terça-feira, 5 de maio de 2015

Maio na Ukraina
Ukrainska Pravda Zhyttia (Verdade Ukrainiana Vida)
Anna Savitska


Maio é um pequeno ensaio antes do verão. Pode-se aproveitá-lo de diversas maneiras. Alguns promovem passeios para apreciar a natureza; outros passeiam pela cidade observando monumentos arquitetônicos. Mas, acima de tudo, primavera - é tempo para florescer.

Já começou a floração das cerejeiras japonesas e magnólias. Em Uzhhorod encontra-se a mais longa, na Europa, Aleia de Sakura. Também florescem as magnólias brancas, rosas e roxas, marmeleiro japonês e macieiras.

Sakuras de Uzhhorod. Foto: prokarpaty.info.
Na mesma região, perto de Khusta, encontra-se o Vale de Narcisos. É o maior vale do mundo que cobre-se, naturalmente, com um tipo raro de narcisos, o que consta do Livro Vermelho.

No sul da Ukraina impressionam os olhos as flores de campo. Na direção de Kherson, reserva "Nova Askhania" - melhor floração entre 10 e 15 de maio.

Parque Nacional " Nova Askhania", na direção de Kherson. Foto: Partner-tur.com.ua
Na parte central da Ukraina encontramos a Holanda Ukrainiana - no parque de Kirovograd florescem mais de 500 mil tulipas.

Dendroparque de Kirovograd. Foto restamp. com. ua
Na aldeia de Gogol - Dranka, Poltava, veremos o "Bosque Lilás.

Apreciar "Tempo Hanani" (tradição nacional japonesa de admiração das flores) pode-se também em Kyiv, Aleia Sakura no parque Kioto.
No Jardim Botânico já começou a floração de magnólias.

Magnólias do Jardim Botânico da Universidade Nacional de Kyiv, Taras Shevchenko. Foto: unn.com.ua
O esplendor do lilás pode ser admirado no Jardim Botânico Nacional Gryshko, onde há 21 espécies de lilases das 28 existentes, e cerca de 90 categorias.

De 25 de abril a 10 de maio, no território Pechersk, em Kyiv, haverá exposição de tulipas. Foram plantados 300.000 diferentes bulbos.

Fonte Roshen em Vinnytsia.Foto: myvin.com.ua
Quem não conseguir apreciar o colorido das flores - poderá visitar a terceira temporada da maior fonte de luz e música do mundo, "Roshen" em Vinnytsia.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário