domingo, 11 de janeiro de 2015

Putin enlameou-se com a história de Nadia Savchenko
Rádio Svoboda (Radio Liberdade), 10.01.2015
 Entrevista com Vera Savchenko, irmã da piloto militar ukrainiana Nadia Savchenko; Alex Ryabchyn, deputado; Mark Feigin, advogado da prisioneira ukrainiana.

Radio Svoboda: Dentro de quatro dias completar-se-á um mês de quando a piloto ukrainiana Nadia Savchenko, detida na prisão russa em Moscou, iniciou greve de fome por causa de não recebimento de cuidados médicos. E, dentro de 10 dias passarão sete meses desde que Nadia foi capturada em Luhansk-Ukraina por militantes russos. Rússia não se apressa libertá-la. Senhora Vera, qual a última informação? Como está a saúde de Nadia? Há alguma notícia?

- Sim, nós nos correspondemos com bilhetes através dos advogados. Ela está razoavelmente bem. Agora ela recebe glicose e vitamina C. Permitiram que os médicos a visitassem, depois do protesto devido a inflamação do ouvido. Deram-lhe os medicamentos indicados pelo médico ukrainiano. Como seu organismo está exaurido, agora lhe dão glicose e chá quente. Ela está numa câmera individual.

- Alex Ryabchyn: Eu somente consegui vê-la por 10 segundos, quando a conduziam quatro robustos rapazes, com um cão, ao Tribunal Basman para uma sessão. Ela apenas disse: "Glória à Ukraina!" E ouvimos a multidão responder: "Glória aos Heróis!". Ela sorriu e foi ao tribunal. Ela se mantém firme. Esta mulher é inquebrável.
Na última vez que estive no tribunal, foi no tribunal central de Moscou. Apenas pude vê-la no monitor e apenas consegui acenar-lhe uma vez. Esta foi vídeo-conferência.
Ela transmite sinais de heroísmo. Eu não sei, se eu, um homem, teria tanta força. Você olha em seus olhos e vê inviolabilidade. Esta mulher é inquebrável!

- Vera Savchenko: Não, ela não parou com a greve de fome. Este é seu protesto - única forma disponível de protestar. Não é suicídio e não é pressão para piedade. É protesto. Porque devem liberá-la, ela não tem nenhuma culpa. O lado ukrainiano já providenciou todas as provas possíveis.
Infelizmente, o SBU (Serviço de Segurança da Ukraina) não proclama o que exatamente repassou, porque isto, legalmente, não é de todo possível, mas seria bom se Ukraina soubesse, o que foi passado às fontes oficiais, para que não houvesse dúvidas na comunidade. Por isso Nadia protesta contra sua detenção (Nadia foi capturada pelos russos, no campo de batalha, na Ukraina, quando recolhia combatentes feridos para levá-los a hospital - OK) e exige sua liberação até 26 de janeiro, quando haverá sessão da Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu (PACE).

- Alex Ryabchyn: Tendo sido eleita ao Parlamento ukrainiano (Ela foi lançada candidata, já aprisionada, por Yulia Tymoshenko - dirigente do Partido Pátria). Acredito que isto ajudará em sua libertação. E, graças a todos os ramos do governo, inclusive nosso presidente que menciona esta situação em todas suas aparições internacionais, e graças ao Parlamento ukrainiano. Até a oposição votou para que Nadia seja libertada, e o Parlamento apelou à Duma russa para que ela seja incluída à delegação da PACE. Nesta questão toda Ukraina tem a mesma posição. Fazemos tudo o que podemos. Eu acredito que isto depende de uma só pessoa: Vladimir Putin. Sim, todos entendemos que é uma questão política. A comunidade internacional, e nós fazemos tudo o que é possível para continuar a pressão sobre autoridades russas, para que Nadia seja libertada.

- Mark Feigin: Eu e meus colegas (mais dois advogados) conseguimos nos comunicar pouco antes do Ano Novo. Ontem, Savchenko recebeu os membros da Comissão de Fiscalização. A situação está mais ou menos satisfatória. O médico otorrinolaringologista visitou-a somente depois dos protestos. Quanto a greve de fome, o médico examina-a todos os dias. Ela, apenas bebe água quente. Nada mais. Ela não sofreu nenhuma pressão física, nenhuma tortura. Ela não se submeteu a nenhuma pressão direta, psicológica. Instaram para que assinasse sua culpa. Durante a "esperteza psiquiátrica" houve diversas violações, o tratamento era muito cruel, mão permitiam dormir. O tratamento melhorou depois de nossos protestos. A esperteza reconheceu-a saudável, ela poderá ser condenada.

Agora ela está numa câmera individual, com um minúsculo banheiro e cama. Tem direito a passeio de uma hora, e pode ler jornais russos. Sua próxima audiência deverá acontecer no início de fevereiro. No dia 13 de fevereiro termina o prazo de sua detenção. Sua questão está associada com a morte de dois jornalistas russos, na região de Luhansk. E há outros episódios. E outros suspeitos, sendo Nadia Savchenko  - uma deles.

- Alex Ryabchyn: Na verdade, isto não é um processo, não é justiça, isto são acordos. Se alguns acordos forem cumpridos, eu penso que Savchenko será liberada. Mas, se  ela não for liberada até a sessão da PACE (Assembléia Parlamentar do Conselho Europeu), então haverá uma situação sem precedentes, quando um membro da PACE aprisiona um cidadão de outro membro da PACE.

Quando eu tenho encontros com embaixadores ou delegados de outros países, eu lembro a eles este incidente. Porque nós podemos fazer pressão sobre Putin através da comunidade internacional.

- Vera Savchenko: Mamãe se mantém, ela é uma pessoa muito forte. Mas seu coração começou fraquejar. Está usando medicamentos. Ela, amigos e colegas da política e militares pedem que cesse o protesto através da fome, esta é sua obrigação. Mas Nadia tem, na prisão, somente este meio de protesto - e esta também é sua obrigação. 

Cartaz do Ministério das Forças Armadas quanto ao auxílio a Nadia Savchenko.
Dia 5 de janeiro foi lançada na rede a campanha internacional, internet-ação, da aprisionada na Rússia piloto ukrainiana Nadia Savchenko. Os ativistas criam e disseminam nas redes Twitter e Facebook fotos e materiais informativos sobre Nadia Savchenko em diversos idiomas, e distribuem com Hashtag#Savchenko. Os advogados apoiam.

Ao Twitter ativamente incluem-se Embaixadas da Ukraina em diferentes países, especialmente no Reino Unido, Macedônia, Japão, Armênia, Kuwait, Vaticano.

Ukrainianos da Itália rezaram pelos mortos e feridos durante ATO, e pela libertação de Nadia Savchenko.
Paulo Klimkin, Ministro do Exterior, fala sobre outros inocentes aprisionados. O caso mais notável é do diretor de teatro Oleg Sentsov, aprisionado ainda na Criméia.
Embaixada USA na Ukraina - Cônsul Geoffrey Pyatt.

Piloto militar Nadia Savchenko.
Família de Nadia Savchenko queria estar com ele no Natal. Continua esperando.

Tradução, resumo: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário