terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Notícias da Ukraina - 18 e 19 de janeiro de 2015
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana)

A agressão de Putin retirou 20% da economia.
A perda econômica total, da Ukraina, devido a agressão da Rússia, e que levou a uma perda temporária da Criméia e algumas áreas de Donbass é, aproximadamente, de 20%, declarou o ministro das finanças da Ukraina Natália Jaresko.
Ukraina também continua fornecer em cerca de 1 (um) bilhão de UAH por temporada, gratuitamente, a eletricidade, gás e calor aos temporariamente ocupados territórios do leste.

***
Blogger russo: perdas da FR no Donbass - mais de 10 mil pessoas.
Até 17 de janeiro as perdas da FR no Donbass estimam-se em 5.533 mortos e 2.514 feridos, além de 2.823 pessoas consideradas desaparecidas. Estes são os dados do blogueiro russo Oleg Yarchuk.
Segundo ele, em 16 - 18/01,  os exércitos perderam dezenas de soldados, principalmente no aeroporto de Donetsk e próximo a Luhansk, Dokuchaevsk, Trohizbenky, Mariupol.
Yarchuk também indica as tropas que sofreram perdas e os locais de sua implantação - Kostroma, Maikop, Naro-Fominsk,  brigadas das principais inteligências do Estado Maior da FR e da divisão das Tropas Aerotransportadas da FR.
Em muitos casos as perdas desses militares especificados indica-se com exatidão, ou depois da batalha como,"composição pessoal não descobriu-se". Também avisam sobre abandono.  
(Frequentemente leio notícias de vitórias ukrainianas sobre militares russos. Os militares russos possuem melhores armas mas, muitos deles não tem motivação, eles lutam porque são obrigados, daí surgem os desertores, e ou, vitórias ukrainianas. Os militares ukrainianos conseguem muitas vitórias, apesar de que são em menor quantidade, e não possuem tantas armas, ou elas apresentam desempenho inferior. - OK).

***
Conselho de Segurança Nacional.
Dois batalhões táticos das Forças Armadas da Federação Russa cruzaram a fronteira da Rússia - Ukraina.
Mais tarde, o primeiro-ministro Arseni Yatseniuk, confirmou a entrada das forças russas, com equipamento, no território da Ukraina. A técnica introduzida somente pode pertencer à Rússia : tanques;"hausbitze" (nome em alemão) - espécie de canhão para arremessar pedras; "grad" - sistema soviético de lançamentos múltiplos de foguetes; "smerch" - lançador múltiplo, calibre 300, "buk" - complexo de foguetes anti-aéreos. (Peço compreensão por, frequentemente, não apresentar traduções correspondentes, nem sempre as encontro na Internet ou nos dicionários ukrainianos, e não tenho conhecimento em armas - OK).
Yatseniuk disse que estas armas não se encontram no mercado. São de propriedade do Ministério da Defesa da FR, portanto seus portadores são militares russos.

***
Os militantes da "FSC" não permitiram aos especialistas da OSCE entrar no território conquistado.
No dia 18 de janeiro, 5 carros com 11 especialistas da OSCE vinham de Debaltsevo para o lado de Artemivks e Perevalsk, território controlado pela "FSC" (parte subjugada de Luhansk pelos terroristas). Pessoas armadas e de uniforme mandaram que o comboio retornasse e dispararam para o ar. Quando os observadores se afastavam ouviram mais tiros.

***
"DNR" pediu reconhecimento à Aliança Bolivariana.
A auto-proclamada "República Popular de Donetsk" pede reconhecimento da ALBA (Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América). Isto foi declarado pelo "ministro das relações exteriores da "DNR".
Segundo o pensamento dos autores, os países da América Latina sofreram agressão dos Estados Unidos, e devem apoiar "DNR", "que conduz uma guerra brutal com o regime criminoso de Kyiv, que veio em resultado do golpe anti-constitucional, às costas do qual não é difícil ver marionetes ocidentais.
No apelo indica-se, que a "república" está pronta para oferecer aos governos membros da Aliança Bolivariana o estabelecimento de laços bilaterais complexos e valiosas relações bilaterais que resultarão em amizade e cooperação mutuamente benéfica.
À composição da Alba entram nove países: Bolívia, Venezuela, Cuba, Equador, Nicarágua, Dominica
Antígua e Barbuda, são Vicente e Granadinas e Santa Lúcia.
Anteriormente "DNR" declarou que pretendia reconhecer a Ossétia do Sul.

***
Pavel Gubarev, que anteriormente se dizia "governador do povo de Donbass", foi sequestrado. O que aconteceu com ele não se sabe. Ele é um dos separatistas. Em 13 de outubro seu carro foi baleado e ele bateu num poste. Saiu do hospital em novembro e voltou para Donetsk. Pelo jeito os separatistas não se entendem, este não é o primeiro que desaparece. 

***
Em Kharkiv, próximo ao edifício do Tribunal houve uma explosão. Ela ocorreu nesta segunda-feira, após o término da sessão. Na sessão considerava-se o processo penal de um ativista que foi preso no dia da eleição do presidente, com um rifle Kalachnikov e granadas.
Treze pessoas foram feridas, seis precisaram ser hospitalizadas.
 
Também em Kharkiv encontraram o corpo de um advogado, com ferimento a bala. O advogado não tinha nenhuma relação com a questão que se realizava no tribunal.

Na região de Kharkiv, no dia 17, ocorreu incêndio, numa cisterna com gasolina, na estação ferroviária.


Foram detectados sinais de tiro na cisterna. Felizmente conseguiram extinguir o fogo. Não houve vítimas, o transporte férreo continuou normalmente. Para eliminar o fogo participaram 5 seções, 48 funcionários e 2 trens de incêndio. Ao todo, havia no local 40 cisternas com gasolina.

No aeroporto de Donetsk desabou parte do teto. Muitos feridos.
Vyssokyi Zamok (Castelo Alto), 19.01.2015
Ivan Farion



Desabou parte do teto do segundo andar, onde estavam os soldados ukrainianos. Há muitos feridos
Aos separatistas o domínio do aeroporto é um ponto estratégico (militar, político, psicológico). Ainda no sábado o líder separatista de Donetsk, Zakharchenko, anunciava a necessidade de 30 minutos para completa "limpeza" dos ukrainianos. Em apoio, os canais russos mostravam imagens do Aeroporto como já conquistado. Propaganda falsa para desorientar o espectador. Na verdade, as imagens foram feitas do Trade Center "Metro", que os próprios militantes haviam saqueado.

No domingo cedinho a artilharia ukrainiana "trabalhou" bem. Isto porque os militantes não concordavam com cessar fogo para retirada dos  mortos e 30 feridos.

As perdas dos assaltantes, segundo a chefe da ONG "Carga 200" a russa Elena Vasileva, em 3 dias de intensos combates, os russos perderam 382 soldados (forças especiais selecionadas, fuzileiros navais). Feridos acima de meio milhar. Os necrotérios e hospitais de Donetsk estão superlotados. Segundo Vasilyeva, os cadáveres congelados, a equipe do funeral empacotava em celofane, envolvia com fita adesiva e carregava no Kamaz, aquele mesmo do "comboio humanitário". E, os fragmentos de corpos juntava num saco comum e despejava nas minas. Depois derramavam combustível e queimavam, ou entregavam para processamento no crematório móvel...

As falhas no Aeroporto de Donetsk causaram reação nervosa no Kremlin. Segei Lavrov disse que Ukraina viola o Acordo de Minsk (acordo que Rússia nunca respeitou - OK), que o Aeroporto e o próprio Donetsk deve pertencer aos combatentes. Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, não há nenhuma palavra sobre isto no Acordo de Minsk, o Aeroporto já era controlado pela Ukraina na data do Acordo, e mais, os militantes deviam  retirar  as armas pesadas a 15 km da linha de fronteira. Mais 15 km do lado ukrainiano e seria criada a zona tampão. Mas isto não estava nos planos dos terroristas. A conquista do aeroporto significaria a criação de cabeça-de-ponte para ataque.

Os separatistas continuam a alimentar a população de Donbass com estórias. Disseram que aviões ukrainianos estariam jogando bombas de 500 quilogramas. E anunciavam a presença de sua aviação de combate. Na verdade, isso pode significar o uso de aviões russos no território ukrainiano. Kyiv já está prevenido.

A mesquinhez e a crueldade dos líderes das "repúblicas populares" testemunha seu comportamento cínico. Com o administrador regional de Luhansk Gennady Moskal, os terroristas concordaram cessar fogo nos dois dias santificados (Dia de Reis - bênção das águas). Mas, bem cedo lançaram uma poderosa artilharia em Debaltsevo. Destruíram casas e prédios administrativos. Mataram 3 pessoas e feriram dezenas. (E, quando é que os ukrainianos deixarão de ser ingênuos?- OK)



Por que os terroristas querem tanto capturar o aeroporto? Porque ele já se tornou um símbolo e tem grande importância estratégica e militar. Na verdade é o começo de Donetsk. Esta é a linha, ao longo da qual irão desviar as tropas. Então, nós estamos interessados em preservá-lo para nós. Também a aldeia Piskiv.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário