do Network Marketing Estratégico Alexandr Melnychuk.

O fogo começou a ser combatido na noite do dia 8. Às 12 horas do dia 9 soube-se de uma pessoa morta e 14 feridas.
Ao hospital de Vasylkiv levam as vítimas em estado muito grave, 4 pessoas com 90% de queimaduras. Os médicos pedem doação de sangue e medicamentos.

O presidente Poroshenko encarregou o secretário do NSCD (Conselho de Segurança e Defesa Nacional) Oleksandr Turchenov a providenciar todas as medidas necessárias para segurança de civis e militares, e em caso de necessidade evacuar as pessoas. Também informar as pessoas sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Às 11 horas do dia 9 o fogo aproxima-se das unidades militares. Começa a evacuação. Não há contato com três funcionários do Serviço de Emergências que apagam incêndio no depósito de combustível. 
Começou a transferência de cidadãos da zona de 2 quilômetros da fronteira do incêndio. 

Chegou ajuda de Zhytomyr, Cherkasy e Chernihov.
A principal preocupação é prevenir a propagação do fogo na direção da unidade militar, localizada a 50 metros a partir do limite do fogo. A preocupação é com recorrência de explosões. 
Segundo Turchenov o arsenal da unidade militar está sendo evacuado.

Turchenov: Aqueles que construíram depósitos de petróleo próximo a unidades militares deveriam ser presos.
Quanto à ilegalidade de localização de duas bases de petróleo na região de Vasylkiv, em estreita proximidade com a unidade militar foi aberto um processo penal.
"Estas instalações foram ilegalmente construídas no tempo de Yanukovych, quando o dinheiro resolvia qualquer questão", disse ele, acrescentando que neste caso já teve início a apreensão de documentos.

Quatro pessoas com queimaduras graves foram trazidas ao hospital municipal de Kyiv, que possui todos os recursos necessários.  Posteriormente todas as 12 pessoas que sofreram queimaduras foram trazidos para Kyiv.

O prefeito de Kyiv, Vitaly Klitschko levou remédios e materiais necessários ao hospital de Vasylkiv.

A reportagem das 18h24min relata sobre 3 bombeiros mortos e um civil. 12 pessoas estão hospitalizadas e 2 
desaparecidas.

Esperam apagar o fogo nas próximas 12 horas. A propagação do fogo pela floresta já foi debelada.

Estudos do ar, realizados em Kyiv, mostram que o teor de substancias  nocivas, formadas durante a combustão, excedem a concentração máxima permitida, disse em site o prefeito Vitaly Klitschko. Ele pede às pessoas, para não piorar ainda mais a situação: evitar a queima de resíduos, não cozinhar ao ar livre... E, também deu ordem para restringir o transporte de mercadorias, diariamente regar as ruas, calçadas e espaços verdes.
As pessoas que tem infecção crônica do trato respiratório superior, doença cardiovascular ou pulmonar, pele e reações alérgicas, devem limitar sua exposição ao ar livre.
A prefeitura realizará pesquisas de ar diariamente, se a situação piorar, as medidas de segurança serão mais rigorosas.

Resolução do Parlamento Europeu: Rússia - não é mais um parceiro estratégico.
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 09.06.2015

Rússia, em resultado de suas ações na Criméia e no leste da Ukraina já não pode ser considerado um parceiro estratégico da UE, diz o texto da resolução do Parlamento Europeu, que será votado em 10 de junho.

"No momento, Rússia, em consequência de suas ações na Criméia e leste da Ukraina, já não pode ser considerada "parceiro estratégico", - diz o documento.
"A parceria estratégica deve ser baseada na confiança mútua, confiança e respeito pelo direito internacional, que é baseado na democracia, soberania de Estado e liberdade de escolha da ordem constitucional interna e de orientação de política externa", - declara-se na resolução.
O documento também sublinha, que a retomada da cooperação entre Rússia e UE é possível, desde que, "Rússia respeite a integridade territorial e a soberania da Ukraina, incluindo a Criméia, implementação plena do Acordo de Minsk (que inclui o controle total da fronteira do lado do governo ukrainiano, retirada incondicional das tropas russas e armamentos e "a suspensão imediata de ajuda aos grupos rebeldes".
Além disso, os parlamentares europeus exigem da FR "parar com a desestabilização de ações na fronteira da UE, e expressam preocupação com o apoio russo e financiamento dos partidos radicais e extremistas em estados membros da UE.

"(Resolução) insta a Comissão Européia a desenvolver uma legislação, que proíbe o financiamento de partidos políticos na UE com objetos políticos ou econômicos fora da UE", - diz o documento. Também os parlamentares europeus apelam à Comissão Européia para "sem delongas destinar um financiamento suficiente para projetos concretos, direcionados a contrariar a propaganda russa e desinformação dentro da UE."

Tradução: O. Kowaltschuk


Nenhum comentário:

Postar um comentário