quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prótese com tridente (símbolo ukrainiano)
Vysokyi Zamok (Castelo Alto), 14.05.2015
Ivan Farion

Exatamente por causa deste símbolo os separatistas cortaram o braço ao patriota Vasyl Pelesh.

Vasyl Pelesh agora pode apertar a mão de seus benfeitores. Foto do arquivo familiar.
Participante da ATO Vasyl Pelesh, do Velho Sambir, do front voltou inválido, sem o braço  direito. Mas, graças a benfeitores da diáspora Vasyl agora tem uma "mão" artificial, que ele chama de "hibrida mecânica e elétrica".

Encontrando o rapaz na rua, você não diz, que no lugar do membro direito - prótese.

Os custos para o tratamento do combatente voluntário, ofertavam pessoas de toda Ukraina, especialmente os moradores das províncias do leste, onde Vasyl defendeu a independência da Ukraina. E ele foi à frente (anteriormente - ao Maidan) a partir das fileiras de estudante - estudava na Academia de Ciências Agrárias. Mo final de agosto, na batalha de Novosvitlivka (Luhansk) seu amigo-irmão foi gravemente ferido, e Vasyl com amigos levavam-no ao hospital.

Pelo caminho o carro foi atingido pelos disparos de um tanque separatista - sobreviveu somente Vasyl. Ferido, ele tentava chegar às posições dos seus, mas entrou no covil do inimigo. Os bandidos escarneciam do soldado ukrainiano, especialmente irritou-os a tatuagem patriótica no corpo do rapaz, que ele fez no Maidan. Um dos separatistas correu para o tanque, pegou um machado e, com todas as forças golpeou-o no ombro, onde estava a tatuagem "tridente". Depois jogaram o rapaz ensanguentado no tanque e levaram consigo. Vasyl ficou no cativeiro por um mês, depois foi trocado por um parente do líder dos separatistas...

Esta história comoveu os ukrainianos. Eles resolveram ajudar o corajoso rapaz, recolhiam fundos para prótese (embora hackers desconhecidos tentassem roubar as doações da conta bancária).
Alguns médicos ukrainianos não acreditavam ser possível fixar a prótese ao coto. Um deles disse: "Você não terá sucesso com a prótese. Será suficiente colocar um gancho, para segurar os pacotes..."

Deu certo! Junto com outros quatro soldados Vasyl tornou-se membro do projeto internacional de caridade "Apoio a próteses na Ukraina", que era financiado pelo "Maidan Canadá", "Seção do Congresso de Ukrainianos Canadenses em Toronto", "Fundação canadense-ukrainiana",                        "Fundo Mundial de Reabilitação". Médicos do Canadá e EUA vieram a Ukraina e na oficina ortopédico-protética em Kyiv, durante duas semanas davam assistência aos mutilados.

Especialmente alegrou-se com a "mão" multifuncional  Vasyl Pelesh. O membro artificial é bem conveniente, com ele Vasyl estuda fazer os primeiros movimentos, mexe os "dedos", segura objetos leves. 

O ex-soldado ficou muito feliz com a tatuagem do tridente na prótese, ela é quase igual à que havia no braço a nove meses atrás. A agradável surpresa lhe fizeram habilidosos desconhecidos.
Para nossa pergunta como percebeu tal projeto, Vasyl respondeu:

- Isto é muito legal!


Outono 2014. Vasyl Pelesh com seu amigo-irmão de guerra Nazar Danyliv.

***

Prezados leitores, o próximo vídeo relata a Grande Fome provocada pelo regime Stalinista nos anos 1932-33 na Ukraina. É história passada mas, devido o crime ter sido praticado em tão grande escala, ele deve ser conhecido por todos os povos, para que jamais possa repetir-se em nenhum local do mundo.
O próximo vídeo relata o acontecimento na integra. Seu áudio foi retirado a pedido de um dos detentores dos direitos autorais, porém (e não era em português), as legendas são explicativas.
Os demais vídeos são sobre o mesmo assunto, em partes (O áudio parece estar funcionando).


***







Tradução e postagem: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário