sábado, 9 de maio de 2015

Hoje, 8 de maio - Guerra no Donbas em números
Tyzhden. ua (Semana ukrainiana),  08.05.2015

Durante o dia os terroristas atiraram 28 vezes sobre as forças ATO. E, durante as últimas 24 horas, os terroristas, de morteiros de grande calibre, granadas e metralhadoras, dispararam contra Pisky, Mariinka, Opetne.
Em Novgorod, usaram mísseis anti-tanque  e morteiros de 120 mm. Na região de Lenin, além de morteiros, utilizaram as armas dos tanques. Em Luhansk, na região Sokolniki, usaram artilharia de 152 mm. Com granadas portáteis, automáticas, dispararam em Shchastia.
Na direção de Mariupol, sobre as posições das Forças Armadas da Ukraina um tanque levava fogo.
Também dispararam sobre pontos residenciais de Artemovo e Opetne, com artilharia de grande calibre, e com sistemas múltiplos de lançamento Kalenove. Sobre Trohizbenka e Monte Alegre avistaram drones.
Lembramos: desde 15 de fevereiro, de acordo com decisão de Minsk, de 12 de fevereiro, no Donbas foi anunciada trégua e cessar fogo.

Guerra no Donbas em números: milhares de vítimas, milhão de deslocados e bilhões de perdas.
Tyzhden. ua (Semana Ukrainiana), 20.04.2015

De acordo com as estimativas do governo, a restauração dos territórios de Donbas custará 1,5 bilhões de dólares, além das despesas necessárias para manutenção das pessoas deslocadas e assistência às vítimas feridas e parentes dos mortos na guerra. Mortos, feridos e desaparecidos.

Segundo a ONU, desde meados de abril de 2.014 a 27 de março de 2.015, no Donbas mataram 6.083 pessoas, e 15.397 foram feridas.
No entanto, na ONU admitem, que o número real de mortos e feridos pode exceder estes dados. Em seus relatórios, a organização usa apenas os dados abertos, anunciados pelas autoridades da Ukraina e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A informação sobre o número de mortos, entre as forças ukrainianas, na zona ATO muda rapidamente. As mudanças rápidas, muitas vezes explicam com o processo de identificação dos corpos dos mortos. Muitos soldados mortos aparecem nas listas de desaparecidos - no dia 2 de março, em resposta a Tyzhden. ua disseram que nas fileiras das Forças Armadas e da Guarda Nacional constam desta lista 376 pessoas (324 - Forças Armadas , 52 - Guarda Nacional).

De acordo com a informação do primeiro-ministro Arseniy Yatseniuk, durante as ações do novo Acordo de Minsk (15 de fevereiro a 2 de abril, morreram 75 soldados ukrainianos, e aproximadamente 400 foram feridos.
Informações oficiais sobre o número de militantes mortos não há. De acordo com informações não oficiais, citando as forças de segurança ukrainianas, as perdas do inimigo são várias vezes maiores que ukrainianas.
Além disso, de acordo com a informação do SBU (Serviço de Segurança da Ukraina), no início de abril, desde o início da guerra, no cativeiro de Donbas estiveram mais de 2.500 pessoas, aproximadamente 400 ainda permanecem.

Migrantes

De acordo com a ONU, em 17 de abril, na Ukraina contavam-se 1.198.000 migrantes de Donbas. Destes - 154.635 crianças. Em circunstâncias infelizes morreram 65 crianças e 174 foram feridas.

Segundo a organização, a guerra, de alguma maneira, afetou 5 milhões de pessoas.
E, de acordo com a ONU, até 27 de março emigraram 763.632 pessoas de Donbas.  Para Rússia - 625.470 e para Bielorrússia 80.909.

De acordo com órgãos oficiais da Rússia, o número de refugiados de Donbas para Rússia reduz-se. Em fevereiro, o Serviço de Migração Federal da Rússia comunicou sobre 440 mil, que pediram asilo temporário. Em 15 de abril já caiu para 330 mil. Juntamente com estes dados, o Serviço de Migração comunicou que, por dia 1 - 2 mil ukrainianos recebem asilo temporário na Rússia. (Lembro ter lido num jornal ukrainiano que há migrantes que voltam para Ukraina porque não encontram na Rússia as situações esperadas, como emprego, moradia. - OK).

Estatística publicada pela coordenação interdepartamental para pessoas deslocadas, junto ao governo, fornece uma informação um pouco diferente da ONU.
Em 17 de abril foram registrados na Ukraina 829.188 migrantes internos: de Donetsk e Luhansk - 808.690 pessoas, da República Autônoma da Crimeia e Sevastopol - 20.498 pessoas.
O centro também publicou informações sobre as regiões. Na área não ocupada de Luhansk há 162 mil migrantes.  Em Kharkiv - 161 mil. Na área livre de Donetsk, - 106 mil, Em Dnipropetrovsk - 83 mil, Zaporizhia - 61 mil, na cidade de Kyiv - 39 mil.
O menor número de refugiados em Ternopil e Chernihov - 2,5 mil em cada e 3,5 mil em Ivano-Frankivsk, Rivne, Zakarpattya e Volyn.

A administração civil-militar, dois dias antes avisou, que aproximadamente um milhão de pessoas, por quaisquer razões, não podem deixar o território da chamada "DNR".

De acordo com a Coordenação Pessoal Inter-Agências, para migrantes disponibilizaram 892 unidades habitacionais, que conseguem fornecer moradias a apenas 15 mil pessoas. (Pelas reportagens dos jornais, as pessoas são acomodadas em prédios públicos que já não eram usados, e que são renovados por órgãos internacionais ou pelos próprios moradores das localidades em que se situam. As necessidades dos migrantes, no início, eram providenciadas quase que, exclusivamente, pelos voluntários, organizações cidadãs e governos locais. Os voluntários constituem um verdadeiro exército e são formados por pessoas que puderam desistir do próprio emprego e por pessoas que fazem serviço voluntário além de estarem empregadas, por aposentados, outros. Com o tempo, os migrantes conseguiram transferir suas aposentadorias (para isto precisaram possuir documentos que, às vezes se perderam, declarações, etc.). As mães de crianças recém-nascidas, segundo a lei, recebem uma boa ajuda do governo, realmente substancial, e por um bom período. Alguns conseguem emprego. Uma boa parte consegue alugar uma casinha ou apartamento e sobrevive graças às próprias forças. Não aparecem nos jornais histórias de pessoas abandonadas, mas o que realmente impressiona é o trabalho dos voluntários, e eles atendem os hospitais, o exército, todas as residências coletivas de migrantes. Enfim procuram resolver todas as necessidades, para o que contam com ajuda da população.  Os gravemente feridos, muitas vezes recebem tratamento hospitalar em outros países 
europeus. Para suprir a necessidades de próteses é frequente o pedido de doações. As pessoas que possuem melhores condições econômicas estão prontas a ajudar quando veem que sua ajuda é aproveitada para os que realmente precisam. E até os de poucos recursos ajudam quando confiam. A parte da população que resistiu a contaminação comunista é maravilhosa! - OK).

Segundo informações do Serviço de Emergências do Estado da Ukraina, no último mês, o número médio de migrantes registrados foi 1.216 pessoas por dia.

Apesar da proibição de benefícios sociais nos territórios ocupados, em 19 de abril, Ukraina transferiu 14 bilhões de UAH aos pensionistas que fizeram registro nos territórios de Donbas controlados pela Ukraina.

De acordo com a Coordenação Inter-agências o Estado auxilia financeiramente a 300 mil famílias de migrantes.

De acordo com o Ministério de Politica Social, de 7 de abril, a ajuda é de 884 UAH - para deficientes e 442 UAH - para sãos. O montante total de ajuda, por família, não pode exceder 2.400 UAH. 
Na média, a ajuda é dada a 9 de 10 famílias que a solicitam.

De acordo com o governo ukrainiano, os danos da guerra no território libertado de Donbas , chegam a 1,5 bilhões de dólares.

Também informaram que a dívida dos não controlados territórios pelo governo ukrainiano, pelo gás é de 7,5 bilhões de UAH e pela eletricidade - 3,5 bilhões UAH (Rússia é o agressor, provocou a guerra e cobra o gás e a eletricidade??? - OK).

A diretoria ferroviária de Donetsk, a pedido de Tyzhden. ua informou, que em 2014 sofreu perdas no valor de 1.126.100.000 UAH devido ao cancelamento do tráfego de passageiros e comercial.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário